X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Computação entre os cursos da Ufes com maiores notas no Sisu

Além de Medicina, o mais concorrido, quem quiser passar na área tecnológica precisará atingir, no mínimo, 793,52 pontos


Quem sonha em entrar na  Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) ou no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)  enfrenta uma concorrência acirrada: a maior nota de corte parcial já chega a 803 pontos. Medicina e os cursos da área de Computação são os mais concorridos.

A nota de corte é a nota do último colocado dentro do limite de vagas. Todos os dias, a nota parcial é atualizada pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), plataforma que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Até esta quinta (23), para conquistar uma vaga no curso de Medicina da Ufes, o mais concorrido do Estado, era preciso atingir, no mínimo, a nota de 803,34 pontos. Em seguido, aparecem os cursos de Engenharia da Computação, com 799,63 pontos, e Ciência da Computação, com 793,52 pontos.

No Ifes, há três cursos de Sistemas da Informação entre os dez mais concorridos, nos campi da Serra, de Cachoeiro de Itapemirim e de Colatina. Arquitetura e Urbanismo teve a maior nota, até ontem: 721,27 pontos.  

Algumas estratégias podem ajudar o estudante a conquistar uma das vagas. O diretor geral do UP Centro Educacional, Fábio Portela, orienta que os vestibulandos utilizem as duas opções de curso disponíveis do Sisu e, caso não sejam selecionados, manifestem interesse na lista de espera.

“É possível escolher até duas opções de curso e de instituição. Enquanto as inscrições estiverem abertas, é possível trocar o curso, com base na nota de corte. Há, ainda, a lista de espera, que é  direcionada apenas a quem não conseguiu passar em nenhuma das opções, podendo escolher concorrer na espera de uma delas”.

Já a professora de Redação Aline Moraes Oliveira lembra que, neste período de seleção para as universidades, muitos estudantes se frustram quando o resultado alcançado não é suficiente. 

Para a especialista, após um período de descanso e de reflexão, o vestibulando pode adotar estratégias para alcançar melhores notas no próximo ano.

“O estudante pode recomeçar, adotar estratégias de estudo, verificar as maiores dificuldades e investir em superá-las. Dedicação  é chave, mas é importante registrar: equilíbrio é tudo! Há, ainda,  o ProUni e o Fies”.

Leia mais em:

Prazo de inscrição no Sisu termina nesta sexta. Veja passo a passo

Nota 1000 do Enem fazia uma redação por semana

“Expectativa de passar em Medicina”

Imagem ilustrativa da imagem Computação entre os cursos da Ufes com maiores notas no Sisu
A estudante Júlia Vasconcelos Furlani, de 18 anos, monitora as notas de corte parciais diariamente para verificar se alcançará seu sonho. |  Foto: Leone Iglesias/AT

A estudante Júlia Vasconcelos Furlani, de 18 anos, monitora as notas de corte parciais diariamente para verificar se alcançará seu sonho: conquistar uma vaga no curso de Medicina da Ufes. 

Na segunda opção de curso, Odontologia, a estudante ocupa, por enquanto, o terceiro lugar. 

Com conquistas de medalhas nas maiores olimpíadas de conhecimento do País, ela conta que o segredo para ter bons resultados é manter o foco e priorizar o bem-estar.

“Estou na expectativa de passar em Medicina, mas se não der, continuarei tentando. Um dos meus sonhos é ser uma pesquisadora dessa área. Minha preferência é pela Ufes, uma vez que terei maior possibilidade de participar de programas de pesquisa e de intercâmbio. Pretendo fazer mestrado e doutorado fora do País”, observa.


COMO FUNCIONA


Resultado será divulgado na terça-feira

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma plataforma, gerida pelo Ministério da Educação (MEC), que seleciona estudantes para vagas  ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, a maioria instituições federais (universidades e institutos).

 Para se inscrever no processo seletivo,  é preciso que o candidato  tenha participado da edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tenha obtido nota   zero na prova de redação.

A primeira edição do Sisu 2023 oferta 226.399  vagas em 128 instituições públicas participantes, sendo 63 universidades federais. 

No Estado, participam do Sisu a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

São, ao todo, 2.799 vagas em cursos  da Ufes e 1.985 vagas em cursos do Ifes.

Inscrição

Os interessados devem se inscrever pelo site oficial (acessounico.mec.gov.br/sisu), até hoje, às 23h59.

É possível escolher até duas opções de curso e de instituição. Enquanto as inscrições estiverem abertas, é possível trocar o curso quantas vezes julgar necessário, com base no acompanhamento da nota de corte.

Resultado

O resultado do processo será divulgado na próxima terça-feira.

Se o desempenho permitir o ingresso nos dois cursos, prevalecerá a primeira opção do estudante, com apenas uma chamada para matrícula. 

Se o estudante for selecionado na chamada regular, em 1º ou em 2º opção, não poderá participar da lista de espera.

Lista de espera

A lista de espera  é direcionada apenas para quem não conseguiu passar em nenhuma das opções na chamada regular, podendo escolher concorrer na espera entre a 1º ou a 2º opção dos cursos de escolha.

O prazo para manifestar interesse na lista de espera será de terça-feira até  o dia 8 de março.

A manifestação de interesse na lista de espera assegura ao estudante apenas a expectativa de direito à vaga ofertada, estando a matrícula ou o registro acadêmico condicionados à existência de vaga e ao atendimento de todos os requisitos legais e regulamentares já divulgados pelo edital do Sisu 2023. 

Fonte: Ministério da Educação (MEC) e especialistas entrevistados.


Ufes


1º Medicina: 803,34 

2º Eng. da Computação: 799,63 

3º Ciência da Computação: 793,52 

4º Engenharia Elétrica: 768,73 

5º Eng. Mecânica: 755,21 

6º Odontologia: 754,84 

7º Psicologia: 751,27 

8º Engenharia Civil: 749,89 

9º Direito: 748,13 

10º Eng. de Produção: 745,65

Ifes

1º Arquitetura (Colatina): 721,27

2º Biomedicina (Vila Velha): 721,07 

3º Eng. Civil (Vitória): 712,71 

4º Sistemas de Informação (Serra): 707,55 

5º Eng. Mecânica (Vitória): 700,94 

6º Sistemas de Informação (Cachoeiro de Itapemirim): 698,44 

7º Engenharia Elétrica (Vitória): 694,48 

8º Eng. Elétrica (Guarapari): 674,77 

9º Engenharia Sanitária e Ambiental (Vitória): 673,04 

10º Sistemas de Informação (Colatina): 662,30

Fonte: Sisu.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: