Curva da Jurema ganha mais 40 metros de faixa de areia. Veja como ficou
Escute essa reportagem
A Curva da Jurema, em Vitória, está de cara nova. Após sete dias, a Prefeitura de Vitória concluiu as obras para aumentar a faixa areia na região. Agora quem passar pelo local vai notar que a praia tem cerca de 40 metros de largura a mais, entre a água e o calçadão.
A ampliação aconteceu num trecho de 500 metros, na região dos quiosques, onde a erosão derrubou árvores e até parte dos estabelecimentos. Foram depositados 55 mil metros cúbicos de areia para minimizar o estrago causado pelo avanço do mar.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente da Capital, Ademir Barbosa Filho os resultados do novo visual poderão ser notados assim que a pandemia terminar.
"A obra está concluída, estamos fazendo apenas os acabamentos. Antes não havia nada de faixa de areia na Curva da Jurema, agora ela está maior em toda sua extensão. No momento de pandemia, por conta do novo Coronavírus, onde a recomendação da Organização Mundial da Saúde é de que se pratique o isolamento social, talvez não seja possível notar as melhorias da região, mas quando tudo isso passar será visível. Moradores, turistas e frequentadores terão de fato uma praia", disse o secretário.
Veja como ficou a Curva da Jurema no vídeo abaixo (imagens da prefeitura de Vitória):
Barbosa afirma ainda que existem outros estudos para a região. "Antes tínhamos quiosques, mas não havia espaço. Estamos estudando até uma quadra esportiva, outros espaços de preservação de restinga e espaço para os frequentadores com guarda-sol e cadeiras. Já na praia de Camburi começamos a fase de transporte de material na última sexta-feira e pretendemos finalizar tudo em até 30 dias”, explicou.
Na praia de Camburi, serão 200 mil metros cúbicos de areia entre o píer de Iemanjá e a região próximo à Ilha do Socó. Com isso, a praia passa a ter 60 metros de areia nesse trajeto, que possui 1,2 km. Hoje, a faixa tem cerca de cinco metros nos pontos mais críticos.
O alargamento deve garantir o fim da erosão por cerca de mais de 10 anos. Barbosa ressaltou que vários fatores determinam a durabilidade do aterro.
“De acordo com estudos feitos e o volume utilizado nas praias da Curva da Jurema e Camburi, a durabilidade varia de 12 a 15 anos na Curva da Jurema se manter a taxa erosiva. Já em Camburi existe uma durabilidade maior por conta da corrente que é menos forte, a durabilidade vai para 20 anos. É importante explicar que a taxa de erosão é o quanto se perde a faixa de areia ao longo dos anos, que é carregado pela maré. Ela pode ser maior ou menor dependendo do material, pode mudar se houver alguma mudança de clima, elevação dos níveis de mar, a mudança de corrente pode ganhar ou perder espaço na praia".
O serviço será executado pela mesma empresa que finalizou no ano passado o alargamento da Praia de Canasvieiras, em Florianópolis (SC). O investimento é de R$ 13 milhões.
Comentários