X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Cavalaria e até drone para vigiar blocos ilegais


Imagem ilustrativa da imagem Cavalaria e até drone para vigiar blocos ilegais
|  Foto: Reprodução

Para evitar bailes clandestinos, como o que ocorreu no último sábado (1º), no bairro Praia do Canto, em Vitória, a Polícia Militar vai utilizar tropas especializadas, como o Regimento de Polícia Montada e a Companhia Independente de Missões Especiais (Cimesp).

Os PMs pretendem fazer o uso de drone para monitorar atos criminosos, se o baile chegar a acontecer. Uma festa clandestina, chamada Bloco da Laranjada, está marcada para o próximo sábado (8).

Também vão atuar para impedir badernas o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil e a Guarda Municipal. O tenente-coronel Anderson Loureiro Barboza, subcomandante do Comando de Polícia Ostensiva Metropolitano (CPOM), destacou que os PMs estão preparados.

“Se eles mudarem de local, a PM vai se deslocar também. No último final de semana, 30 festas clandestinas estavam programadas, sendo que seis eram em Vitória. Mas quase nenhuma aconteceu pois elas foram perdendo a força”, afirmou o tenente-coronel.

Na tarde de quarta-feira (5), uma reunião foi convocada pelo promotor de Justiça Marcelo Lemos Vieira, da 12ª Promotoria de Meio Ambiente e Urbanismo de Vitória, para tratar o tema. Estiveram presentes comerciantes, moradores, representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) e da Prefeitura Municipal de Vitória.

O promotor destacou que o Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES) vai acompanhar a fiscalização dos bailes clandestinos.

“Foram constatadas várias condutas ilícitas, como consumo de drogas, ingestão de bebidas alcoólicas por menores e até sexo explícito. A cidade fala, respira. Não pode haver gueto”, disse o promotor.

Na reunião, foi definido um protocolo a ser seguido para evitar que bailes clandestinos aconteçam.

“Servirá para festas clandestinas em todos os outros bairros de Vitoria”, ressaltou o promotor.

O secretário de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira, afirmou que, além das ações conjuntas das polícias, o protocolo envolve a interdição de três ruas e conta com a presença do Procon e do Conselho Tutelar no local do evento.

A polícia já monitora, pelo menos, 20 eventos clandestinos que estão programados para acontecer no sábado e domingo. Segundo o subsecretário da Sesp, Guilherme Pacífico, o número pode aumentar. “Fica variando, mas esse é o número que temos até agora”, disse.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: