Casagrande: "Precisamos fazer Mimoso do Sul funcionar novamente"
Governador Renato Casagrande disse que estrutura de apoio permanecerá montada e ativa na cidade até o próximo dia 14
Escute essa reportagem
O governador do Estado, Renato Casagrande, fez sua quinta visita a Mimoso do Sul na manhã de a última quarta-feira (04) para avaliar os trabalhos que estão sendo realizados e para levar novos recursos ao município, que foi devastado pela enchente na madrugada do dia 23 de março.
Durante a visita, o governador expressou preocupação com a cidade, afirmando que, apesar dos esforços de limpeza e recuperação, a rotina dos moradores está longe de ser normalizada.
“Precisamos colocar a cidade para funcionar novamente. Muito já foi feito nesses poucos mais de 10 dias, mas temos muito o que fazer ainda”, disse o governador.
Casagrande revelou ainda que toda a estrutura de apoio permanecerá montada e ativa na cidade até o próximo dia 14, com visitas dele programadas para domingo e dia 10, para avaliação dos progressos.
“São 100 máquinas atuando na retirada de entulhos, alunos da Polícia Militar trabalhando na limpeza, além de equipes do DER, do Exército e da Marinha. Sem contar os voluntários”.
O governador anunciou repasses de recursos para a contratação de serviços destinados à desobstrução das estradas do interior de Mimoso do Sul e para os outros municípios atingidos pela enchente realizarem projetos de reconstrução da infraestrutura local.
Outra novidade anunciada recentemente pelo governador é o início do cadastramento para o Cartão Reconstrução, que destina R$ 3,5 mil para as vítimas da enchente, bem como a oferta de financiamentos para empreendedores afetados, visando acelerar a retomada das atividades econômicas.
Também foi anunciado recurso de R$ 10 milhões para recuperar escolas municipais atingidas pelas chuvas no Sul do Estado e, em apoio e solidariedade às famílias afetadas, a Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) anunciou a isenção da tarifa com vencimento no mês de abril para os moradores das cidades sob a atuação da companhia.
Mortes
A tempestade que atingiu o Sul do Estado na madrugada do último dia 23 deixou um total de 20 mortos, sendo 18 em Mimoso do Sul e dois em Apiacá.
De acordo com balanço da Defesa Civil Estadual emitido às 17 horas de ontem, uma pessoa ainda está desaparecida. Cerca de 9.700 ainda estão desalojadas e 79 desabrigadas.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários