X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Consulta a distância a partir do mês que vem em Vitória


Imagem ilustrativa da imagem Consulta a distância a partir do mês que vem em Vitória
A médica Thais Campolina Cohen vai coordenar o serviço de teleoftalmologia nas unidades de saúde de Vitória |  Foto: Leone Iglesias/AT

Para agilizar o atendimento e reduzir o tempo de espera por consultas na rede pública, a tecnologia passa a ser aliada da medicina. Em Vitória, a previsão é que, a partir do final de fevereiro, uma ferramenta começará a ser usada, permitindo que médicos possam conversar a distância com profissionais especialistas.

A prefeitura afirmou que está em fase final de contratação do serviço. O anúncio para a implantação da telemedicina havia sido feito pelo prefeito Luciano Rezende, conforme reportagem publicada em A Tribuna, em setembro do ano passado.

A secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa, explicou que a especialidade a ser atendida a distância será a oftalmologia. “Estamos contratando os serviços de teleoftalmologia da Santa Casa de Misericórdia de Vitória. Temos de finalizar os detalhes e a sistematização do funcionamento do serviço”, adiantou.

Segundo Cátia, a telemedicina vai ocorrer de médico para médico, ou seja, os pacientes serão atendidos nas unidades de saúde pelos médicos da família e, depois, serão encaminhados a um oftalmologista.

Ela explicou ainda que, todas as informações da consulta estarão integradas no prontuário eletrônico, que ficará disponível para o médico da unidade de saúde.

“Nossa rede já é toda informatizada. Então, será o sistema que já temos 'conversando' com o sistema da teleoftalmologia”, disse. “As unidades serão divididas por regiões de saúde. No primeiro mês, pretendemos atender pelo menos mil pessoas e, por ano, 20 mil”, informou.

Inicialmente, o serviço será oferecido em seis unidades – a prefeitura ainda vai divulgar quais postos serão atendidos – e será coordenado pela médica Thais Campolina Cohen, coordenadora da Atenção Básica do Programa de Teleoftalmologia de Vitória.

A prefeitura planeja oferecer também a telecardiologia, mas ainda não tem data definida para a implantação do serviço.

Para o presidente da Associação Médica do Estado (Ames), Leonardo Lessa, é preciso ter alguns cuidados em relação à telemedicina.

“Esse atendimento pode funcionar como um apoio ao médico da família, mas não substitui o contato pessoal entre o paciente e o médico especialista”, observou.

Imagem ilustrativa da imagem Consulta a distância a partir do mês que vem em Vitória
Cátia Lisboa, secretária municipal de Saúde de Vitória e Leonardo Lessa, presidente da Ames |  Foto: Rodrigo Gavini - 03/08/2018

Hospital das Clínicas dá consultoria a todo o Estado

O Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes (Hucam), também conhecido como Hospital das Clínicas, desenvolve diversas atividades de telemedicina, e é parceiro do Ministério da Saúde com o projeto Telessaúde, que entre as atividades ofertadas, tem a teleconsultoria.

Imagem ilustrativa da imagem Consulta a distância a partir do mês que vem em Vitória
Hospital das Clínicas desenvolve diversas atividades de telemedicina |  Foto: Thiago Coutinho - 01/05/2019

Há 10 anos, a unidade oferece o serviço para todas as unidades de saúde do Estado, conforme explicou a chefe da unidade E-Saúde do Hucam, professora Carmen Barreira-Nielsen.

Ela destacou que trata-se de uma consulta registrada em que os profissionais da atenção primária podem, por meio da plataforma do hospital, que foi desenvolvida pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), enviar o quadro clínico do paciente e receber a orientação de especialistas.

“Além de termos um tempo de resposta entre 40 e 72 horas, algumas especialidades fazem o atendimento em tempo real. É feita a marcação e os dois médicos, da unidade e do Hucam, conversam em tempo real”, explicou.

Carmen ressaltou que, somente no ano passado, foram feitos duas mil teleconsultorias.

SAIBA MAIS

Contrato com a Santa Casa

> Telemedicina em Vitória
- A prefeitura anunciou que vai implantar, a partir do fim de fevereiro, o um modelo que irá possibilitar que médicos de unidades de saúde, da atenção básica, possam interagir e buscar opiniões de médicos especialistas em oftalmologia, por meio da telemedicina.

Imagem ilustrativa da imagem Consulta a distância a partir do mês que vem em Vitória
Teleconsulta na Unidade de Telemedicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória: orientação |  Foto: Divulgação

- Isso, segundo a prefeitura, vai fazer com que o atendimento seja otimizado e pacientes possam ter tempo de espera por consulta com o oftalmologista reduzido.
Modelo adotado

- O modelo será de médico para médico, ou seja, os pacientes serão atendidos nas unidades de saúde pelos médicos da família e, depois, serão encaminhados ao especialista.

- A contratação do serviço de teleoftalmologia é da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, que vai funcionar integrado ao sistema informatizado da Prefeitura.

- Todas as informações da consulta estarão integradas no prontuário eletrônico, que ficará disponível para o médico da unidade de saúde.

> Atendimentos
- Inicialmente, a telemedicina será ofertada em seis unidades de saúde - que ainda serão divulgadas. As unidades serão divididas por regiões de saúde.

- Para o primeiro mês de atendimento, a previsão é que sejam feitas mil consultas, pelo menos. No ano, a previsão é realizar 20 mil teleconsultas em oftalmologia.

Fonte: Prefeitura de Vitória e Pesquisa AT.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: