Carros alegóricos com até 11 metros de altura no Carnaval 2025
O limite anterior era de 9 metros, o que gerava punições nas escolas. Outra novidade é a presença de jurados capixabas no desfile
Escute essa reportagem
Ainda faltam quatro meses para o Carnaval, mas as escolas de samba do Grupo Especial já têm novidades para animar o folião. Entre elas, carros alegóricos maiores, jurados capixabas e grandes sambas-enredo.
Na última semana, foi aprovado o regulamento e o manual do jurado para o Carnaval de Vitória, que acontecerá no dia 22 de fevereiro de 2025, no Sambão do Povo.
A partir do ano que vem, cada quesito do desfile contará com um jurado capixaba. Anteriormente, algumas categorias eram julgadas apenas por jurados do Rio de Janeiro e até mesmo de São Paulo.
Além disso, a altura máxima dos carros alegóricos será aumentada de 9 para 11 metros.
“No ano passado, tivemos muitas punições por causa da altura. Essa foi uma das mudanças aprovadas pelas escolas. Outra novidade será um portal onde o público poderá verificar se uma escola ultrapassou ou não a altura permitida. Mas vamos deixar o restante das novidades para o lançamento oficial do Carnaval”, explica Edson Neto, presidente da Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge).
A aprovação das mudanças ocorreu a partir de uma reunião da Liesge com representantes da sete escolas do Grupo Especial: Mocidade Unida da Glória (MUG), Independente de Boa Vista, Novo Império, Unidos da Piedade, Unidos de Jucutuquara, Chegou o que Faltava e Imperatriz do Forte.
“Pelo que vejo dos bastidores, este será o Carnaval mais disputado de todos os tempos. A diferença entre as escolas deve estar nos detalhes, nos décimos”, ressalta o presidente. Ele também afirma que, em sua opinião, os sambas-enredo das sete escolas são os melhores dos últimos 10 anos.
Comentários