X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Disputa por cursos técnicos já é maior que por ensino superior

Ensino público e de qualidade e a possibilidade de expandir a atuação profissional explicam a alta procura


Imagem ilustrativa da imagem Disputa por cursos técnicos já é maior que por ensino superior
Campus IF em Venda Nova do Imigrante, no Espírito Santo |  Foto: Divulgação

Matricular os filhos no ensino público, gratuito e de referência nacional é o sonho de milhares de famílias. Tanto que, no Estado, a disputa por alguns cursos técnicos integrados ao ensino médio já é maior do que a concorrência em faculdades.

No último processo seletivo do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), o curso técnico em Informática para Internet, no Campus Serra, teve 24,11 candidatos por vaga.

A concorrência foi maior do que nos cursos superiores em Nutrição, Administração e Ciência da Computação no último processo seletivo da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

A afinidade com a área de formação acadêmica pretendida, o ensino público e de qualidade e a possibilidade de expandir a atuação profissional explicam a alta procura pelos cursos técnicos do Ifes, explica a diretora de Ensino Técnico, Sanandreita Torezani.

Já no ensino médio, os alunos do Ifes têm a possibilidade de estudar, conseguir uma bolsa de pesquisa ou de extensão e até mesmo um estágio, destaca a diretora.

“O curso técnico amplia o conhecimento do mundo do trabalho. Neles, temos a formação em uma profissão. Isso abre muito caminho para o amadurecimento das emoções e do conhecimento científico. Os estudantes aprendem o que é ser adulto no mundo do trabalho desde cedo”.

Os cursos técnicos oferecem uma formação prática e direcionada, preparando os estudantes para atender a demandas de maneira rápida e eficaz, explica a diretora de Educação Profissional do Senac-ES, Dianimer Dutra.

“Muitos jovens e adultos buscam uma formação que proporcione uma inserção mais ágil no mercado de trabalho e possibilite uma ascensão profissional mais rápida”, observa.

Entre os cursos técnicos mais buscados na instituição estão Técnico em Enfermagem, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Informática e Técnico em Estética.

Para conhecer um panorama dos cursos técnicos mais buscados, leia a tabela desta reportagem.

Conheça os Cursos

1 - Informática para Internet

Relação candidato x vaga: Informática para internet (Serra): 24,11

Com a ajuda de ferramentas para o desenvolvimento de sistemas, o profissional da área pode criar interfaces e aplicativos empregados no comércio e marketing eletrônicos, e desenvolver e fazer a manutenção de sites e portais na internet e intranet. Há oportunidade de trabalho em empresas de desenvolvimento de sites e aplicativos, empresas públicas, centros de pesquisa, escolas e universidades, agências de publicidade e outros locais. O curso de Informática do Campus Cachoeiro do Itapemirim também está entre os mais concorridos.

2 - Meio Ambiente

Relação candidato x vaga: Meio Ambiente (Vitória): 20,36

O especialista trabalha com atividades relacionadas à gestão, à conservação e ao controle das condições ambientais. Há oportunidade de trabalho em empresas de licenciamento ambiental, cooperativas, associações, unidades de conservação ambiental, órgãos públicos e outros locais.

3 - Biotecnologia

Relação candidato x vaga: Biotecnologia (Vila Velha): 19,25

O profissional é responsável por atividades de apoio ligadas à manipulação de organismos vivos ou de seus derivados, com o objetivo de gerar produtos ou serviços de interesse socioeconômico e tecnológico. Há oportunidade de trabalho em indústrias, agroindústrias, instituições de pesquisa, ensino e desenvolvimento em biociências e produtos biotecnológicos, laboratórios de controle de qualidade de biomoléculas e outros locais.

4 - Edificações

Relação candidato x vaga: Edificações (Vitória): 12,81

O trabalhadoratua no acompanhamento de obras, elaboração de relatórios gerenciais, leitura de projetos, controle de cronograma, emissão e acompanhamento dos pedidos de compra. Há oportunidade de trabalho em construtoras, empresas de projetos, obras, escritórios, empresas de material de construção, órgãos públicos e também empresas privadas.

5 - Administração

Relação candidato x vaga: Administração (Cariacica): 12,63

O especialista executa funções de apoio administrativo, como protocolo e arquivo, confecção e expedição de documentos administrativos, controle de estoques, operação de sistemas de informação gerencial de pessoal e material, elaboração de orçamentos, fluxos de caixa e demais demonstrativos financeiros. Há oportunidade de trabalho em empresas públicas e privadas de diversos segmentos.

6 - Eletrotécnica

Relação candidato x vaga: Eletrotécnica (Vitória): 11,75

Realização de instalação e manutenções corretivas, preventivas e preditivas de equipamentos de geração, transmissão e distribuição de energia, identificando melhorias e problemas para aplicar soluções. Desenvolve, ainda, projetos de sistemas de aterramento e de proteção de descargas elétricas. Há oportunidade de trabalho em empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, laboratórios de controle de qualidade e outros locais.

7 - Mecatrônica

Relação candidato x vaga: Mecatrônica (Serra): 11,22

O profissional participa no desenvolvimento de projetos de máquinas, dispositivos e equipamentos de automação e sistemas robotizados. Há oportunidade de trabalho em indústrias com linhas de produção automatizadas, aeroespaciais, automobilística, metalmecânica e plástico, empresas integradoras de sistemas de automação industrial, fabricantes de máquinas e outros locais.

8 - Portos

Relação candidato x vaga:  Portos (Cariacica): 9,63

Gestão de portos organizados em suas demandas de carga e descarga de produtos a granel, carga geral e conteinerizados, compreendendo todo o processo, planos e documentações de acordo com a legislação nacional e internacional vigente. Há oportunidades de trabalho em agências marítimas, empresas de apoio portuário, empresas de comércio exterior e empresas de transporte aquaviário.

9 - Estradas

Relação candidato x vaga:  Estradas (Vitória): 8,25

O trabalhador executa estudos topográfico, hidrológico e geotécnico e supervisiona a construção, o gerenciamento, a manutenção e a conservação de vias rodoviárias e urbanas. Há oportunidades de trabalho em construtoras, empresas de consultoria e projetos em sistema viário, usinas de asfalto e outros locais.

10 - Química

Relação candidato x vaga: Química (Vila Velha): 8,20

O profissional desempenha atividades de seleção, utilização, preparo e manuseio de amostragens químicas, identifica equipamentos, instrumentos e sistemas, operando e monitorando processos químicos. Há oportunidades de trabalho em indústrias, empresas de comercialização e assistência técnica, em laboratórios de ensino, de calibração, de análise e de controle de qualidade e ambiental, em entidades de certificação de produtos e também empresas de tratamento de água e efluentes.

Fonte: Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Catho e Vagas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: