X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Câmera já multa no acesso à Terceira Ponte

Estacionamento irregular, parada sobre a faixa de pedestre e obstrução do cruzamento são as principais infrações


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Câmera já multa no acesso à Terceira Ponte
Cruzamento entre a avenida Hugo Musso e a rua Ceará, no acesso à Terceira Ponte, é fiscalizada por câmera |  Foto: Kadidja Fernandes/at

Além de atuar na segurança e organização do trânsito, câmeras de videomonitoramento de Vila Velha também têm ajudado a Guarda Municipal na fiscalização em pontos como o cruzamento entre a avenida Hugo Musso e a rua Ceará, no acesso à Terceira Ponte.

O inspetor de Estratégia de Trânsito da Guarda Municipal de Vila Velha, Abner Nunes, pontuou que entre as infrações flagradas pelos agentes, por meio das câmeras, estão estacionamento irregular, além de parada sobre a faixa de pedestre e obstrução do cruzamento.

Ele explicou que o ponto é fiscalizado de forma presencial pelos agentes nos horários de pico, já que é um trecho complicado em horários de maior fluxo.

Além disso, em novembro do ano passado, a câmera foi instalada. “Além de monitorar e ajudar na organização do fluxo no local, os agentes que estão na central de videomonitoramento também podem observar as imagens e, por meio delas, na mesma hora lavrar o auto de infração”.

O inspetor reforçou que não é o equipamento em si que multa ou que verifica a infração de forma automática, mas os agentes que estão na central.

“Em 2022, houve uma atualização de uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que trata de fiscalização através de videomonitoramento. Essa resolução traz alguns requisitos sobre como isso pode ser feito”, explicou Nunes.

Segundo ele, o local deve ter placa informando que o ponto é fiscalizado por videomonitoramento. Além disso, quem fiscaliza é um guarda municipal devidamente treinado, que deve flagrar a irregularidade no momento.

A visualização também deve ser clara, como as características do veículo, a placa e a possível infração de trânsito.

“A câmera atua como mais um facilitador, mas é como se o guarda estivesse na rua”, explica Nunes.

No município, ele ressaltou que 110 câmeras de videomonitoramento têm a sinalização e podem ser usadas pela Guarda Municipal para autuar infrações de trânsito.

“Nenhuma das câmeras tem o único propósito de fiscalizar o trânsito. Todas atuam também na segurança pública, por exemplo. Mas caso da Guarda visualizar irregularidades nas vias, os condutores podem ser multados”.

Nunes disse que as câmeras, em conjunto com os semáforos inteligentes, são usados ainda para melhorar a fluidez no trânsito, já que indicam quando o tráfego está precisando de maior tempo de sinal aberto em um dos sentidos.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: