Desconto em shows e hotéis para 1,3 mil professores do Espírito Santo
Profissionais têm acesso aos benefícios por meio da Carteira Nacional Docente do Brasil, que pode ser solicitada on-line
Siga o Tribuna Online no Google
Mais de 1,3 mil professores do Espírito Santo – que se inscreveram previamente – receberam a Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB).
O documento garante acesso à meia-entrada em eventos culturais e a benefícios do programa federal Mais Professores para o Brasil, voltado a profissionais das redes públicas e privadas de todos os níveis de ensino.
Entre as principais vantagens estão desconto de até 15% em diárias de hotéis, condições diferenciadas de crédito na Caixa e no Banco do Brasil, além de acesso a ferramentas de trabalho.
Os novos documentos foram entregues pelo ministro da Educação, Camilo Santana, na tarde de ontem, durante evento na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Segundo ele, a iniciativa é uma forma de reconhecimento e valorização do trabalho dos professores em todo o País.
“Os profissionais mais importantes do País são os professores. Essa carteira garante acesso a benefícios e, sobretudo, contribui para fortalecer a autoestima dos profissionais”, destacou o ministro.
A CNDB tem validade de 10 anos e pode ser solicitada por professores das redes municipais, estaduais e federal, da educação básica e superior, pública ou privada.
O primeiro passo é acessar o sistema Mais Professores e fazer login com a conta gov.br. Em seguida, o professor deverá clicar no botão “Solicitar CNDB”.
Durante a visita, o ministro reforçou que uma das prioridades do governo federal é investir na formação e valorização dos professores. “Mais de 60% da aprendizagem dos alunos depende diretamente do professor em sala de aula. Se não tivermos bons professores, dificilmente vamos melhorar a qualidade da educação no País”, destacou.
Além da carteira, foram entregues 99 vales-computadores a professores das escolas com melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
“O nosso objetivo é incentivar boas práticas pedagógicas e garantir melhores condições de trabalho com acesso a equipamentos tecnológicos”, disse o ministro.
O governador Renato Casagrande ressaltou que a visita do ministro e os anúncios de investimentos reforçam a parceria entre o Estado e o governo federal. “Esses investimentos vão fortalecer ainda mais a educação capixaba. Isso, para nós, é uma grande alegria”.
O que o ministro diz sobre...
Educação no Estado
“O Espírito Santo tem se consolidado como uma grande referência em educação, com um foco especial no ensino médio.
Quando pensamos em educação infantil, os dados também são interessantes. A meta era chegar a 74% de alfabetização, mas o Estado já conseguiu alcançar 78% de crianças que sabem ler e escrever”.
Enamed
“Foi um resultado realmente preocupante. Muitas instituições, principalmente privadas, apresentaram desempenho insuficiente nos processos avaliativos.
Por isso, a decisão de colocar sanções não é para prejudicar as faculdades, mas garantir qualidade na formação dos profissionais de saúde que vão atender a população no futuro”.
Incentivo à pesquisa
“Grande parte das pesquisas realizadas no Brasil acontece dentro de instituições públicas e está focada em soluções para problemas reais da população, como saúde, segurança, recursos hídricos e habitação.
Hospitais universitários, por exemplo, são fundamentais para a formação de profissionais e para a produção científica aplicada ao SUS. Por isso, investir em ciência e pós-graduação é investir diretamente na melhoria da qualidade de vida da população”.
Investimentos no Hospital Universitário
“Os investimentos no Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam) somam mais de R$ 40 milhões. Isso faz jus aos excelentes resultados do curso de Medicina da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Hoje (terça-feira (10)), inauguramos um aparelho moderno de raio-x, que poucos hospitais possuem, além de estarmos ampliando o número de leitos de UTI para atender a população de forma completamente gratuita”.
Ensino técnico no Brasil
“O governo federal está implantando novos institutos federais para ampliar a formação técnica, justamente por entender que esse ensino contribui muito para a ampliação de mão de obra no País.
Atualmente, cerca de 11% das matrículas do ensino médio são técnicas, e a meta é aumentar esse percentual”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários