Ciclovia da Terceira Ponte terá botão de pânico
Além da ciclovia, a ponte passará a ter três faixas para veículos em cada sentido
Escute essa reportagem
A ciclovia da Terceira Ponte vai contar com câmeras de monitoramento remoto e botões de pânico que poderão ser acionados em caso de acidentes ou quando algum ciclista passar mal ou for assaltado.
A novidade será implantada ao longo da estrutura de 3,3 quilômetros que foi construída para a travessia de ciclistas entre Vitória e Vila Velha.
Já concluída, a ciclovia é feita com estrutura metálica nas laterais da ponte e conta com uma pista pavimentada em concreto, além de barreira antiescalada de três metros de altura para prevenir suicídio. Na altura do vão central, nos dois sentidos, haverá um espaço maior para ser utilizado como mirante.
De acordo com o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fabio Damasceno, o botão de pânico será implantado como um dos itens de segurança, que conta também com planejamento de operação do Corpo de Bombeiros para atendimentos e resgate no local.
A previsão é de que a ciclovia seja liberada em março de 2023. Em relação a operação e como será o controle de entrada e saída, o secretário reforçou que está em elaboração, mas deverá passar por um período de transição, já que deve ser usado o Cartão GV e QRCode para acesso.
“A ideia é que, durante três meses, tenhamos uma operação assistida, com pessoas fazendo assistência na entrada e saída da ciclovia, orientando, além do sistema de monitoramento online. Depois desse período, por outros três meses, essa assistência será só aos finais de semana.”
Ao fim de seis meses, o secretário afirmou que a ideia é ter todo o monitoramento remoto, câmeras, centro de controle operacional e botão do pânico funcionando.
Mesmo com o controle do acesso por meio de cartão ou QR Code, não haverá cobrança de tarifa.
Pistas
Além da ciclovia, a ponte passará a ter três faixas para veículos em cada sentido – atualmente, são duas. Serão duas faixas de 2,80 metros de largura e uma terceira com 3,10 metros. Esta faixa maior será exclusiva para ônibus e motos.
Fique por Dentro
Terceira Ponte
Ciclovia
> A ciclovia foi construída com estrutura metálica nas laterais da ponte e conta com uma pista pavimentada em concreto, além de barreira antiescalada de três metros de altura para prevenir suicídio.
> A estrutura foi instalada nos dois sentidos da ponte e será liberada em março de 2023.
> Apesar de praticamente concluída, ela está servindo no momento como apoio para a obra de ampliação da ponte.
Ampliação das pistas
> A ponte passará a ter três faixas para veículos em cada sentido – atualmente, são duas. Serão duas faixas de 2,80 metros de largura e uma terceira com 3,10 metros.
> Esta faixa maior será exclusiva para ônibus e motos.
> A ampliação irá permitir aumentar a capacidade da ponte em 40%.
Complexo de Carapina
> A obra envolve a ampliação de pistas, eliminação de cruzamentos e construção de um viaduto entre Vitória e Serra, na região de Carapina.
> A ampliação da Rodovia das Paneleiras (antiga Reta do Aeroporto) já foi concluída. Já o viaduto fica pronto até março do ano que vem.
Novo Terminal
> Nos planos do governo para o próximo ano está a contratação das obras para o novo Terminal de Carapina, que está previsto para ser transferido para as margens da BR-101, na região de Carapina.
> A obra do novo Terminal também prevê melhorias em um trecho da rodovia.
Novo contorno
> Uma das obras de mobilidade destacadas pelo governador Renato Casagrande, na última segunda-feira (31), é a do Contorno de Jacaraípe, já em execução. A nova via irá ligar o município da Serra até Santa Cruz, em Aracruz.
> O novo eixo de desenvolvimento incluirá a construção de uma nova ponte sobre o rio Reis Magos, na região de Nova Almeida, na Serra, e Praia Grande, em Fundão, reduzindo o tráfego de caminhões e carros pesados na região.
> A expectativa do governo é que essa etapa comece no ano que vem e dure cerca de quatro anos para ser concluída.
Nova rodovia
> Enquanto um novo leilão da concessão da BR-262 é aguardado, o governo do Estado planeja a construção de uma nova rodovia, ligando Viana a Marechal Floriano.
> A previsão é que a ordem de serviço seja dada entre o final do ano que vem para o início de 2024.
> A ideia é que quem estiver trafegando no sentido Minas Gerais passe pela BR-262.
> Já quem estiver seguindo de Marechal Floriano com destino a Viana, deve passar pela nova rodovia. As obras desse binário devem durar entre dois anos e dois anos e meio.
Fonte: Governo do Estado.
Veja a entrevista no Tribuna Online
O videocast Estúdio Tribuna Online, gravado no estúdio Tribunalab com o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, pode ser conferido no site tribunaonline.com.br ou clicando aqui
Comentários