X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Diferentes gerações revelam desejos para Vila Velha

Melhorias nas áreas de saúde, lazer, educação, segurança e transporte estão entre os principais pedidos dos moradores


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Diferentes gerações revelam desejos para Vila Velha
Davi, Cilene, Desiree, Josiane e João Pinto: cidadãos fazem análises sobre Vila Velha |  Foto: Kadidja Fernandes / AT

Vila Velha completa 487 anos nesta segunda-feira (23) e os desejos da população para a cidade são diversos. E eles vão para áreas como lazer, segurança, educação e transportes. Mas seja do mais jovem ao mais experiente, dos que nasceram no município aos que o escolheram para chamar de lar, o sonho de uma cidade cada vez melhor é unanimidade.

Para o aposentado João Vicente Pinto, 78, Vila Velha é a cidade que escolheu para criar os três filhos,  que hoje estão casados e já lhe deram seis netos. O cantinho que ele mais gosta é a orla  onde   pratica  seus exercícios. 

“Gosto muito de morar aqui. Mas acho que tem de melhorar o transporte. Às vezes tem poucos ônibus ou estão muito lotados. Para ir ao shopping, por exemplo, se não for andando, tem de pegar dois coletivos”, conta.

Um atendimento de saúde mais rápido e eficiente para quem precisa e educação pública de qualidade são os desejos da  psicanalista Josiane Ramos Vicente Amorim, de 38 anos, filha do aposentado. 

"Nasci, me casei e crio os meus filhos, um de 1 ano e 10 meses e outro de 7 anos, aqui em Vila Velha. Temos muitas áreas de lazer para eles brincarem e isso é muito bacana. Mas  meu desejo era de que todas as famílias pudessem ter acesso mais fácil e rápido ao SUS”. 

Josiane também lembra de outro problema que é preocupante para grande parte dos moradores de Vila Velha: os alagamentos.

Assim como João Vicente, a orla é o local preferido do pequeno Davi Muniz Capeli Braga, de 10 anos. Ele e a mãe, a professora universitária Cilene Muniz Braga, 48, gostam de surfar, e a Praia da Costa é o local preferido para treinar.

“Eu sou de Vila Velha, mas Davi veio morar aqui com 3 anos, depois que morei fora por um tempo para fazer mestrado. Adoramos a cidade! Temos muitas opções de lazer ao ar livre. Só acredito que para melhorar ainda mais, tínhamos que investir na segurança nos bairros para a gente aproveitar mais”, deseja Cilene. 

A coreógrafa Desiree Gundim, de 28 anos, conta que nasceu em Vila Velha e deseja mais investimento em eventos culturais para a cidade. “Agora com a covid dando uma trégua,  pode-se investir mais nesse quesito”.

O que diz os cidadãos?

Mais abrigos  

Davi Muniz, 10 anos: “Adoro morar em Vila Velha.  Acho que poderia ter mais abrigo para os animais e para as pessoas, principalmente no frio”. 

O que diz o prefeito: “Temos abrigos e albergues   em reforma. Já os animais, a prefeitura tira da rua, cuida e oferece em uma feira de adoção com todo o registro deles”.

Rondas

Cilene Muniz, 48 anos: “Somos surfistas, então Vila Velha é o lugar ideal. Para a gente treinar, adoramos a Praia da Costa. Acho que a segurança tem de melhorar, ter mais rondas”.

O que diz o prefeito: “A Guarda Municipal está com novos equipamentos e faz ronda nos bairros”.

Eventos culturais

Desiree Gundim, 28 anos: “Desejo mais investimento em eventos culturais para a cidade. Agora com a covid dando uma trégua,  pode-se investir mais”.

O que diz o prefeito: “A Prainha está recebendo investimentos para ser um centro cultural e um espaço multieventos de Vila Velha”.

Sem alagamentos

Josiane Amorim, 38 anos: "Moro em Vila Velha desde que nasci e é a cidade que escolhi para criar meus filhos. Desejo uma cidade sem alagamentos”.

O que diz o prefeito: “Estão sendo construídas mais nove estações de bombeamento em parceria com o governo do Estado e mais de 40 mil bueiros estão limpos”.

Ônibus 

João Pinto, 78 anos: “Gosto muito de morar aqui, mas acho que tem de   melhorar o transporte. Às vezes tem poucos ônibus ou estão muito lotados”.

O que diz o prefeito: “A prefeitura tem ajudado o governo do Estado  a fazer o  mapeamento de onde o transporte público não está eficiente, para trazer uma solução”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: