Confira descontos e promoções na compra de material escolar
Lojas oferecem até cashback, um programa de recompensas. Entre as dicas, estão pesquisar preços e levar só o necessário
Escute essa reportagem
Com retorno previsto para o início de fevereiro, já tem famílias aproveitando o começo do ano para comprar os materiais escolares. Há lojas no Espírito Santo que oferecem descontos e até cashback (programa de recompensas) para as famílias que estão montando a lista.
Para não gastar muito dinheiro na hora de montar a mochila da garotada, especialistas ouvidos pela reportagem dão dicas.
A primeira delas, apontada pelo secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Diego Libardi, responsável pelo Procon Vitória, é a pesquisa.
“Há grandes variações de preço, por isso orientamos sempre a pesquisa, para que o consumidor tenha a melhor compra. É comprar de forma planejada e estritamente aquilo que é necessário”.
Além da pesquisa, a economista Adriana Rigoni Gasparini recomenda que os pais não levem os filhos para as compras. “Normalmente, eles são muito suscetíveis às propagandas e vão querer os lançamentos do momento que, sem dúvida, são muito mais caros”.
Deixar para comprar na última hora, será que encarece a conta? Segundo Adriana, sim. “Se a pessoa deixa para última hora, ela pode estar inclinada a comprar aquilo que está mais próximo da sua casa, ou aquilo que está sendo visto no momento. Isso encarece muito”.
Adriana alerta que, todos os anos, as empresas lançam novos produtos. “Esses produtos, sem dúvida, são muito mais caros e você não vai conseguir nem fazer comparação com o preço do ano anterior”.
Compras
A assistente social Josi Gomes, 44, e seu marido, o técnico agrícola Francisco Mação, 38, aproveitaram a tarde desta quinta-feira (04) com os filhos João Miguel, 6, e Joaquim, 4, para comprar o material escolar.
“O João está indo para o primeiro ano e são poucos materiais que vamos ter de comprar. Já viemos em um lugar em que vamos encontrar tudo”, contou.
Acompanhando as listas escolares, o Grupo MiniPreço, de acordo com o gerente da loja de Vitória, Leonardo Oliveira, desde dezembro vem percebendo aumento na procura do material escolar.
“Muitos pais usam esses itens, como mochila, para presentear os filhos”.
A loja, segundo Leonardo, tem buscado oferecer promoções e cashbacks aos clientes que fizerem compras durante o mês de janeiro e fevereiro.
“Estamos devolvendo, em forma de cashback, 10% na compra total do cliente para ele poder gastar em qualquer unidade da MiniPreço. Em março, ele pode usar os 10% para comprar o que quiser”.
Melhores opções
Adepta da pesquisa de preço, a professora Luana Teixeira, 38, foi às compras com a filha Lara Teixeira Fontoura, 11.
“A lista da escola está dentro dos padrões de todos os anos, sem excesso, dentro do que esperávamos. Pesquiso para ver as melhores opções para mim, sempre faço. Gosto de comprar no começo do ano por causa da variedade”.
Saiba mais
Veja o que pode ser reaproveitado
Antes de sair às compras, verifique quais os itens que restaram do período letivo anterior e avalie a possibilidade de reaproveitá-los.
Pesquisa
Especialistas alertam que existem grandes variações de preço, entre estabelecimentos. Por isso, orientam que seja feita pesquisa de preço e comprado o necessário.
Produtos personalizados
Evite levar as crianças e adolescentes para fazer as compras. Elas preferem os produtos com personagens, logotipos e acessórios licenciados, que geralmente são mais caros.
Cashbacks
Há estabelecimentos que oferecem cashbacks para serem trocados em próximas compras.
Fique atento
A lista de material escolar deverá ser disponibilizada para que o consumidor tenha a liberdade de pesquisar preços e marcas dos materiais solicitados.
Não podem ser inclusos na lista materiais de uso comum como produtos de higiene, limpeza, de atividades de laboratório, bem como os utilizados na área administrativa.
A escola só poderá requerer os materiais utilizados para as atividades pedagógicas diárias do aluno, como folha de sulfite, tinta guache, lápis, caneta, borracha, em quantidade coerente com as atividades praticadas, sem restrição de marca.
Fonte: Especialistas consultados e Procon Vitória.
Comentários