Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Centro de Valorização da Vida oferece ajuda a deprimidos

| 05/08/2021 16:19 h

Com o objetivo de oferecer uma escuta cuidadosa àqueles que estão passando por momentos difíceis, o Centro de Valorização da Vida (CVV) está sempre a postos, funciona 24 horas por dia.

Sem fins lucrativos, o CVV atua em Vitória desde 1984 e tem o cuidado de manter o anonimato de quem procura os serviços, seja por telefone, através do número 188 ou pelo chat do site www.cvv.org.br.

5G é a nova geração de conectividade móvel
5G é a nova geração de conectividade móvel |  Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O porta-voz e coordenador do Centro de Valorização da Vida, em Vitória, Carlos Faroni, explica que o atendimento é feito por voluntários, que recebem treinamento.

O serviço funciona durante todos os dias da semana e é voltado para qualquer pessoa que precise conversar com alguém. “Toda vida merece ser valorizada, devemos promover qualquer situação que auxilie a pessoa naquele momento”, comenta.

Segundo ele, as mortes por suicídio no Brasil ficam entre 11 mil e 15 mil por ano, e o objetivo do CVV é evitar que esse número cresça, principalmente, entre os jovens de 15 a 29 anos, faixa etária que é muito afetada por esse problema.

“Essa é uma questão de saúde pública, que deve mobilizar instituições públicas e organizar a sociedade civil em busca de uma saúde mental equilibrada”, avalia.

A psicóloga e doutoranda em Prevenção do Suicídio Lorena Schettino Lucas reforça a importância dos serviços do CVV e o lema da instituição: “falar é a melhor solução”.

“Faz uma diferença gigante quando você é ouvido e acolhido, alivia a sensação de quando você está sendo engolido pelos próprios sentimentos”.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS