X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Destruição, mortes e parto no meio do temporal

Chuvas provocaram a morte de duas pessoas, em Alegre e Nova Venécia e uma grávida precisou ser socorrida em Linhares


As  chuvas que atingiram o Estado na madrugada de ontem provocaram mortes e trouxeram inúmeros transtornos para moradores de 19 cidades. Além da destruição, os temporais causaram a morte de duas pessoas, em Alegre e Nova Venécia. Até um parto precisou ser feito às pressas, após o resgate de uma grávida, em Linhares.

De acordo com o boletim da Defesa Civil, o acumulado de chuva passou dos 100 milímetros  nas últimas 24 horas. Cada milímetro de chuva equivale a 1 litro de água jogado em 1 metro quadrado. Em todo território capixaba,  pelo menos 58 pessoas ficaram desabrigadas, ou seja, perderam suas casas. Outras 27 estão desalojadas, sendo obrigadas a sair de casa temporariamente.

Em Guararema, no interior de Nova Venécia, no Noroeste do Estato, um homem de 30 anos morreu após ser arrastado pela correnteza do rio que corta o município, durante a enchente.

Segundo o Corpo de Bombeiros, ele tentava retirar o veículo do local onde estava estacionado, quando acabou carregado pela enxurrada. O corpo da vítima, que não teve a identidade revelada, foi localizado no início da manhã de ontem.

“Somente em Nova Venécia, 115 casas foram inundadas pela água. É importante frisar que, durante essas enxurradas, as pessoas não devem tentar salvar objetos. É preciso se manter abrigado em um local seguro”, orientou o tenente-coronel Carlos Wagner, do Corpo de Bombeiros.

A destruição causada pelos temporais também atingiu o Sul do Estado. Em Alegre, com a pressão da água, o muro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) acabou caindo sobre o  ex-secretário de Agricultura de Alegre, José Luiz Albani, que morreu soterrado no local.

Em Linhares, uma grávida de 8 meses foi socorrida após romper a bolsa gestacional. Ela foi levada de embarcação até uma ambulância do Samu. “Deixamos ela sob os cuidados  de um médico, que iniciou os trabalhos de parto. Depois, ela foi levada para o  hospital”, informou o tenente-coronel Carlos Wagner.

Alerta para barreiras em Alegre 

 Após a morte do ex-secretário de Agricultura de Alegre, José Luiz Albani, a Defesa Civil emitiu alerta para o risco de quedas de barreiras na cidade.  José Luiz morreu após ficar sob os escombros do muro da casa, ao lado da Ufes, que desabou na tarde de ontem. 

Familiares de José Luiz estavam dentro de casa, enquanto ele estava no quintal quando o muro desabou. Nenhum outro morador se feriu. A informação foi confirmada pelo prefeito do município, Nirrô Emerick.  “O nosso amigo, irmão José Luiz Albani, estava em casa quando o muro desabou sobre ele. O corpo está soterrado, esperando o Corpo de Bombeiros”, disse o prefeito, emocionado, antes da retirada do corpo.

O temporal fez o nível do rio que corta a cidade subir, o que provocou alagamentos, deslizamentos de terra e vários estragos. De acordo com o prefeito, “a sede do município está destruída”. 

“Quero fazer um pedido de união para todos os alegrenses. Juntos, reconstruiremos a nossa cidade”, pediu o prefeito. 

Nirrô afirmou, ainda, que vários moradores estão desabrigados. “Muitas famílias perderam tudo.  Pedimos para que a população não fique perto de barreiras. Quem mora perto de barranco ou tem muro em casa, não fique  perto. Evite pegar estrada, pois os barrancos estão caindo”, alertou. 

O prefeito de Alegre afirmou que a prefeitura está montando equipes de apoio. O governador do Estado, Renato Casagrande, informou que estará hoje, a partir das 8h, no município, para acompanhar os impactos causados pelas chuvas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: