X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

150 anos da imigração italiana é homenageada com monumento de Vânia Cáus

Vania adianta que o Monumento terá 12 metros quadrados de extensão e três de altura


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem 150 anos da imigração italiana é homenageada com monumento de Vânia Cáus
Artista Vania Cáus e sua obra Monumento do Ofício das Paneleiras, em Vitória |  Foto: Divulgação/Vania Cáus

A artista linharense Vania Cáus já está finalizando a criação do Monumento que marcará os 150 anos da imigração italiana no Brasil e seu grande legado cultural e ambiental, celebrados neste ano de 2024.

A concepção da obra está pronta e a construção em curso, já na bancada. Vania adianta que o Monumento terá 12 metros quadrados de extensão e três de altura, a forma física de uma curva, e será trabalhado em mosaico.

Cada lado da obra terá seis metros quadrados e, em um deles, será repetida a arte do selo comemorativo, com o navio La Sofia, que em 1874 aportou no ES, com os primeiros 388 italianos que começaram a construir essa história. Do outro lado, reinará o Colibri, símbolo do Patrimônio Natural de Santa Teresa.

Vania Cáus seguirá a linguagem milenar do mosaico, com materiais que vão do vidro cristal ao murano, em diálogo com a Itália, sem deixar de conversar também com o contemporâneo: um QR Code, com áudio e vídeo descritivo, ajudará o acesso das pessoas com deficiências à beleza e ao sentido da homenagem.

Reconhecida oficialmente como o município pioneiro da imigração italiana no País, pela Lei Federal 13. 617/2018, Santa Teresa teve este ano o lançamento do Selo Comemorativo da data, cunhado pela Casa da Moeda do Brasil, a pedido da prefeitura do município.

Além dessa obra, a artista é autora do Monumento do Ofício das Paneleiras, em Vitória, do painel que homenageia os 120 anos do poeta Carlos Drummond de Andrade, em Itabira, MG, todos em 2022, e de intervenções em vários estados.

Artista multidisciplinar, ativista Cultural e professora, Vânia Cáus tem extensa bagagem cultural, tendo integrado festivais, oficinas, residências artísticas e exposições dentro e fora do país.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: