X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Carros alegóricos com até 11 metros de altura no Carnaval 2025

O limite anterior era de 9 metros, o que gerava punições nas escolas. Outra novidade é a presença de jurados capixabas no desfile


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Carros alegóricos com até 11 metros de altura no Carnaval 2025
Carro alegórico: mudança de tamanho foi aprovada pelas escolas |  Foto: Douglas Schneider/AT - 12/02/2023

Ainda faltam quatro meses para o Carnaval, mas as escolas de samba do Grupo Especial já têm novidades para animar o folião. Entre elas, carros alegóricos maiores, jurados capixabas e grandes sambas-enredo.

Na última semana, foi aprovado o regulamento e o manual do jurado para o Carnaval de Vitória, que acontecerá no dia 22 de fevereiro de 2025, no Sambão do Povo.

A partir do ano que vem, cada quesito do desfile contará com um jurado capixaba. Anteriormente, algumas categorias eram julgadas apenas por jurados do Rio de Janeiro e até mesmo de São Paulo.

Além disso, a altura máxima dos carros alegóricos será aumentada de 9 para 11 metros.

“No ano passado, tivemos muitas punições por causa da altura. Essa foi uma das mudanças aprovadas pelas escolas. Outra novidade será um portal onde o público poderá verificar se uma escola ultrapassou ou não a altura permitida. Mas vamos deixar o restante das novidades para o lançamento oficial do Carnaval”, explica Edson Neto, presidente da Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge).

A aprovação das mudanças ocorreu a partir de uma reunião da Liesge com representantes da sete escolas do Grupo Especial: Mocidade Unida da Glória (MUG), Independente de Boa Vista, Novo Império, Unidos da Piedade, Unidos de Jucutuquara, Chegou o que Faltava e Imperatriz do Forte.

“Pelo que vejo dos bastidores, este será o Carnaval mais disputado de todos os tempos. A diferença entre as escolas deve estar nos detalhes, nos décimos”, ressalta o presidente. Ele também afirma que, em sua opinião, os sambas-enredo das sete escolas são os melhores dos últimos 10 anos.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: