Login

Atualize seus dados

EDUCAÇÃO

Confira dicas para o último dia de prova do Enem

Professores apontam os temas mais cotados para as questões de Matemática, Química, Física e Biologia

26/11/2021 16:44:27 min. de leitura

Imagem ilustrativa da imagem Confira dicas para o último dia de prova do Enem
Professores João Duarte, Michel Lemos e Ewerton Paterline Júnior dão dicas de Física, Biologia e Matemática Foto: Douglas Schneider/AT
 

Se no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) as 90 questões foram acompanhadas da Redação, no próximo domingo as questões da prova terão muitos cálculos, já que é a vez das disciplinas de Matemática, Física, Química e Biologia. 

Para ajudar os candidatos, professores dão dicas de como se sair bem e não vacilar na hora do exame. A prova deste domingo (28) começa às 13h30 e vai até as 18h30.

Com 90 questões no prazo máximo de 5 horas do segundo dia do Enem, professores dizem esperar cálculos e textos grandes, tendo em vista o padrão das perguntas do primeiro dia de prova, que foi nomeada por eles como “muito interpretativas” devido aos enunciados longos das questões.

“Até o dia do exame, é bom o candidato ir dormir cedo, pois é uma prova mais cansativa, com muitos cálculos. Então é importante chegar descansado para poder ter um bom desempenho”, frisou o diretor pedagógico do UP Centro Educacional, James Scandian. 

“O aluno deve conseguir analisar bem as questões mais difíceis, para resolver mais para o final da prova, respondendo primeiro as perguntas 'fáceis'”, completou.

O professor de Matemática do curso preparatório Homero Massena, Wilson Sousa Miranda Junior, comenta sobre o que pode estar presente nas 45 questões de Matemática. As outras 45 questões são de Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química).

“Acredito em uma prova menos densa de conteúdo, e com mais gráficos, tabelas, noções lógicas de matemática. Também terá algo sobre função, logaritmo. Geometria também cobra-se bastante, questões sobre juros e inflação podem aparecer, ainda mais pelas questões atuais sobre a inflação no País”, destacou Wilson.

Na parte de Física, o professor da disciplina no Centro Educacional Leonardo Da Vinci João Duarte destaca os conteúdos e cita o nível de dificuldade delas na composição da nota final. 

“Os assuntos que têm aparecido com grande frequência nas últimas edições do Enem são ondas, em especial acústica, energia, trabalho e potência, circuitos elétricos e calorimetria. Vale lembrar que as questões de Cinemática, quando são cobradas, são mais difíceis, assim como as de campo elétrico e ondas que se  destacam como as de maior dificuldade de abordagem”.

Pedidos para reaplicação

O candidato que apresentar sintomas de doenças infectocontagiosas no próximo domingo (28) não deve comparecer para fazer o Enem, mas poderá solicitar a reaplicação da prova por meio da Página do Participante. 

O prazo começa na próxima segunda-feira, dia 29, e vai até o dia 3 de dezembro. Será necessário anexar documentos que comprovem a condição de saúde. 

São doenças infectocontagiosas consideradas como condições para pedir a reaplicação: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid.

Quem não compareceu ao primeiro dia do Enem, no último domingo (21), por apresentar sintomas de algumas destas doenças também poderá pedir para as provas serem reaplicadas.

Ao solicitar a reaplicação, é obrigatório inserir documento legível que comprove a doença. 

Na documentação, deve constar o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição de saúde, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e da identificação do profissional competente, e a data do atendimento. 

Os interessados deverão verificar se o pedido foi aprovado por meio da Página do Participante.

O Inep vai reaplicar as provas nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, mesmas datas do exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021. 

Nesses dias, também fazem as provas os participantes que se inscreveram entre os dias 14 e 26 de setembro, depois de nova oportunidade destinada às pessoas isentas da taxa de inscrição que faltaram ao Enem 2020.


ALGUMAS DICAS


Biologia

  • Ecologia: ciclos biogeoquímicos (carbono e nitrogênio), desequilíbrios ambientais (poluição, introdução de espécies exóticas, tráfico de animais), cadeias e teias alimentares; 
  • Metabolismo energético: respiração celular, fermentação e, especialmente, fotossíntese; 
  • Genética molecular: DNA, RNA, síntese proteica e mutações gênicas; Evolução – resistência a antibióticos e seleção natural; 
  • Fisiologia: imunologia (vacinas), sistema cardiovascular e sistema endócrino; 
  • Genética: anomalias genéticas (análise de cariótipos) e cruzamentos (primeira lei de Mendel); 
  • Parasitoses: viroses e verminoses; 
  • Zoologia e botânica: análise de cladogramas e sistemática filogenética.

Química

  • Química orgânica: principalmente estruturas e solubilidade de compostos orgânicos;
  • Química ambiental: que na verdade é a disciplina inteira, pois contempla os fenômenos ambientais diversos que envolvem a química;
  • Cálculos químicos e estequiometria, além de noções de termoquímica e do comportamento ácido-base das substâncias;
  • Também são comuns questões com gráficos e tabelas, que exigem interpretação. 

Física

  • Ondas (em especial, acústica), energia, trabalho e potência (nas diversas áreas da Física), circuitos elétricos e Calorimetria.

Matemática

  • As habilidades mais cobradas são de conteúdos de cálculos aritméticos, razão, proporção, regra de três, porcentagem, geometria e questões de gráficos e tabelas.

Fontes: João Duarte, Mário Broetto, Michel Lemos Batista e Ewerton Paterline Júnior, professores do Colégio Leonardo da Vinci.