X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Dia de Doar! Campanha para incentivar solidariedade

Valores serão enviados para a Associação Vitória Down e ainda aplicados no Fundo de Investimento Comunitário Capixaba


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Dia de Doar! Campanha para incentivar solidariedade
Lançamento da campanha “Dia de Doar ES – Juntos por um Espírito Santo mais forte” |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Que tal ajudar a mudar a vida de alguém? Pela doação você consegue fazer isso! Com esse pensamento, foi lançada na quarta-feira (19) a campanha “Dia de Doar ES – Juntos por um Espírito Santo mais forte”, promovida pela Federação do Terceiro Setor do Estado do Espírito Santo (Fundaes) em parceria com a Associação Vitória Down e a Rede Tribuna.

A iniciativa, que faz contraponto ao dia que estimula o consumo excessivo, conhecido como “Black Friday”, visa sensibilizar e conscientizar a população sobre a cultura de doação com um olhar voltado para o apoio a instituições do terceiro setor.

Estas ajudam especialmente a população mais vulnerável, seja na promoção da saúde, educação e defesa de direitos.

A campanha está recebendo doações pelo Pix e os valores serão enviados para a Associação Vitória Down e também aplicados no Fundo de Investimento Comunitário Capixaba (FIC) da Fundaes, que dará suporte a projetos de instituições ao redor do Estado.

Segundo Robson Melo, presidente da Fundaes, a iniciativa ainda visa que instituições do terceiro setor interessadas se apropriem do símbolo do Dia de Doar ES e promovam sua própria campanha junto à sua comunidade e parceiros empresariais.

“Muitas vezes elas estão complementando ou substituindo o Estado, mas não têm sua própria fonte de renda. Então precisam se firmar com o poder público e também precisam de doações para prestar seus serviços”.

Imagem ilustrativa da imagem Dia de Doar! Campanha para incentivar solidariedade

A ação tem como contexto o Dia de Doar, celebrado nacionalmente no dia 3 de dezembro.

Daniela Rosa de Oliveira, diretora administrativo-financeira da Associação Vitória Down, afirmou que a campanha é importante para que o trabalho realizado possa ser mantido e ampliado na instituição. Ao todo, 600 pessoas são contempladas, sendo 260 com deficiência e suas famílias.

“As doações ajudarão em todas as nossas áreas. Hoje fazemos atendimento de saúde, educação social, desenvolvimento psicomotor, temos vários projetos culturais”, citou algumas ações.

Para o Dia de Doar, inclusive, a Associação Vitória Down vai fazer várias paradas na capital pedindo doação nas ruas.

A diretora comercial da Rede Tribuna, Lenise Loureiro, celebrou. “O papel da Rede Tribuna é dar luz à essa campanha, ajudando que os objetivos sejam atingidos. Todos podem doar!”.

Exemplos de solidariedade

  • Câmera 1/3
    Ivana Netto, gerente de inovação social da Fortes Engenharia, contou que, na empresa em que trabalha, a ajuda ao próximo é uma realidade. Há dois anos foi institucionalizado o programa “Fortificar”, para mudar a vida de maneira social e econômica de comunidades onde atuam. “A gente busca algum tipo de ação social que tenha impacto e atuamos contribuindo e as patrocinando”, contou.
    Fullscreen
  • Câmera 2/3
    Doação de tempo e experiência. É isso o que o aposentado Francisco Carlos Gava faz ao atuar voluntariamente como diretor-presidente na Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Accaci), diretor administrativo-financeiro no Asilo dos Idosos de Vitória e presidente do conselho fiscal da Fundaes. “Fazer trabalho voluntário é retribuir à sociedade e a Deus um pouquinho do que já ganhei. Me sinto bem, me completa”.
    Fullscreen
  • Câmera 3/3
    Marília Debbane, que atua na direção da MP Publicidade, disse que a doação faz parte do DNA da empresa. “Toda a vida nos ligamos a algumas causas para estarmos doando nosso esforço e até meu envolvimento social. Já fizemos muitas campanhas para a Affec. Faremos para o Asilo dos Idosos”. A doação de dinheiro também é feita. “Já fizemos festas para arrecadar dinheiro para instituições que vão de encontro com os nossos ideais”.
    Fullscreen
  • Dia de Doar! Campanha para incentivar solidariedade
  • Dia de Doar! Campanha para incentivar solidariedade
  • Dia de Doar! Campanha para incentivar solidariedade
Dia de Doar! Campanha para incentivar solidariedade Dia de Doar! Campanha para incentivar solidariedade Dia de Doar! Campanha para incentivar solidariedade

Dia de Doar ES

Dia 3 de dezembro de 2024 comemora-se o Dia de Doar, uma campanha voltada a fortalecer ações coletivas de doação.

No Estado, a Federação do Terceiro Setor do Estado do Espírito Santo (Fundaes) está dando vida ao movimento, em parceria com a Associação Vitória Down e a Rede Tribuna.

Com a hashtag #DiaDeDoarES, a ação busca movimentar redes sociais, eventos locais e parcerias com empresas para criar um movimento de solidariedade.

A campanha, que se inicia em novembro e vai até o dia 3 de dezembro, convida todos a participarem deste movimento, seja doando ou compartilhando a ação para que outros conheçam e façam parte.

Como parte da campanha Dia de Doar, em 3 de dezembro será exibido o documentário “Doar ”, uma produção da Deusdará, em uma sala de cinema do Cine Jardins, em Vitória.

Imagem ilustrativa da imagem Dia de Doar! Campanha para incentivar solidariedade

Como doar

Acesse o link: benfeitoria.com/projeto/dia-de-doar-es-transforme-vidas-com-a-sua-doacao-1rob.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: