X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Consulta médica agora por aplicativo em Vila Velha

Serviço está disponível exclusivamente para moradores vinculados a uma das UBS do município, com foco na atenção primária


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Consulta médica agora por aplicativo em Vila Velha
Secretária de Saúde de Vila Velha, Cátia Lisboa mostra, em seu celular, a página de agendamento de consulta |  Foto: Leone Iglesias/AT

A Prefeitura de Vila Velha lança um novo serviço de telemedicina, oferecendo à população a possibilidade de realizar consultas com médicos clínicos gerais de modo totalmente on-line.

O serviço, que integra a modalidade “Consulta Online” dentro da opção de agendamento de saúde, está disponível exclusivamente para moradores cadastrados e vinculados a uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, com foco na atenção primária.

O agendamento é feito pelo site da prefeitura (http://consulta.vilavelha.es.gov.br/). Lá, o usuário seleciona a modalidade, que pode ser o agendamento on-line ou a telemedicina. Todos os dias, a partir das 15 horas, são liberados agendamentos para cerca de 70 teleconsultas.

“Normalmente, elas (teleconsultas) acontecem no dia seguinte, de acordo com o agendamento, mas se houver vaga, acontecem no mesmo dia”, disse Cátia Lisboa, secretária de Saúde de Vila Velha.

Desde o lançamento, em 17 de outubro, o serviço já contabilizou mais de mil agendamentos.

A nova ferramenta tornará possível que o paciente envie exames previamente, diretamente pelo sistema, facilitando o acesso dos profissionais a informações clínicas essenciais antes da consulta.

“As consultas on-line são realizadas por médicos exclusivos de telemedicina. Por semana, são ofertadas 400 consultas para a população”, destacou Cátia.

Após o atendimento, o médico insere receitas, atestados e demais orientações no sistema, que podem ser baixados pelo paciente.

Além disso, o paciente tem a oportunidade de avaliar o atendimento por meio de uma pesquisa de satisfação enviada via WhatsApp. “Com a receita em mãos, se necessário, os medicamentos podem ser retirados em qualquer unidade de saúde do município”, afirmou a secretária.

Jeferson Nazário, líder de iOS e tecnologia da UpCities, empresa responsável pelo desenvolvimento do sistema que possibilita as teleconsultas da Secretaria de Saúde de Vila Velha, conta que a telemedicina está em plena expansão, especialmente após a pandemia de covid.

“Isso facilita o acesso das pessoas, principalmente para aquelas que estão em regiões mais afastadas dos centros de atendimento. Diminui o risco de exposição a doenças contagiosas e facilita o gerenciamento de informações da consulta”.

Imagem ilustrativa da imagem Consulta médica agora por aplicativo em Vila Velha
Opinião |  Foto: Reprodução jornal A Tribuna

“Foi maravilhoso”

Imagem ilustrativa da imagem Consulta médica agora por aplicativo em Vila Velha
Alzilene aprovou o serviço |  Foto: Acervo pessoal

A professora Alzilene Alves e Lima, de 53 anos, aprovou a telemedicina do sistema de saúde pública de Vila Velha. Ela relata que o médico foi super atencioso e incisivo nas perguntas.

“Ele mostrou que sabia de fato sobre o que estava falando e me passou direcionamentos. Foi muito mais preciso nas perguntas do que o médico particular com quem eu me consultei antes dessa consulta”.

Alzilene estava no trabalho e agendou a teleconsulta para o mesmo dia, horas mais tarde. “Para quem trabalha e não tem muito tempo para ir à UBS, foi maravilhoso, eu amei”.

SERVIÇO

Teleconsultas

- O agendamento e a consulta são on-line e gratuitos, realizados com médico clínico geral.

- Para agendar é necessário estar vinculado a uma Unidade de Saúde de Vila Velha e acessar o site (http://consulta.vilavelha.es.gov.br/).

- As vagas para agendamento abrem todos os dias, às 15 horas. São cerca de 70 vagas por dia.

- Após o agendamento, o paciente recebe uma confirmação via WhatsApp um dia antes da consulta.

- É possível, durante o agendamento, o envio de exames previamente, diretamente pelo sistema, para os profissionais de saúde, com as informações clínicas essenciais, antes da consulta.

Atendimento

- Trinta minutos antes do horário agendado, um link para a sala de consulta on-line é liberado, podendo ser acessado por site, WhatsApp e e-mail.

- Para ser atendido, basta o usuário ter conexão com a internet por meio de equipamento eletrônico que consiga acessar o site da prefeitura e que tenha câmera, para que o médico possa ver o paciente.

- Após o atendimento, o médico insere receitas, atestados e demais orientações no sistema, que podem ser baixadas pelo paciente.

- Além disso, o paciente tem a oportunidade de avaliar o atendimento por meio de uma pesquisa de satisfação enviada via WhatsApp.

Vantagens

- Além da facilidade para a realização da consulta, são cerca de 400 atendimento a mais que a Secretaria de Saúde de Vila Velha oferece para a população por semana.

- As teleconsultas facilitam o acesso das pessoas, principalmente as que estão em regiões mais afastadas dos centros de atendimento.

- A teleconsulta também diminui o risco de exposição a doenças contagiosas, o que é outro benefício.

- A grande facilidade em gerenciar as informações da consulta também é um benefício, pois todo o conteúdo do atendimento pode ser registrado e acessado de forma prática e segura.

Fonte: Prefeitura de Vila Velha.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: