Casamento comunitário vai reunir 65 casais neste sábado na Serra
Parque da Cidade, na Serra, será palco de casamento comunitário. Expectativa é de que mais de 700 pessoas compareçam ao evento
Escute essa reportagem
O Parque da Cidade, na Serra, será palco para a celebração de 65 histórias de amor por meio do casamento comunitário, que acontecerá neste sábado (20).
Realizada pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Serra (Sedir), a ação promete encantar os apaixonados e também os convidados.
O local estará preparado para receber os noivos, suas famílias e amigos, com decoração especial e bolo. A expectativa de público é para mais de 700 pessoas.
A cerimônia será conduzida pelo juiz de paz e por um celebrante, e a música será responsabilidade da Banda da Guarda Civil Municipal da Serra.
“Ele (casamento comunitário) vai para além do fortalecimento dos laços familiares. É também o fortalecimento do laço social, ao celebrar aquela união perante a comunidade em que o casal está inserido. Também é uma forma de regularizar a vida jurídica e religiosa do casal”, disse Lilian Motta, secretária de Direitos Humanos e Cidadania da Serra.
Uma das duplas que está animada para o momento é a da professora Ediene Carvalho de Souza, de 50 anos, e do carreteiro paulista Eduardo Henrique Marques da Silva, de 42. Juntos há cinco anos por união estável, eles estão mais apaixonados do que nunca.
“Ele é de São Paulo e veio fazer algumas entregas aqui no Estado. Nos conhecemos e rolou o amor. Ele continuou por lá durante alguns meses e depois decidimos ficar juntos”, disse a noiva.
Segundo Ediene, sua vida mudou ao conhecer o amado, que apresentou a ela o universo do motociclismo e motoclubes. Hoje, os dois são motociclistas e viajam juntos em diversas aventuras.
“Eu já pilotava moto porque usava esse meio de transporte para ir trabalhar, mas participar de eventos, dormir em barracas, viajar… nunca imaginei fazer isso. Por meio do motociclismo, que passei a conhecer tudo. Eduardo me mostrou isso, e eu amo”, contou.
Em relação ao sábado, ela afirmou que será um dia especial.
“Será uma surpresa para as pessoas no Parque da Cidade, porque eu vou casar de preto, bota quase no joelho e com colete. Minhas alianças são pretas. Eduardo vestirá uma blusa com um dizer sobre rock e o colete dele. Iremos assim porque queremos honrar aquilo em que convivemos”.
O casal convidou muitos amigos motociclistas. Depois da cerimônia, todos farão um motociata até Nova Almeida, na Serra, onde Ediene e Eduardo moram. Á noite, haverá outra celebração na casa dos dois.
Casais apaixonados
> Vida nova!
A cearense Auxiliadora Lima, de 56 anos, veio para o Estado após ficar com limitações devido a uma longa internação em unidade de tratamento intensivo devido à covid. Na época, não tinha condições de trabalhar onde atuava e recebeu uma proposta de emprego em Ibatiba.
Ao vir para o Estado, conheceu Jorge Marinho de Jesus, pastor evangélico, enquanto estava na igreja. Na época, teve a visão com um espaço, que depois descobriu ser do Parque da Cidade, onde será o casamento comunitário. Ali, ela acreditou ser uma mensagem divina.
“Fui casada há 35 anos e não imaginava que me casaria uma segunda vez. Me divorciei e passei muito tempo sozinha e eu não queria mais casamento. Foi quando conheci Jorge e graças a Deus nos damos muito bem”, contou.
> 15 anos de amor
Juntos há 15 anos, Maria Elena Galdino dos Santos, professora, de 69 anos, e Elísio Carlos da Silva Cancellgliere, motorista, 64, estão animados para a troca de alianças amanhã.
A concunhada de Maria agiu como cupido, pois em um churrasco que fez, a dupla ocupou o mesmo espaço. E a partir dali, o romance começou a se desenrolar. “Estou muito feliz, aguardando essa data especial que Deus preparou para nós”, disse Maria.
Saiba mais
Casamento comunitário
Acontecerá neste sábado (20), no Parque da Cidade, Serra, e celebrará a união de 65 casais.
Iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Serra (Sedir), a ação oferece espaço com decoração especial, bolo e música.
A cerimônia será conduzida pelo juiz de paz e por um celebrante.
Participação
Para participar do casamento comunitário, é preciso morar na Serra, ter mais de 18 anos, renda de até três salários mínimos (até R$ 4.236) por casal, e ausência de impedimento legal para casar, nos termos do artigo 1.521 do Código Civil. Cada casal deve apresentar, também, duas testemunhas.
Comentários