X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

"Conte até 10": pedalaço por mais paciência no dia a dia no ES

Promovido pelo Ministério Público, protesto será realizado neste domingo, a partir das 8h, com concentração na Praça do Papa


Imagem ilustrativa da imagem "Conte até 10": pedalaço por mais paciência no dia a dia no ES
Os promotores Valéria Barros, Bruno Araújo, Renata Lordello e Ronald Gomes Lopes convidam para o evento |  Foto: Fábio Nunes/AT

Com o objetivo de pedir mais paz no dia a dia, o Ministério Público do Espírito Santo (MPES) irá realizar neste domingo (23), a partir das 8 horas, o “Pedalaço pela paz - Conte até 10”.

O evento faz parte da campanha nacional “Conte até 10. Paz. Essa é a atitude”, que promove ações de conscientização para a redução de crimes praticados por motivos banais e busca fazer o incentivo de atitudes que ajudem a reverter os altos índices de violência.

Os promotores de Justiça Valéria Barros, Bruno Araújo, Renata Lordello e Ronald Gomes Lopes convidam a população para a participação no pedalaço.

“Sempre é importante semear a cultura da paz, de tolerância, especialmente em virtude do aumento de pessoas que portam armas de fogo, não raro, usadas inadvertidamente em conflitos, expondo todos a sérios riscos de vida”, disse Ronald.

“No Espírito Santo, temos dois casos recentes que podemos mencionar: o caso fatídico do jovem músico Guilherme Rocha, de 37 anos, quando envolvido em discussão entre condôminos, em Jardim Camburi, sofreu homicídio, e o do tiroteio em Mata da Praia, em que uma discussão entre vizinhos custou a vida do aposentado Manoel Oliveira Pepino”.

O promotor também comentou sobre a morte do idoso Cesar Fine Torresi, que foi agredido durante uma discussão na rua em Santos. São Paulo, dias atrás.

Ronald disse que a campanha e o pedalaço visam fazer com que as pessoas eventualmente envolvidas em atritos reflitam, respirem, “contem até 10” e ajam com racionalidade, evitando atitudes com consequências irreparáveis.

Paz

O psicólogo Gerson Abarca elogiou o pedalaço e comentou sobre como ser uma pessoa que não se deixa levar pela impulsividade agressiva.

“O melhor caminho é observar quem é o outro na situação em que estou convivendo. Porque se eu fico vivendo em uma sociedade sempre esperando que o outro faça aquilo que eu desejo, e isso não acontecer, continuamente vou estar dando respostas de agressividade, negativas e de ataque”.

“Todos nós temos que estar o tempo todo atentos na forma de conviver no dia a dia e de perceber o estresse que está dentro de cada um. Muitas vezes eu posso ser uma pessoa de paz mas em uma situação de acúmulo de estresse, posso ter uma reação que eu nunca esperava que poderia ter”, completou.

Ciclistas vão atravessar a Terceira Ponte

Pedalaço pela Paz 2024

• Acontecerá amanhã, dia 23, e completa 25 anos nesta edição. Tem a previsão de reunir mais de cinco mil pessoas.

• Faz parte da campanha nacional “Conte até 10. Paz. Essa é a atitude”, que promove ações de conscientização para a redução de crimes praticados por motivos banais e busca incentivar atitudes que ajudem a reverter os altos índices de violência, em especial no Espírito Santo.

• O evento é realizado pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) (MPES) e pelo Detran-ES. Tem parceria do Governo do Estado e das Prefeituras de Vitória e de Vila Velha.

Caminho

• A concentração será a partir das 7h30 na Praça do Papa, em Vitória, e a largada, às 8h.

• Os ciclistas sairão da Praça do Papa, atravessarão a Terceira Ponte e seguirão até a Praia da Costa, em Vila Velha. Deste local, retornarão para o ponto de partida em Vitória.

Participação

• Para participar do pedalaço, é muito fácil. Quem estiver interessado, deve doar dois quilos de alimentos não perecíveis. Com a doação, o ciclista ganha um kit do evento (boné e camiseta).

• Os pontos de entrega dos alimentos são as lojas Celeiro Bike Shop (Novo México e Praia da Costa, Vila Velha) e as unidades dos Supermercados Extrabom de Goiabeiras, Itacibá, Gaivotas e Valparaíso.

• Por conta da segurança, a organização da ação orienta que os participantes tenham mais de 12 anos.

Fonte: MPES.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: