Criminosos roubam 65 celulares todo dia no ES
Dados mostram que 56,24% dos crimes ocorreram nas ruas. A Serra é o município com o maior número de casos
Escute essa reportagem
Seja para vender diretamente a algum comprador e sustentar o vício em drogas, ou até para comercializar em site de vendas, bandidos roubam, diariamente, 65 celulares no Estado. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), no ano passado, foram roubados 23.726 aparelhos celulares no Espírito Santo.
As informações, obtidas no Painel de Crimes contra o Patrimônio da Sesp, mostram que 56,24% dos furtos e roubos ocorreram em via pública e, em segundo lugar, com 9,89%, vêm os veículos (carros ou dentro de ônibus, por exemplo).
Houve uma queda de 10,97% no total de 2023, na comparação com o ano de 2022, que registrou 26.650 aparelhos celulares furtados e roubados.
A Serra é o município com o maior número de casos: 5.733. Segundo o delegado Josafá da Silva, titular do 10º, 12º e 13º Distrito Policial de Serra, no início do ano passado, houve um aumento de roubo no transporte coletivo do município, principalmente com arrastões.
“A Polícia Civil tem uma delegacia especializada só para esse tipo de crime, que acontece dentro de transportes de passageiros. Decidi assumir esse tipo de investigação e consegui identificar vários grupos que estavam fazendo esse tipo de roubo em transporte coletivo, e identifiquei a maioria dessas pessoas”, afirma Josafá da Silva.
Segundo o delegado, várias operações foram realizadas nos terminais. “Na maioria desses roubos, os assaltantes entravam nos ônibus a partir do terminal de Carapina. Começamos a fazer várias operações nesse terminal, no terminal de Laranjeiras e nos trajetos que esses ônibus faziam. Com isso, começou a diminuir bastante esse tipo de crime em ônibus”.
Josafá da Silva destaca que há bandidos que roubam para vender em loja, usar as peças ou então vender pela internet.
“Tem pessoas específicas que fazem desbloqueio do celular para a pessoa revender em sites de venda. Mas a gente também já conseguiu chegar até algumas dessas pessoas que fazem essa revenda pela internet, e já conseguimos prisões também”.
O delegado informou que quem compra celulares roubados responde pelo crime de receptação, com pena de 2 a 8 anos de prisão
970 aparelhos foram recuperados
Dados de 2023
Aparelhos telefônicos - 23.726
Roubados - 14.570
Furtados - 8.186
Recuperados - 970
Dez municípios com mais casos
Serra - 5.733
Vila Velha - 4.320
Cariacica - 4.217
Vitória - 3.374
Linhares - 814
Guarapari - 794
São Matheus - 668
Cachoeiro - 542
Viana - 444
Aracruz - 198
Fonte: Painel de Crimes contra o Patrimônio da Sesp.
PM e Guarda de Vitória destacam patrulhamento
A Polícia Militar informou, por meio de nota, que atua em todo o Estado diariamente com o patrulhamento preventivo, com base em planejamento de ações, visando prevenir os crimes patrimoniais, buscando garantir a segurança dos cidadãos.
“A instituição ressalta que é fundamental o apoio da população no sentido de realizar o devido registro das ocorrências, oferecendo bases, informações e dados para que a PMES possa direcionar o seu planejamento e policiamento em cada localidade”, diz o texto.
A PM informou ainda que quanto mais rápido um roubo ou furto é reportado às autoridades, maiores são as chances de localizar e prender os responsáveis e até reaver o bem subtraído.
A Guarda Civil Municipal de Vitória, por nota, informou que realiza patrulhamento preventivo em toda a cidade, mediante planejamento e demanda de cada região.
Segundo a Guarda, em Vitória, em relação a 2022, houve uma redução de 18% de registros de roubo de celulares. A Guarda de Vitória orienta a qualquer pessoa que for vítima de crime que entre em contato com o Ciodes 190.
Comentários