Cidade do ES registra primeiro caso de gripe aviária em animal doméstico do país
Caso foi anunciado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária
Escute essa reportagem
O Espírito Santo registrou o primeiro caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP - H5N1), conhecida como gripe aviária, em um animal doméstico. O caso, informado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), aconteceu no município da Serra. Este é o primeiro foco da doença encontrado em aves domésticas desde a entrada do vírus no Brasil, no dia 15 de maio.
Segundo o Ministério, no imóvel onde a doença foi diagnosticada havia uma criação de pato, ganso, marreco e galinha.
Apesar de ser o primeiro caso registrado no Brasil, o Ministério alertou que o consumo e a exportação de produtos avícolas permanecem seguros no país e que não acarretará em qualquer restrição ao comércio internacional.
"As medidas sanitárias estão sendo aplicadas para contenção e erradicação do foco de IAAP, bem como estão sendo intensificadas as ações de vigilância em populações de aves domésticas na região relacionada ao foco. A depender da evolução das investigações e do cenário epidemiológico, novas medidas poderão ser adotadas pelo Mapa e pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF) para evitar a disseminação do vírus e proteger a avicultura nacional.", informou o Ministério.
Além do Espírito Santo, há casos registrados da doença em aves da Bahia, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
O Ministério ressalta ainda que a população deve evitar o contato direto (sem a proteção adequada) com aves doentes ou mortas.
Comentários