Elite do Carnaval em disputa acirrada hoje no Sambão
Escolas de samba do Grupo Especial entram na avenida a partir das 22 horas e prometem desfile de alto nível em busca do título
Escute essa reportagem
As escolas de samba do Grupo Especial estão prontas para um espetáculo de levantar o Sambão do Povo! Em disputa acirrada pelo título de campeã do Carnaval de Vitória 2023, a elite do Carnaval promete levar, hoje, um desfile como nenhum outro para a avenida. O início está previsto para as 22 horas.
Desfilam, nesta ordem, as sete agremiações: Piedade, Jucutuquara, Novo Império, Boa Vista, Mocidade Unida da Glória (MUG), Andaraí e Chegou o que Faltava. A avenida será tomada por uma disputa de titãs!
A rainha de bateria da Andaraí, Fernanda Passon, e as musas Laila Martins, da Boa Vista, Layla Bastos, da MUG, Livia Ferreira, da Chegou O Que Faltava, e Luiza Monteiro, da Jucutuquara, já estão concentradas para entregar a melhor performance no templo do Carnaval capixaba.
Preparada para um espetáculo à frente da bateria da Andaraí, a rainha Fernanda Passon garante que os foliões irão se surpreender.
“Estou com a expectativa altíssima. Nossa escola está linda! Ansiedade a mil e aquele friozinho na barriga de todos os anos. Podem esperar um desfile grandioso, bonito e animadíssimo”, garante.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, destaca que, no ano passado, o desfile foi tão bem sucedido que entrou para a história do Estado. Para este ano, a expectativa é ainda maior, já que não há mais a crise sanitária que ocorria com os altos números de covid-19.
“Vamos reunir uma multidão com planejamento e paz. Nossa expectativa é de que a ocupação hoteleira chegue a 90%. Para este ano, a prefeitura estima que a festa vai receber um número maior de turistas e deve gerar 5.500 empregos”.
Estrutura
Com arquibancadas, mesas, camarotes corporativos e coletivos, a estrutura do Carnaval de Vitória não deixa a desejar. Neste ano, a iluminação terá destaque especial: serão utilizados 170 projetores RGBW que oferecem diversidade, precisão no ajuste de cor e luz e permitem a criação de efeitos e a transformação de ambientes, de acordo com a Prefeitura de Vitória.
A festa terá, ainda, 120 projetores de 500W para iluminação da pista de desfile, fora os 60 projetores já existentes. Haverá a instalação de 80 projetores de 200W nos circuitos de emergência e de 60 projetores de 500W nos camarotes provisórios.
Imperatriz do Forte abre a folia
Após meses de espera, foi dada a largada para o Carnaval que abre alas para as comemorações em todo o Brasil. Às 19 horas, o Sambão do Povo, em Vitória, abriu os portões para mais uma grande celebração da cultura capixaba.
Leia mais:
Carnaval 2023: Rio terá mais de 80 blocos de rua no fim de semana
Escolas do Grupo Especial do Carnaval de Vitória desfilam neste sábado
De volta à data original, no mês de fevereiro, e sem medidas restritivas em razão da pandemia de covid-19, a folia deste ano trouxe aquela sensação de segurança que o público tanto precisava. Como não poderia ser diferente, os foliões marcaram forte presença na abertura da festa capixaba.
A primeira escola a desfilar, pouco depois das 22 horas, foi a Imperatriz do Forte.
Até o ano passado, a escola pertencia ao Grupo Especial, mas terminou a edição de 2022 em último lugar. Por isso, desceu para o Grupo de Acesso A.
“Tenho certeza de que fizemos um trabalho muito bonito, apesar de todas as dificuldades. A nossa escola vem lutando muito para conquistar o acesso ao Grupo Especial novamente”, contou o presidente da escola, Artur Kadratz.
Na avenida, a agremiação de Vitória trouxe a história de Benedito Meia-Légua, líder negro do Norte do Espírito Santo, que lutou contra a opressão racial no Vale do Cricaré e nos sertões de São Mateus e Conceição da Barra.
Na ordem, Império de Fátima, Pega no Samba, Independentes de São Torquato, Chega Mais, Mocidade da Praia e Unidos de Barreiros completaram o desfile, já no início da manhã de hoje.
Sete agremiações desfilam hoje
Ingressos esgotados
Hoje, as sete agremiações da elite do Carnaval Capixaba desfilam. O início previsto é às 22 horas.
Todos os ingressos para camarotes, mesas e arquibancadas já estão esgotados.
Ordem e enredos
1ª - Unidos da Piedade: “Bino Santo e as Lutas que Ecoam no Morro”.
2ª - Unidos de Jucutuquara: “Onde Ocê Foi Morar?”.
3ª - Novo Império: “Imperium - Abram Alas para Vossas Majestades”.
4ª - Independentes de Boa Vista: “Humor Tanto Riso Oh Quanta Alegria... No Tom da Canção a Boa Vista Contagia!”.
5ª - Mocidade Unida da Glória (MUG): “A Caminho das Terras do Sol Poente”.
6ª - Andaraí: “Carlos Magno e Os Doze Pares de França! Imperador do Sertão, Soberano da Esperança”.
7ª - Chegou O Que Faltava: “O Tesouro Que Faltava”.
Leia mais:
Bonecos gigantes e ensaios de blocos agitam o pré-Carnaval em Pernambuco
Festival Olinda Beer reúne Ivete Sangalo, João Gomes e sete atrações em Recife
Comentários