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Cidades

Corredores, viadutos e ciclovia vão mudar trânsito

Além do Aquaviário, estão em fase de conclusão a ampliação da Terceira Ponte, a Ciclovia da Vida e o viaduto de Carapina


Imagem ilustrativa da imagem Corredores, viadutos e ciclovia vão mudar trânsito
Avenida Carlos Lindenberg hoje (acima) e projeção de como ficará após implantação dos corredores exclusivos. |  Foto: Leone Iglesias/AT

O primeiro trimestre de 2023 deve ficar marcado por três entregas na área de mobilidade. Além do novo Aquaviário, estão em fase de conclusão a ampliação da Terceira Ponte, somada à entrega da Ciclovia da Vida, além do viaduto de Carapina, na Serra.

Assim como o Aquaviário, as outras duas entregas estão marcadas para acontecer até o fim  de março. Na Terceira Ponte, as ciclovias dos dois lados já foram concluídas.

Segundo o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, falta a conclusão da ampliação da pista, que terá três faixas, sendo uma exclusiva para ônibus.

“Estamos com a obra de alargamento de 60% a 70% pronta. Em fevereiro, quando finalizarmos a mureta de proteção nova,  devemos quebrar as barreiras atuais, fazer a pintura e a correção de piso para concluir a ampliação”.

Quanto ao viaduto de Carapina, entre Serra e Vitória, devem ser iniciadas as obras da viga e da laje  para construir a parte da via  sobre  a Rodovia das Paneleiras. 

Durante essa fase da obra,  Damasceno apontou que uma das faixas de cada lado pode ser usada.    “Em janeiro, que é um mês de menor trânsito, a gente deve estreitar a via para que possamos ter 100% da obra pronta o quanto antes”.

Novas demandas também estão na pauta para este ano. Será lançado este ano o edital para contratação das obras da primeira etapa da implantação dos corredores exclusivos para ônibus. 

O primeiro trecho, com 11 quilômetros, vai ligar o Terminal do Ibes, em Vila Velha, até o Terminal de Jardim América, em Cariacica.

A obra, segundo o secretário, inclui melhorias em toda  avenida Carlos Lindenberg, em Vila Velha, que deve receber uma ciclovia em seu canteiro central, assim como as faixas para priorizar o transporte coletivo. 

Como parte do projeto nessa primeira etapa, serão construídas alças de acesso para a Segunda Ponte.  

O secretário destacou ainda que novidades tecnológicas estão entre os projetos para este ano. “Vamos ter algumas adequações e melhorias de tecnologia para o Cartão GV. Ao longo de 2023, devem surgir novidades nesse sentido. Também vamos trabalhar com a Secretaria de Segurança Pública essa questão de monitoramento em todos os terminais e auxiliar o trabalho de vigilância”.


O QUE VEM POR AÍ


Terceira Ponte

Até o final de  março, o governo  deve concluir e inaugurar a obra de alargamento e da ciclovia na Terceira Ponte.  

Ciclovia

Com 3,3 quilômetros de comprimento e 3 metros de largura, a ciclovia   foi construída com estrutura metálica nas laterais da ponte.

Ela  conta com uma pista pavimentada em concreto, além de barreira antiescalada de três metros de altura para prevenir suicídio.

Na altura do vão central também terá um mirante. 

A estrutura foi instalada nos dois sentidos da ponte. Cada lado será usado para a travessia de ciclistas em um sentido. 

Apesar de praticamente concluída, ela está servindo no momento como apoio para a obra de ampliação da ligação entre Vitória e Vila Velha.

A ciclovia também vai contar com câmeras de monitoramento remoto.

Ampliação das pistas

A ponte passará a ter três faixas para veículos em cada sentido – atualmente, são duas. 

Serão duas faixas de 2,80 metros de largura e uma terceira com 3,10 metros.

Esta faixa maior será exclusiva para ônibus e motos.

A ampliação irá permitir aumentar a capacidade da ponte em 40%.

Para a obra, uma nova mureta de proteção está sendo construída na parte externa da atual. Cerca de 70% da obra já está concluída. Em fevereiro,  a atual será quebrada e as faixas serão reordenadas. 

Complexo de Carapina

A obra do complexo  envolve a ampliação de pistas, eliminação de cruzamentos e construção de um viaduto entre Vitória e Serra, na região de Carapina.

A ampliação da Rodovia das Paneleiras (antiga Reta do Aeroporto) já foi concluída. Já o viaduto fica pronto até março.

Este mês, deve ter início a obra de construção das vigas e laje para fazer a projeção do  viaduto sobre a Rodovia das Paneleiras.

Corredores exclusivos

Ainda no primeiro semestre, será iniciado  o processo de contratação para a primeira etapa de implantação dos corredores exclusivos, em um trecho de 11 quilômetros, ligando o Terminal de Jardim América, em Cariacica,   ao Terminal do Ibes, em Vila Velha.

Nova Lindenberg

Para isso, a  avenida Carlos Lindenberg será totalmente reformulada para receber corredores exclusivos para ônibus e  ciclovia.

No lugar do canteiro central, ficará o espaço destinado aos corredores para ônibus, além das estações de embarque e desembarque (pontos) e uma ciclovia.

Aos demais veículos, serão destinadas duas ou três faixas por sentido.

Ao contrário de projetos anteriores,  esta nova estrutura  não vai precisar de veículos com portas do lado esquerdo para que passageiros entrem e saiam. 

Para isso, haverá uma  reformulação do  traçado e das estações.

Alças da 2ª ponte

A implantação do primeiro trecho de corredor para ônibus  vai contar com a construção de novas alças de acesso e saída da 2ª Ponte.

 será uma alça para subida e outra para descida, em direção à Jardim América, em Cariacica.

Novo Terminal

Nos planos do governo para o segundo semestre está a contratação das obras para o novo Terminal de Carapina, que está previsto para ser transferido para as margens da BR-101, na região de Carapina.

Renovação da frota 

Será dada continuidade à renovação da frota do Transcol, com mais ônibus com ar-condicionado. 

Dos 1.600 veículos que compõem a frota, 650 são novos. A previsão é que este ano, o sistema tenha mais 150 veículos   com ar-condicionado.

Fonte: Semobi.

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