Deslizamento soterra 21 carros no Paraná
Pelo menos 2 pessoas morreram com queda de barreira na BR-376, perto do município de Guaratuba. Até carro do prefeito foi atingido
Escute essa reportagem
Duas pessoas foram mortas e 21 veículos ficaram soterrados com os deslizamentos de terra na última segunda-feira na BR-376, na altura do município de Guaratuba, que fica no litoral sul do Paraná, na divisa com Santa Catarina.
Os deslizamentos foram causados pelas fortes chuvas que atingiram o Paraná desde o último sábado. O prefeito de Guaratuba, Roberto Cordeiro Justus, publicou em suas redes sociais um vídeo contando que o seu carro foi arrastado pela lama.
Segundo o governo estadual, são 200 metros de pistas totalmente interditadas, com 15 carros e seis caminhões arrastados.
Segundo o prefeito, os carros estavam em fila, sem a possibilidade de voltar ou seguir em frente. Ele e o motorista Cláudio Margarida quebraram os vidros do veículo e correram pela pista após a queda da barreira.
Ele conta que a lama passou por debaixo do carro, erguendo o veículo. Em seguida, jogou o prefeito e o motorista para cima de outros carros que estavam parados.
“Uma coisa horrorosa. Uma montanha veio abaixo e nos carregou para cima dos outros carros. Nós só estamos vivos por um livramento de Deus. Estamos em choque. Nesse momento a gente só pensa nas pessoas que ficaram lá”.
As buscas por vítimas estão sendo feitas pelo Corpo de Bombeiros, pelas polícias Militar e Rodoviária Federal, além da Defesa Civil paranaense, em conjunto com as forças de segurança de Santa Catarina.
O serviço chegou a ser interrompido na madrugada de segunda para terça-feira, por conta do risco de novos desabamentos na região, mas foi retomado durante a manhã de ontem.
O governador do Paraná, Ratinho Júnior, determinou a criação de um gabinete de crise que deve repassar informações diárias sobre a situação nas estradas.
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), choveu mais de 150 milímetros na região da serra do mar entre sábado e segunda-feira.
Ao todo, nas últimas 72 horas foram mais de 200 milímetros de chuva em alguns pontos do litoral paranaense.
Comentários