Diferentes gerações revelam desejos para Vila Velha
Melhorias nas áreas de saúde, lazer, educação, segurança e transporte estão entre os principais pedidos dos moradores
Escute essa reportagem
Vila Velha completa 487 anos nesta segunda-feira (23) e os desejos da população para a cidade são diversos. E eles vão para áreas como lazer, segurança, educação e transportes. Mas seja do mais jovem ao mais experiente, dos que nasceram no município aos que o escolheram para chamar de lar, o sonho de uma cidade cada vez melhor é unanimidade.
Para o aposentado João Vicente Pinto, 78, Vila Velha é a cidade que escolheu para criar os três filhos, que hoje estão casados e já lhe deram seis netos. O cantinho que ele mais gosta é a orla onde pratica seus exercícios.
“Gosto muito de morar aqui. Mas acho que tem de melhorar o transporte. Às vezes tem poucos ônibus ou estão muito lotados. Para ir ao shopping, por exemplo, se não for andando, tem de pegar dois coletivos”, conta.
Um atendimento de saúde mais rápido e eficiente para quem precisa e educação pública de qualidade são os desejos da psicanalista Josiane Ramos Vicente Amorim, de 38 anos, filha do aposentado.
"Nasci, me casei e crio os meus filhos, um de 1 ano e 10 meses e outro de 7 anos, aqui em Vila Velha. Temos muitas áreas de lazer para eles brincarem e isso é muito bacana. Mas meu desejo era de que todas as famílias pudessem ter acesso mais fácil e rápido ao SUS”.
Josiane também lembra de outro problema que é preocupante para grande parte dos moradores de Vila Velha: os alagamentos.
Assim como João Vicente, a orla é o local preferido do pequeno Davi Muniz Capeli Braga, de 10 anos. Ele e a mãe, a professora universitária Cilene Muniz Braga, 48, gostam de surfar, e a Praia da Costa é o local preferido para treinar.
“Eu sou de Vila Velha, mas Davi veio morar aqui com 3 anos, depois que morei fora por um tempo para fazer mestrado. Adoramos a cidade! Temos muitas opções de lazer ao ar livre. Só acredito que para melhorar ainda mais, tínhamos que investir na segurança nos bairros para a gente aproveitar mais”, deseja Cilene.
A coreógrafa Desiree Gundim, de 28 anos, conta que nasceu em Vila Velha e deseja mais investimento em eventos culturais para a cidade. “Agora com a covid dando uma trégua, pode-se investir mais nesse quesito”.
O que diz os cidadãos?
Mais abrigos
Davi Muniz, 10 anos: “Adoro morar em Vila Velha. Acho que poderia ter mais abrigo para os animais e para as pessoas, principalmente no frio”.
O que diz o prefeito: “Temos abrigos e albergues em reforma. Já os animais, a prefeitura tira da rua, cuida e oferece em uma feira de adoção com todo o registro deles”.
Rondas
Cilene Muniz, 48 anos: “Somos surfistas, então Vila Velha é o lugar ideal. Para a gente treinar, adoramos a Praia da Costa. Acho que a segurança tem de melhorar, ter mais rondas”.
O que diz o prefeito: “A Guarda Municipal está com novos equipamentos e faz ronda nos bairros”.
Eventos culturais
Desiree Gundim, 28 anos: “Desejo mais investimento em eventos culturais para a cidade. Agora com a covid dando uma trégua, pode-se investir mais”.
O que diz o prefeito: “A Prainha está recebendo investimentos para ser um centro cultural e um espaço multieventos de Vila Velha”.
Sem alagamentos
Josiane Amorim, 38 anos: "Moro em Vila Velha desde que nasci e é a cidade que escolhi para criar meus filhos. Desejo uma cidade sem alagamentos”.
O que diz o prefeito: “Estão sendo construídas mais nove estações de bombeamento em parceria com o governo do Estado e mais de 40 mil bueiros estão limpos”.
Ônibus
João Pinto, 78 anos: “Gosto muito de morar aqui, mas acho que tem de melhorar o transporte. Às vezes tem poucos ônibus ou estão muito lotados”.
O que diz o prefeito: “A prefeitura tem ajudado o governo do Estado a fazer o mapeamento de onde o transporte público não está eficiente, para trazer uma solução”.
Comentários