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Cidades

Cliente que comprou carro novo com defeito vai receber dinheiro de volta no ES

Fábrica e revendedora de veículos foram condenadas a devolver dinheiro de cliente depois que carro apresentou problema de fabricação


Imagem ilustrativa da imagem Cliente que comprou carro novo com defeito vai receber dinheiro de volta no ES
Condenação por problemas em carro |  Foto: Arquivo/AT

A Justiça condenou uma fábrica e uma revendedora de veículos a devolver o dinheiro de um cliente depois que ele comprou um carro e o veículo começou a apresentar defeito. O autor da ação vai receber mais de R$ 80 mil, somando os valores do automóvel e da indenização por danos morais. 

O processo tramitou pela  2ª Vara Cível de Cariacica e o cliente informou que comprou o carro em 2010. Ele alega que dois depois o veículo começou a apresentar problemas mecânicos e elétricos. 

O autor da ação informa ainda que o carro chegou a ser levado à autorizada ao apresentar falhas no motor, onde ficou em revisão por um mês, impossibilitando que o motorista utilizasse o veículo durante esse período.

No processo, a fábrica contestou que os problemas apresentadas não têm relação com recall do carro, visto que esse foi vendido zero quilômetro, não havendo, assim, a necessidade de restituição do veículo.

No entanto, uma perícia foi realizada por engenheiro mecânico e elétrico. Esse trabalho comprovou que os vícios são provenientes da fabricação.

Já a concessionária afirmou não ser responsável, pois apenas revende os automóveis.

O juiz, porém, entendeu que os fatos estão relacionados ao código de defesa do consumidor, responsabilizando a fábrica e a revendedora pela falha nos serviços prestados ao requerente, por terem vínculo comercial.

Além de indenizar o cliente em R$ 20 mil pelos danos morais sofridos, as duas foram condenadas a ressarcirem o valor de R$ 62.260 desembolsado pelo cliente na compra do carro.

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