X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Creches públicas vão voltar a receber bebês

Com o avanço da vacinação contra a covid, as prefeituras da Grande Vitória se planejam para o retorno presencial das crianças


Após quase dois anos,   as creches das prefeituras da Grande Vitória vão voltar a receber   bebês, a  partir de 2022.

 

Imagem ilustrativa da imagem Creches públicas vão voltar a receber bebês
A micropigmentadora Viviane Martins Santos Schneider, de 30 anos, tem buscado informações sobre as vagas e atividades presenciais para bebês nos centros municipais de Educação Infantil (Cmeis), em Vila Velha. |  Foto: Antonio Moreira/AT

 Desde o início da pandemia, essas crianças estavam estudando de forma remota. Com o avanço da vacinação contra a covid-19, já que esse público não pode usar máscara, as prefeituras   se planejam agora  para o retorno presencial desses alunos.

Em Vitória, a secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner, explicou que os centros municipais de educação infantil (Cmeis) retomam no ano que vem o atendimento presencial aos alunos dos grupos 1 e 2, que contemplam bebês de 6 meses a 2 anos.  As matrículas para esse grupo começam em dezembro.

Esses alunos, de acordo com Juliana,   também serão contemplados com a ampliação de jornada, anunciada na segunda-feira pela prefeitura. “Eles   sairão ao meio-dia ou às 18 horas”.

Outra mudança é que os estudantes passam a ter    nove aulas, por semana, entre Artes e Educação Física. Antes, eram cinco.   

Por conta da pandemia, a secretária destacou que um dos maiores cuidados  será em manter   os bebês  afastados de outras turmas, já que eles não podem usar máscara. 

 Na Serra, a prefeitura informou que  as crianças do grupo I – aquelas com idade entre 11 meses e 1 ano e 11 meses –  permanecem em aulas remotas, mas a previsão é de que, no  ano que vem, eles retornem de forma presencial. 

O período de matrícula vai ocorrer  entre os dias 13 e 23 de dezembro.

Em Vila Velha, a  Secretaria Municipal de Educação   anunciou que as turmas de 1 e 2 anos estão previstas para retornarem presencialmente no início do próximo ano letivo, e as  novas matrículas serão abertas a partir do dia 10 de janeiro para a educação infantil.

No município de Cariacica, as aulas presenciais voltaram ontem para os alunos de 1 e 2 anos, segundo informou o secretário de Educação, José Roberto Martins.   “Estamos retomando com esses alunos, sendo que alguns sequer tiveram essa vivência de escola”.

 Para o próximo ano letivo, 1.800 novas vagas devem ser abertas para essa faixa etária em toda a  rede, de acordo com o secretário. “Teremos três novos Cmeis e as novas matrículas começam em janeiro”.


As matrículas por município


Vagas

Apesar de a oferta de vagas ser obrigatória a partir dos 4 anos, segundo estipula o Ministério da Educação,  muitas prefeituras oferecem vagas antes mesmo dessa idade.

>>Vitória

Na capital,  a partir do ano que vem, os centros municipais de Educação Infantil (Cmeis) retomam  o atendimento presencial aos alunos dos grupos 1 e 2, que contemplam bebês de 6 meses a 2 anos.

Esses alunos,  de acordo com  a secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner, também serão contemplados com a ampliação de jornada, anunciada na segunda-feira pela prefeitura, podendo sair ao meio-dia ou  às 18 horas.

as crianças,  atualmente, têm cinco aulas, por semana, entre Artes e Educação Física. Elas passarão a ter nove aulas no ano que vem.

 Matrículas

Abrem em dezembro e devem ir até janeiro. A quantidade de vagas vai depender da manifestação das famílias interessadas em matricular os filhos.

Para fazer a matrícula, é preciso apresentar comprovante de residência, Certidão de Nascimento da criança e  carteira de vacinação, além de documento do responsável.

>> Cariacica

Retornou ontem com as aulas presenciais dos  alunos de 1 e 2 anos.

Para o próximo ano letivo, 1.800 novas vagas devem ser abertas para esta faixa etária em toda a  rede. Três novos Cmeis serão entregues e também vão contar com vagas para alunos de 1 e 2 anos: em Vila Prudêncio (com 200 vagas); Alzira Ramos (150 vagas); e Campo Verde (100 vagas).

O Cmei de Campo Verde (atual bairro Santo  Antônio) será em tempo integral. Os estudantes vão estudar das 7h30 até as 16 horas.

 Matrículas

De 6 de dezembro até  9 de janeiro de 2022: será feito cadastro de pretensão de vagas dos interessados às vagas do ensino infantil I, II e III, no site da prefeitura.

De 31 de janeiro a 11 de fevereiro de 2022: matrículas dos alunos contemplados com as vagas do ensino  infantil I, II e III.

do dia 4 até  16 de janeiro de 2022: será feito cadastro dos interessados às vagas do ensino infantil  IV e V.

Do dia 20  a 28 de janeiro de 2022: resultados das matrículas dos alunos contemplados com as vagas do ensino infantil  IV e V.

>>Vila Velha

as turmas de 1 e 2 anos estão previstas para retornarem presencialmente no início do próximo ano letivo, em 2022.

Matrículas

Novas matrículas serão abertas a partir do dia 10 de janeiro para a educação infantil.

>> Serra

as crianças do grupo I, com idade entre 11 meses e 1 ano e 11 meses, permanecem em aulas remotas. A previsão de retorno presencial do grupo I é para o ano letivo de 2022.

Matrículas

O período de matrícula para crianças inscritas no cadastro reserva das unidades de ensino, para esse grupo, ocorrerá entre os dias 13 e 23 de dezembro. Para os Cmeis, serão abertas aproximadamente 8 mil novas vagas para o ano letivo de 2022, para todas as faixas etárias da educação infantil.  

Fonte: MEC e prefeituras consultadas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: