Decoração natalina: cenários mágicos para celebrar o Natal em casa
Famílias transformam a casa inteira com luzes, árvores, bonecos de Papai Noel e até rena gigante para entrar no clima natalino
Com o Natal se aproximando, os lares capixabas ganham um brilho extra. É quando as famílias se reúnem para espalhar luzes e cores com as decorações típicas do final de ano.
Um exemplo é a família Silva, que mora no centro de Vila Velha e mantém a tradição de enfeitar todos os cômodos da casa todos os anos. O médico José Pinto Mota, 75 anos, conta que foi contagiado pela paixão de sua esposa, a advogada Solange Vianna Mota, 68 anos, que gosta do Natal e das decorações desde a infância.
“Nós decoramos da varanda até a cozinha externa. Temos muitas decorações que fomos juntando com os anos e estamos sempre comprando mais. É tanta coisa que precisamos deixar uma suíte da casa só para guardar tudo”.
E para deixar tudo isso pronto, leva tempo. José explica que Solange normalmente precisa de pelo menos uma ajudante para montar toda a decoração. “Dessa vez, demorou umas duas semanas para montar tudo”.
Neste ano, o casal montou cinco árvores grandes e de cores diferentes na sala da casa. Além delas, resolveram decorar também uma árvore na cozinha, feita especialmente para a neta que mora fora do Estado.
“Nós fizemos uma árvore especial para a minha neta, toda de Stitch, um personagem que ela gosta. Ela ainda não viu, mas achamos que vai gostar”.
A área externa da casa também não fica de fora. A família costuma decorar o espaço com muitas luzes, com um destaque para o coreto que fica no quintal.
“Nós temos um coreto de seis metros de diâmetro. Normalmente ele já é bonito, mas com as decorações e as luzes de Natal, fica mais ainda”.
E a decoração pode crescer ainda mais. Segundo José, os itens que ele e a esposa compraram este ano ainda não chegaram.
“A minha esposa comprou uma rena de um metro e meio, muito linda, que ainda não chegou, e um Papai Noel inflável também. Quando chegar, vamos colocar mais esses itens na nossa decoração”.
A expectativa é que tudo esteja pronto no dia 25 de dezembro, quando o casal receberá toda a família para um almoço de Natal.
“Aqui todo mundo gosta muito de Natal. Meus filhos e meus netos costumam vir aqui para casa, aí aproveitamos a decoração para o nosso almoço”, destacou José Mota.
Coleção já tem mais de 300 peças
Há 18 anos a aposentada Valéria Wilman da Silva, 70 anos, que mora em Jardim Camburi, Vitória, transforma sua casa num verdadeiro cenário natalino. Com uma coleção de 320 peças, entre decorações e bonecos de Papai Noel, ela diz que demora cerca de três dias para deixar tudo pronto.
“Começo a montar a partir do início de outubro para poder curtir mais tempo da decoração”, ressalta. Valéria conta que, desde a infância, essa é a sua época favorita do ano.
“Sempre gostei e comecei a colecionar e decorar minha casa por causa de meus pais, que também gostavam. Decorar minha casa me traz boas lembranças”, explica a aposentada.
Na casa dela, a novidade deste ano foi a mesa posta para receber os convidados para as refeições de Natal. “Esse foi o primeiro ano que fiz e amei. Agora quero repetir nos próximos Natais”.
Valéria destaca que também está sempre renovando seu “acervo natalino”. Segundo ela, existe até um período do ano ideal para garimpar as novidades para o Natal.
“Consigo comprar a partir do mês de agosto a janeiro do ano seguinte, pois entre fevereiro e julho raramente aparece algum item para compra”, explica.
Decoração
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários