X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Dia das mães: Desafios na compra de presentes

Especialistas dão dicas para fazer bonito e deixar as mamães felizes. Uma sugestão é observar as preferências delas


Imagem ilustrativa da imagem Dia das mães: Desafios na compra de presentes
A engenheira civil Evellyn Guedes, de 30 anos, com sua mãe, Creuza Almeida, 50, e Guilherme Guedes, 3 anos. |  Foto: Heytor Gonçalves/AT

Uma das datas mais afetivas do ano está chegando: o Dia das Mães. Para presentear “o primeiro amor”, os filhos estão enfrentando verdadeiros desafios, “quebrando a cabeça”, já que as mamães estão cada vez mais exigentes, segundo eles.

Mais antenadas e modernas, o que é preciso para não errar o presente? Especialistas ouvidas pela reportagem consideram como mais importante para acertar no presente, além de ser um bom filho ou filha, é observar as preferências e dicas que ela dá.

Leia mais sobre Cidades aqui

Segundo levantamento feito pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), os presentes mais procurados na data incluem vestuário, calçados e acessórios, que devem responder por 44,6% do faturamento no Dia das Mães. 

Além disso, móveis e eletrodomésticos (16,3%); e perfumaria e cosméticos (16%) também figuram na lista dos produtos mais demandados. 

“A única maneira de não errar é conhecendo os gostos, as preferências e a rotina das mães. Por exemplo: temos de entender a rotina das mamães de crianças pequenas. Não adianta dar um scarpin para ela correr no parquinho. Tem de ser um sapato mais confortável”, destaca a consultora de imagem e estilo Fabiane De Nadai.

Para as mães esportivas, a consultora de imagem Janaína Gurgel sugere roupas de academia e acessórios. “As mães românticas vão gostar de uma serenata de amor. Já as mais sexy podem gostar de perfumes e cremes, produtos mais relacionados com o cuidado com o corpo. Para as mais tradicionais, bolsas e sapatos”, sugere.

Presentar com um dia no SPA ou salão também são sugestões que têm agradado as mães, segundo Janaína. “É indispensável que, junto a qualquer presente, venha um bilhete declarando amor por essa mãe”. 

Uma nova tendência que tem ganhado força, segundo a consultora de imagem e estilo Camila Marins, são os presentes de experiência. “Levar a mãe para tomar um café da manhã especial  ou levá-la em um restaurante preferido. Viver essas experiências podem ser mais importantes que um presente material”.

Camila ressalta ainda que um presente que nunca sai de moda e continua ocupando o primeiro lugar na lista de desejo das mães são as joias. “Elas são versáteis e agradam todos os gostos e estilo”.

“Ela costuma falar o que quer ganhar”

A engenheira civil Evellyn Guedes, de 30 anos, já está à procura do presente da sua mãe, a administradora Creuza Almeida, 50. 

Acompanhada do filho, Guilherme Guedes, 3, Evellyn foi até a loja Jaklayne Joias, no Shopping Mestre Álvaro, ver opções de presente para a mãe. “Sei que ela gosta de joias, acessórios e calçados. Ela já costuma falar o que quer”.

Roupas e eletrodomésticos são presentes que, de acordo com Creuza, os filhos sabem que ela não gosta. “Vou dando dicas para eles ficarem alertas”, brinca.

Já Evellyn, como gosta de praticar atividade física, afirma ter preferência por roupas de malhar e suplementos. “Mas também adoro ganhar roupas e acessórios”.

Leia mais

Planetário de Vitória leva estudantes para "viajar" pelo universo

Após 21 anos, MUG tem nova rainha de bateria


OS NÚMEROS

R$ 281 milhões devem ser movimentados em vendas no Dia das Mães no Estado, segundo a Fecomércio

R$ 200 deve ser o valor médio desembolsado para o presente


O que é preciso para te agradar no Dia das Mães?  

Imagem ilustrativa da imagem Dia das mães: Desafios na compra de presentes
|  Foto: Heytor Gonçalves/AT

"O que me deixa feliz é ver todos os meus filhos sendo honestos. E, se eles estiverem felizes, eu também fico bem", diz Kênia Cristina, 50 anos, diarista.

Imagem ilustrativa da imagem Dia das mães: Desafios na compra de presentes
|  Foto: Acervo Pessoal

"Gosto de ver meus filhos saudáveis e felizes. E também é bom ser surpreendida com um presente, acompanhado de uma cartinha", diz Giselly Monteiro, 41, supervisora de vendas.

Imagem ilustrativa da imagem Dia das mães: Desafios na compra de presentes
|  Foto: Heytor Gonçalves/AT

"Me agrada mesmo ter é a presença dos meus filhos e netos sempre comigo. Além de ser importante todos terem saúde", diz Eliane Moreira, 47, com a filha Pamela Barbieri.

Imagem ilustrativa da imagem Dia das mães: Desafios na compra de presentes
|  Foto: Heytor Gonçalves/AT

"Já me sinto feliz se a minha filha, Lizzie, de 1 ano e 3 meses, tiver sempre saúde. Tendo saúde, já está muito bom para mim”, diz Juliana Andrade, 35 anos, autônoma.


algumas opções

Dicas

A única maneira de não errar na compra dos presentes é conhecendo os gostos, as preferências e a rotina das mães.

As mamães mais dóceis e meigas vão gostar de roupas mais leves e fluidas. Já as que malham vão gostar de roupas e acessórios ligados às atividades físicas. 

Experiências também podem ser opções de presentes: dia no SPA, no salão, massagem, cesta de café da manhã. Joias, sapatos, bolsas e roupas nunca saem de moda.

Para as mães que gostam de cuidado com o corpo e não abrem mão de ficarem cheirosas, kits com perfume e hidratantes para corpo e mãos podem ser boas opções para presentes.

As bolsas também são alternativa que não sai de moda. Grandes, médias ou pequenas, de diversas cores e modelos, as bolsas conseguem agradar a maioria das mães.

Casaco clássico com a chegada do inverno, para as mães que gostam de estar bem vestidas e elegantes, os casacos são opções para serem usados sobre calças ou vestidos.

Para as mães que não abrem mão do conforto e gostam de sapatos, além de curtir o frio das montanhas, as botas de cano curto são opções.

Fonte: O Boticário, FORM, Usaflex e especialistas consultados.

Leia mais

Moradores da Grande Vitória reclamam que estão sem água há quatro dias

Especialista alerta para incentivo à violência na internet

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: