Casagrande visita obra do Cais das Artes: "ES no circuito cultural do Brasil"
Cais das Artes terá teatro, salas de exposição, área permanente para eventos culturais, entre outros espaços
Escute essa reportagem
O Cais das Artes, que está sendo construído junto à Baía de Vitória, é um sonho antigo do capixaba. E, agora que as obras recomeçaram, a realização desse sonho parece estar cada vez mais próxima. Com um teatro para 1.300 lugares, cinco salas de exposição, uma área para eventos culturais, entre outros espaços, o Cais das Artes deve colocar o Espírito Santo de vez no circuito cultural nacional. É o que afirma o governador Renato Casagrande.
"Estou aqui no Cais das Artes olhando como está a obra. Aqui vamos ter cinco salas de exposição, uma biblioteca, um auditório, uma área permanente para eventos culturais, um teatro com 1.300 lugares. Então veja as possibilidades que existem na área cultural com uma estrutura como essa", ressaltou Casagrande.
"A obra ficou parada muito tempo, mas conseguimos retomar. Vamos conseguir colocar o Espírito Santo no circuito cultural do Brasil e também no circuito cultural internacional", reforçou o governador durante uma visita às obras.
Com previsão de conclusão de 30 meses, o Cais das Artes foi idealizado pelo capixaba Paulo Mendes da Rocha, que morreu em 2021. A ideia é que o complexo cultural seja composto por três edificações. A mais alta delas será um teatro, com capacidade para 1.300 pessoas.
Obras
A obra no Cais das Artes teve início em abril de 2010, porém o contrato inicial foi rescindido no ano de 2012. Em junho do ano passado, o Governo do Estado e o Consórcio responsável pela construção assinaram um acordo para a retomada e conclusão dos trabalhos — a previsão é que a conclusão dure 30 meses.
Saiba mais
> Projeto
- Assinado pelo consagrado arquiteto e urbanista capixaba Paulo Mendes da Rocha, vencedor em 2006 do Prêmio Pritzker, o maior reconhecimento da arquitetura mundial, o conjunto arquitetônico do complexo Cais das Artes é constituído por um museu, um teatro e um prédio administrativo anexo, edificados sobre uma praça aberta.
> Museu
- O Edifício do Museu possui uma área expositiva de aproximadamente 3 mil metros quadrados, distribuídas em cinco salas.
- Contempla ainda um auditório para 174 lugares, uma biblioteca, salão de acolhimento, varanda e um café.
- O acesso ao Museu é realizado por um conjunto de dois elevadores, escadas e rampas externas que permitem a contemplação da Baía de Vitória e do Convento da Penha.
- As salas expositivas contam com uma ponte rolante para movimentação de obras de arte.
> Edifício anexo
- Conectado ao Museu através de passarelas metálicas, este edifício abriga as oficinas, reservas técnicas e áreas administrativas. Possui elevador de carga e escada metálica.
> Teatro
- Com capacidade para 1.300 espectadores, será equipado para receber eventos de grande porte, com espetáculos de teatro, ópera, dança, concerto, entre outros.
- No Foyer, espaço de entrada e acolhimento do teatro, onde estão localizadas as chapelarias e as bilheterias, existe acesso aos conjuntos de elevadores e escadas, bar e área reservada aos artistas e funcionários.
- A edificação conta com conjunto de quatro elevadores e escadas de concreto.
- O Teatro será contemplado com camarins, salas de ensaio, salas técnicas, ou seja, toda a estrutura necessária para grandes espetáculos.
Fonte: Pesquisa A Tribuna.
Comentários