Detran faz alerta para falsa cobrança de taxas enviadas pela internet
As mensagens, enviadas por SMS ou aplicativos, simulam notificações oficiais. Segundo o Detran, os links são falsos
O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) emitiu um novo alerta à população sobre golpes que utilizam links falsos com cobranças indevidas relacionadas a serviços de habilitação, especialmente vinculados ao aplicativo CNH do Brasil.
As mensagens, enviadas por SMS ou aplicativos, simulam notificações oficiais. Segundo o Detran-ES, os links não pertencem à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) nem ao órgão estadual.
O departamento reforça que não existe qualquer cobrança no aplicativo CNH do Brasil, principalmente na etapa inicial de formação do condutor.
“O serviço prestado no aplicativo da CNH do Brasil, que é o início do processo de formação com a realização do curso teórico pelo aluno, é totalmente gratuito. Não existe nenhum tipo de cobrança nessa etapa”, explica Raphael Piekarz, diretor de Habilitação e Veículos do Detran-ES.
De acordo com ele, o órgão tomou conhecimento do golpe após servidores identificarem um aumento na procura por esclarecimentos nas unidades de atendimento. “As pessoas começaram a ir ao Detran dizendo que receberam mensagens cobrando valores. Não temos confirmação de pessoas que tenham caído no golpe, mas o movimento acendeu o alerta”.
O órgão já alertou para outros golpes que são bastante semelhantes. As mensagens fraudulentas costumam mencionar regularização de CNH, débitos de veículos, bloqueio de habilitação ou até promessas de desconto.
“O Detran não envia boleto, não envia link de pagamento e não manda mensagem pedindo para regularizar CNH ou veículo. Se recebeu, o primeiro passo é desconfiar e não clicar”, reforça Piekarz.
O delegado Brenno Andrade, titular da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos, ressalta que, ao cair em um golpe, a vítima deve registrar ocorrência. “É importante fazer o boletim de ocorrência reunindo o link recebido, número do telefone, mensagens e dados da conta beneficiária.”
O Detran-ES orienta que os cidadãos acessem sempre o site oficial www.detran.es.gov.br, evitem links enviados por mensagens e denunciem tentativas de golpe.
Como se proteger de golpes digitais
Desconfie dos descontos
Desconfie das mensagens
Golpistas costumam criar situações de urgência, como cobranças, bloqueios ou prêmios. Se você não solicitou nenhum serviço, desconfie.
Desconfie dos “descontos imperdíveis”
Golpistas usam valores pequenos para induzir o pagamento rápido, apostando na pressa da vítima.
Não clique em links recebidos
Links maliciosos podem direcionar para sites falsos ou instalar vírus no seu dispositivo para roubo de dados.
Verifique sempre o canal oficial
Em caso de dúvida, acesse diretamente o site oficial da instituição digitando o endereço no navegador ou consultando redes sociais verificadas.
Observe o endereço do site
Sites falsos costumam ter erros de grafia, letras trocadas, números no lugar de letras ou uso de encurtadores de link.
Sempre que possível, digite o endereço completo do site oficial no navegador para evitar páginas falsas patrocinadas.
Nunca forneça dados pessoais
Órgãos públicos, bancos e empresas sérias não solicitam senhas, códigos, CPF, número de cartão ou dados bancários por mensagem.
Confira para quem o pagamento está sendo direcionado
Pagamentos oficiais geralmente são feitos por boletos ou guias em nome do órgão público. Transferências para pessoas físicas ou CNPJs desconhecidos são indício de golpe.
Converse com alguém
Em caso de dúvida, fale com um familiar, amigo ou procure atendimento oficial antes de realizar qualquer pagamento.
Denuncie tentativas de golpe
Registre ocorrência na polícia, utilize a delegacia on-line quando disponível e informe o órgão ou empresa citada na mensagem para ajudar a evitar novas vítimas.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários