Dia do Pão: veja como alimento pode ser aliado na dieta
Nesta quarta-feira (16) é comemorado o Dia Mundial do Pão
Escute essa reportagem
Quando você pensa em café da manhã, quais alimentos vêm à sua cabeça? É provável que o pão esteja nessa lista. Ele é um dos alimentos mais antigos do mundo.
Sua história já passa dos seis mil anos, quando os egípcios descobriram a fermentação do trigo. Devido à sua relevância na mesa de todo mundo, nesta quarta-feira (16) é comemorado o Dia Mundial do Pão.
E quem deseja perder peso não precisa mais retirar o pãozinho da dieta. Segundo especialistas, desde que consumido da forma correta, ele pode até mesmo ser aliado de uma dieta balanceada.
“O pão não precisa ser excluído. Pode estar na dieta diária. Uma dica para quem quer perder peso é escolher opções como pães integrais, ricos em fibras, e de fermentação natural, que proporcionam mais saciedade e auxiliam na digestão lenta, o que pode ser um aliado na perda ou manutenção de peso”, destaca a nutricionista Jaqueline Cossuol, gestora na Padaria Jodima.
A nutricionista Gabriela Rebello, colunista de A Tribuna, destaca que é importante não exagerar nas porções e o que se coloca no pão também faz diferença. “É importante optar por recheios saudáveis, como proteínas magras (frango, atum, tofu, queijos magros e ovos) e vegetais, que podem transformar o pão em uma refeição nutritiva. O ideal é evitar o tradicional pão com manteiga ou margarina”.
Mas não é porque ele está liberado na dieta que pode ser consumido em grandes quantidades. “Controlar a quantidade consumida é fundamental. O pão pode ser parte de uma refeição equilibrada, mas é importante não exagerar nas porções”, alerta Gabriela.
Para quem está em busca de mais fibras e nutrientes, a nutricionista Mirna Brito sugere substituir o pão branco pelo integral que, segundo ela, pode ser uma boa opção. “Os pães integrais são ricos em fibras, promovendo uma digestão mais lenta e maior saciedade”.
Mirna explica que o pão é uma importante fonte de carboidratos, nutriente fundamental para fornecer energia ao corpo, especialmente quando se opta por versões integrais e com grãos. “A chave para dietas e perda de peso está no equilíbrio e na escolha de opções mais saudáveis”, destaca a profissional.
Consumo entre os maiores do País
O tipo de pão que mais tem espaço na mesa dos brasileiros é o pão francês. O Espírito Santo é responsável por 10% do consumo nacional de pão francês – mantendo sua relevância no País –, segundo o último levantamento do Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado (Sindipães).
São cerca de 240 mil toneladas de pão francês consumidos por ano, com a Grande Vitória liderando esse consumo. No País, cada pessoa come, em média, 31 quilos de pão por ano.
“O pão francês é o mais querido. O pão tem uma representação muito grande na religião, no dia a dia. É um alimento nutritivo, que fornece energia, de fácil acesso, que pode ser consumido com outros alimentos. É um alimento de grande relevância”, destaca Ricardo Augusto Pinto, presidente do Sindipães.
Nas padarias, hoje é possível encontrar uma variedade de pães, desde o francês até os de fermentação natural.
O presidente da Associação da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado (Aipães) e chef padeiro, Junior Jodima, explica que o pão, quando produzido com ingredientes de qualidade e frescos, é uma excelente fonte de energia.
“Hoje as pessoas estão mais bem informadas. Quem não possui intolerância ou é celíaco não precisa fazer dietas restritivas. O importante é consumir com equilíbrio”.
Comemoração
O Sindipães e Aipães vão promover um dia de troca de pão por óleo de cozinha usado e garrafa PET em oito municípios dos capixabas para comemorar o Dia Mundial do Pão.
A cada duas garrafas PET entregues, será dado um pão doce; já para quem doar um litro de óleo usado, serão oferecidos dois pães.
O evento acontece no sábado (19), das 8h ao meio-dia, em Vitória, Vila Velha, Serra, Piúma, São Gabriel da Palha, Santa Leopoldina, Ecoporanga e Barra de São Francisco.
SAIBA MAIS
Números
- O Espírito Santo é responsável por 10% do consumo nacional de pão francês, mantendo sua relevância no cenário brasileiro.
- São consumidas cerca de 240 mil toneladas de pão francês por ano, no Estado, com a Grande Vitória liderando esse consumo.
- No País, o consumo médio por pessoa é de 31 quilos ao ano.
Curiosidades
- Os faraós tinham sua própria padaria, a padaria real, que era, inclusive, enterrada com eles. Os celeiros também pertenciam aos faraós.
- Com o pão também se pagavam os salários: um dia de trabalho valia três pães e duas canecas de cerveja.
Fonte: Sindipães e Abip.
Comentários