X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Diversão em praias e lagoa no Sul do Espírito Santo

Itapemirim é um dos 14 municípios do Estado banhados pelo mar e se destaca entre os destino dos turistas no verão capixaba


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Diversão em praias e lagoa no Sul do Espírito Santo
Em Itapemirim, moradores e turistas curtem um verão animado. Passeio de banana boat é uma opção de lazer |  Foto: Reprodução/Kamila Rangel

O Espírito Santo possui 410 quilômetros de praias. Dos 78 municípios capixabas, 14 são banhados pelo mar. Itapemirim, no Sul, é um deles e atrai turistas em busca de lazer e diversão no litoral.

Distante cerca de 120 quilômetros de Vitória, a cidade possui aproximadamente 40 mil habitantes, mas, no verão, a quantidade de pessoas circulando em território itapemirinense aumenta consideravelmente, justamente pela combinação que se faz entre a estação mais quente do ano e os atrativos do município litorâneo.

Quando se fala em turistar em Itapemirim, o roteiro inclui saborear uma gastronomia de primeira, com destaque para os pratos com frutos do mar; hospedar-se em pousadas e campings no melhor estilo “pé na areia” e curtir os atrativos naturais da cidade, que tem praias e lagoa.

As praias de Itaoca, Itaipava e da Gamboa são paradas obrigatórias. As duas primeiras são, praticamente, uma continuidade uma da outra, ao longo da via que margeia a orla. Ambas são muito badaladas e estão em uma região com diversos empreendimentos, como bares e restaurantes.

Empreendedores locais também contribuem para ampliar os atrativos da região. Quem frequenta a Praia de Itaoca, por exemplo, tem a atenção capturada pelas lanchas rosas que puxam crianças e adultos a bordo de uma banana boat. O passeio dura de 15 a 20 minutos e inclui paradas para quem quiser pular no mar. Custa R$ 40 por pessoa. A idade mínima para fazê-lo é 7 anos.

Uma opção mais radical é o disco, também puxado por uma lancha, a uma velocidade mais elevada. A idade mínima para curtir o atrativo é 10 anos. Dura de 10 a 15 minutos e custa R$ 45 por pessoa. Os dois passeios podem ser contratados com a Lancha Rosa Banana e Disco, no telefone (28) 99965-8296.

Outro atrativo refrescante no verão de Itapemirim é a Lagoa do Guanandy, também chamada pelos nativos de Lagoa do Gomes, por causa da localidade em que está situada. Ela faz parte do Corredor Ecológico do Guanandy, área de proteção e conservação ambientais.

Turismo religioso

A Igreja Nossa Senhora do Amparo, que fica de frente para a Praça Domingos José Martins, no Centro, faz parte do roteiro turístico histórico e religioso de Itapemirim.

O templo terminou de ser construído em 1855 e, anos depois, como conta a história, recebeu a visita do imperador Dom Pedro II, que viajava pela província do Espírito Santo.

Imagem ilustrativa da imagem Diversão em praias e lagoa no Sul do Espírito Santo
|  Foto: Reprodução/Kamila Rangel

Em 2011, a igreja foi tombada como Bem Imóvel de Valor Histórico e Cultural do Estado.

Sucesso com queijo no palito

Quem já foi à praia de Itaoca provavelmente conhece o simpático “casal do queijo no palito”. Há 25 anos, Dário Soares de Souza e a esposa, Marinete, mais conhecida como Marina, vendem a delícia nas areias de Itapemirim. Por dia, no verão, eles fazem centenas de espetinhos, e a clientela vê a mágica acontecer na hora.

Imagem ilustrativa da imagem Diversão em praias e lagoa no Sul do Espírito Santo
Petisco à beira mar chama atenção de turistas |  Foto: Reprodução/Kamila Rangel

Marina passa os palitos com queijo, linguiça ou presunto, a gosto do cliente, em uma massa para empanar. Em seguida, Jairo cuida da fritura. Num piscar de olhos, está na mão um espetinho com deliciosas bolinhas recheadas. Vale muito a pena experimentar.

Cartão-postal do ES

Quem visita Itapemirim pode avistar um dos cartões-postais do Espírito Santo, o Monumento Natural O Frade e a Freira. Presente territorialmente nos municípios de Itapemirim, Cachoeiro de Itapemirim e Vargem Alta, é um ícone do Sul do Estado.

À margem da BR-101, aguça o imaginário popular. Conta a lenda que um frade e uma freira se apaixonaram, mas, por se tratar de um amor impossível, foram transformados por Deus em montanhas, com tamanho proporcional ao sentimento que tinham e para se admirarem eternamente.

Primeira vez em Itapemirim 

Os mais de 100 quilômetros que distanciam Vitória e Itapemirim não impedem a população da capital capixaba de turistar nas praias do município do Sul do Espírito Santo. E tem gente que faz até passeio bate e volta, indo e voltando no mesmo dia. A atendente Tainara Silva, moradora do bairro Consolação, aproveitou um domingo de folga e foi curtir com a família a praia de Itaipava. “Não conhecia e gostei muito”, comentou.

Imagem ilustrativa da imagem Diversão em praias e lagoa no Sul do Espírito Santo
Família aproveita para conhecer a praia em passeio bate e volta |  Foto: Reprodução/Kamila Rangel

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: