X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Centro de Valorização da Vida oferece ajuda a deprimidos


Com o objetivo de oferecer uma escuta cuidadosa àqueles que estão passando por momentos difíceis, o Centro de Valorização da Vida (CVV) está sempre a postos, funciona 24 horas por dia.

Sem fins lucrativos, o CVV atua em Vitória desde 1984 e tem o cuidado de manter o anonimato de quem procura os serviços, seja por telefone, através do número 188 ou pelo chat do site www.cvv.org.br.

Imagem ilustrativa da imagem Centro de Valorização da Vida oferece ajuda a deprimidos
5G é a nova geração de conectividade móvel |  Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O porta-voz e coordenador do Centro de Valorização da Vida, em Vitória, Carlos Faroni, explica que o atendimento é feito por voluntários, que recebem treinamento.

O serviço funciona durante todos os dias da semana e é voltado para qualquer pessoa que precise conversar com alguém. “Toda vida merece ser valorizada, devemos promover qualquer situação que auxilie a pessoa naquele momento”, comenta.

Segundo ele, as mortes por suicídio no Brasil ficam entre 11 mil e 15 mil por ano, e o objetivo do CVV é evitar que esse número cresça, principalmente, entre os jovens de 15 a 29 anos, faixa etária que é muito afetada por esse problema.

“Essa é uma questão de saúde pública, que deve mobilizar instituições públicas e organizar a sociedade civil em busca de uma saúde mental equilibrada”, avalia.

A psicóloga e doutoranda em Prevenção do Suicídio Lorena Schettino Lucas reforça a importância dos serviços do CVV e o lema da instituição: “falar é a melhor solução”.

“Faz uma diferença gigante quando você é ouvido e acolhido, alivia a sensação de quando você está sendo engolido pelos próprios sentimentos”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: