Login

Atualize seus dados

Avanço na vacinação

Creches públicas vão voltar a receber bebês

Com o avanço da vacinação contra a covid, as prefeituras da Grande Vitória se planejam para o retorno presencial das crianças

24/11/2021 15:39:02 min. de leitura

Após quase dois anos,   as creches das prefeituras da Grande Vitória vão voltar a receber   bebês, a  partir de 2022.

Imagem ilustrativa da imagem Creches públicas vão voltar a receber bebês
A micropigmentadora Viviane Martins Santos Schneider, de 30 anos, tem buscado informações sobre as vagas e atividades presenciais para bebês nos centros municipais de Educação Infantil (Cmeis), em Vila Velha. Foto: Antonio Moreira/AT
 

 Desde o início da pandemia, essas crianças estavam estudando de forma remota. Com o avanço da vacinação contra a covid-19, já que esse público não pode usar máscara, as prefeituras   se planejam agora  para o retorno presencial desses alunos.

Em Vitória, a secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner, explicou que os centros municipais de educação infantil (Cmeis) retomam no ano que vem o atendimento presencial aos alunos dos grupos 1 e 2, que contemplam bebês de 6 meses a 2 anos.  As matrículas para esse grupo começam em dezembro.

Esses alunos, de acordo com Juliana,   também serão contemplados com a ampliação de jornada, anunciada na segunda-feira pela prefeitura. “Eles   sairão ao meio-dia ou às 18 horas”.

Outra mudança é que os estudantes passam a ter    nove aulas, por semana, entre Artes e Educação Física. Antes, eram cinco.   

Por conta da pandemia, a secretária destacou que um dos maiores cuidados  será em manter   os bebês  afastados de outras turmas, já que eles não podem usar máscara. 

 Na Serra, a prefeitura informou que  as crianças do grupo I – aquelas com idade entre 11 meses e 1 ano e 11 meses –  permanecem em aulas remotas, mas a previsão é de que, no  ano que vem, eles retornem de forma presencial. 

O período de matrícula vai ocorrer  entre os dias 13 e 23 de dezembro.

Em Vila Velha, a  Secretaria Municipal de Educação   anunciou que as turmas de 1 e 2 anos estão previstas para retornarem presencialmente no início do próximo ano letivo, e as  novas matrículas serão abertas a partir do dia 10 de janeiro para a educação infantil.

No município de Cariacica, as aulas presenciais voltaram ontem para os alunos de 1 e 2 anos, segundo informou o secretário de Educação, José Roberto Martins.   “Estamos retomando com esses alunos, sendo que alguns sequer tiveram essa vivência de escola”.

 Para o próximo ano letivo, 1.800 novas vagas devem ser abertas para essa faixa etária em toda a  rede, de acordo com o secretário. “Teremos três novos Cmeis e as novas matrículas começam em janeiro”.


As matrículas por município


Vagas

Apesar de a oferta de vagas ser obrigatória a partir dos 4 anos, segundo estipula o Ministério da Educação,  muitas prefeituras oferecem vagas antes mesmo dessa idade.

>>Vitória

Na capital,  a partir do ano que vem, os centros municipais de Educação Infantil (Cmeis) retomam  o atendimento presencial aos alunos dos grupos 1 e 2, que contemplam bebês de 6 meses a 2 anos.

Esses alunos,  de acordo com  a secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner, também serão contemplados com a ampliação de jornada, anunciada na segunda-feira pela prefeitura, podendo sair ao meio-dia ou  às 18 horas.

as crianças,  atualmente, têm cinco aulas, por semana, entre Artes e Educação Física. Elas passarão a ter nove aulas no ano que vem.

 Matrículas

Abrem em dezembro e devem ir até janeiro. A quantidade de vagas vai depender da manifestação das famílias interessadas em matricular os filhos.

Para fazer a matrícula, é preciso apresentar comprovante de residência, Certidão de Nascimento da criança e  carteira de vacinação, além de documento do responsável.

>> Cariacica

Retornou ontem com as aulas presenciais dos  alunos de 1 e 2 anos.

Para o próximo ano letivo, 1.800 novas vagas devem ser abertas para esta faixa etária em toda a  rede. Três novos Cmeis serão entregues e também vão contar com vagas para alunos de 1 e 2 anos: em Vila Prudêncio (com 200 vagas); Alzira Ramos (150 vagas); e Campo Verde (100 vagas).

O Cmei de Campo Verde (atual bairro Santo  Antônio) será em tempo integral. Os estudantes vão estudar das 7h30 até as 16 horas.

 Matrículas

De 6 de dezembro até  9 de janeiro de 2022: será feito cadastro de pretensão de vagas dos interessados às vagas do ensino infantil I, II e III, no site da prefeitura.

De 31 de janeiro a 11 de fevereiro de 2022: matrículas dos alunos contemplados com as vagas do ensino  infantil I, II e III.

do dia 4 até  16 de janeiro de 2022: será feito cadastro dos interessados às vagas do ensino infantil  IV e V.

Do dia 20  a 28 de janeiro de 2022: resultados das matrículas dos alunos contemplados com as vagas do ensino infantil  IV e V.

>>Vila Velha

as turmas de 1 e 2 anos estão previstas para retornarem presencialmente no início do próximo ano letivo, em 2022.

Matrículas

Novas matrículas serão abertas a partir do dia 10 de janeiro para a educação infantil.

>> Serra

as crianças do grupo I, com idade entre 11 meses e 1 ano e 11 meses, permanecem em aulas remotas. A previsão de retorno presencial do grupo I é para o ano letivo de 2022.

Matrículas

O período de matrícula para crianças inscritas no cadastro reserva das unidades de ensino, para esse grupo, ocorrerá entre os dias 13 e 23 de dezembro. Para os Cmeis, serão abertas aproximadamente 8 mil novas vagas para o ano letivo de 2022, para todas as faixas etárias da educação infantil.  

Fonte: MEC e prefeituras consultadas.