Cirurgia com menos dor para alcançar a boa forma
De olho no verão, pacientes buscam a lipoaspiração a laser, cirurgia plástica com recuperação mais rápida e menos inchaço
Escute essa reportagem
Menos dor, inchaço, sangramento e recuperação mais rápida. Essas são algumas das vantagens da lipoaspiração a laser, cirurgia plástica que tem ganhado a preferência dos pacientes capixabas que estão na preparação para o verão.
Também chamado de lipo a laser, o procedimento utiliza ondas de laser que eliminam ou desprendem as células de gordura.
A técnica, indicada para pessoas que têm leve ou moderada flacidez de pele, é feita somente por profissionais capacitados no hospital.
O cirurgião plástico Roberto Ribeiro explica que a técnica é para ser usada em conjunto com a lipoaspiração tradicional.
“Na lipo a laser o comprimento de onda é direcionado para o tecido gorduroso. Esse laser desprende a célula gordurosa, em seguida a lipo tradicional recolhe essa gordura que foi desprendida”.
Após a lipoaspiração convencional, de acordo com o cirurgião plástico Eduardo Passamai, a lipo a laser utiliza um outro módulo em que é feita uma cauterização, aumentando a retração da pele.
Outra vantagem do procedimento, segundo o médico, é a utilização de cânulas descartáveis. “Diferente de outros aparelhos, em que as cânulas são esterilizáveis, nesse o risco de contaminação é quase zero”.
A grande diferença da lipo a laser para a tradicional, segundo o cirurgião plástico Humberto Pinto, é a retração da pele.
“O paciente precisa estar com uma relação peso e altura dentro da normalidade, porque vamos remover o excesso localizado de gordura. Na lipo a laser conseguimos melhorar alguns graus de flacidez da pele, mas apenas leves e moderados”, frisa.
Quem passou pelo procedimento e ficou satisfeita com o resultado foi a coordenadora de RH Luciane Zardini, de 40 anos.
“Foi a primeira vez que fiz um procedimento estético. Pelo que ouvia falar sobre a lipo tradicional, senti que o tempo de recuperação da minha cirurgia e a quantidade de hematomas foram menores. Com 15 dias já estava trabalhando remotamente”.
“Estou amando o resultado”
Em abril deste ano a médica Rebecca Vereza Loiola, 30, fez lipoaspiração a laser. A indicação foi feita pelo cirurgião, já que Rebecca precisava de uma recuperação rápida.
“Por ser médica, precisava de um resultado rápido e evitar complicações. E quando eu era mais nova já tinha perdido muito peso, com isso, já tinha um pouco de flacidez. Estou amando o resultado!”, afirma Rebecca.
Ponteiras de ouro ajudam a reduzir medidas
Atualmente, existem muitos tratamentos estéticos para combater a flacidez e a gordura localizada. Para quem não quer um tratamento mais invasivo, já há disponível tecnologia em que ponteiras de ouro podem ser usadas para reduzir medidas.
O aparelho BodyTite é de origem israelense, segundo explica o cirurgião plástico Ariosto Santos, e serve para remodelar a silhueta, realizar a queima de gordura localizada e tratar a flacidez. Pode ser usado em tratamentos corporais e faciais.
O cirurgião destaca que o método proporciona um estímulo profundo de colágeno deixando a pele firme e uniforme.
“Isso é possível por conta da radiofrequência fracionada, que permite ao médico chegar às camadas mais profundas da pele do paciente, usando microagulhamento de ouro”, disse.
A tecnologia possui quatro ponteiras. “Cada uma pode ser usada para determinada função. Uma delas é a ponteira Morpheus, que tem agulhas de ouro e atinge as mais profundas camadas da pele, fazendo a remodelação adiposa”, destaca Ariosto.
Segundo o médico, existem dois tipos de ponteira Morpheus: para face, com 24 agulhas revestidas de ouro, e outra para o corpo, ideal para áreas maiores com 40 agulhas revestidas em ouro.
Além disso, existe ainda a ponteira FaceTite, responsável pela remodelação de pequenas áreas do corpo, incluindo face e regiões de difícil acesso, com resultado semelhante ao de um lifting.
Há também a ponteira com o mesmo nome do aparelho, BodyTite, que realiza tratamento em grandes áreas, como abdômen, coxas, braços, glúteos, entre outras, e pode complementar procedimentos cirúrgicos tradicionais, como a lipoaspiração.
“Esse aparelho permite remodelação minimamente invasiva, fornecendo ao paciente melhoras significativas na estética, sem necessidade de procedimento cirúrgico. É feito em hospital, mas dependendo se for uma área menor, pode ser realizado em consultório”.
Saiba mais
O que é a lipoaspiração a laser
A lipoaspiração a laser, também chamada de lipo a laser, é uma cirurgia plástica voltada para a retirada de gordura do corpo, com auxílio de um laser no procedimento.
Na lipo a laser o comprimento de onda é direcionado para o tecido gorduroso. Esse laser desprende a célula gordurosa e, em seguida, a lipo tradicional recolhe essa gordura que foi desprendida.
Em seguida, o laser é passado novamente para estimular a retração da pele (aumentando o colágeno) e, assim, melhorar a cicatrização e evitar a flacidez.
Indicação
A técnica é indicada para pessoas que têm flacidez de leve a moderada de pele. É feita somente por profissionais capacitados e deve ocorrer em um hospital.
Diferenças da lipo a laser para a lipo tradicional
Ambas as lipoaspirações têm a mesma função: retirar a gordura do corpo por meio de cirurgia.
A lipoaspiração tradicional utiliza uma cânula simples na região em que a gordura será retirada, e o cirurgião faz movimentos com o acessório para, aos poucos, aspirar a gordura.
Já a lipoaspiração a laser utiliza o auxílio do laser para, de forma mais moderna, retirar a gordura. Além disso, a cânula é descartável, reduzindo o risco de contaminação.
Fonte: Especialistas consultados.
Comentários