X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

Cidades

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Cidade do ES registra primeiro caso de gripe aviária em animal doméstico do país

Caso foi anunciado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária

foto autor
Weslei Radavelli
27/06/2023 - 18:07

Ouvir

Escute essa reportagem

O Espírito Santo registrou o primeiro caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP - H5N1), conhecida como gripe aviária, em um animal doméstico. O caso, informado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), aconteceu no município da Serra. Este é o primeiro foco da doença encontrado em aves domésticas desde a entrada do vírus no Brasil, no dia 15 de maio.

Segundo o Ministério, no imóvel onde a doença foi diagnosticada havia uma criação de pato, ganso, marreco e galinha.

Apesar de ser o primeiro caso registrado no Brasil, o Ministério alertou que o consumo e a exportação de produtos avícolas permanecem seguros no país e que não acarretará em qualquer restrição ao comércio internacional.

"As medidas sanitárias estão sendo aplicadas para contenção e erradicação do foco de IAAP, bem como estão sendo intensificadas as ações de vigilância em populações de aves domésticas na região relacionada ao foco. A depender da evolução das investigações e do cenário epidemiológico, novas medidas poderão ser adotadas pelo Mapa e pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF) para evitar a disseminação do vírus e proteger a avicultura nacional.", informou o Ministério.

Além do Espírito Santo, há casos registrados da doença em aves da Bahia, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

O Ministério ressalta ainda que a população deve evitar o contato direto (sem a proteção adequada) com aves doentes ou mortas.

Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso