X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Carnaval 2022

Elite do Carnaval em disputa acirrada hoje no Sambão

Escolas de samba do Grupo Especial entram na avenida a partir das 22 horas e prometem desfile de alto nível em busca do título


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Elite do Carnaval em disputa acirrada hoje no Sambão
Participantes do Carnaval Vitória 2023 |  Foto: Carnaval 2023- Douglas Schneider/AT

As escolas de samba do Grupo Especial estão prontas para um espetáculo de levantar o Sambão do Povo! Em disputa acirrada pelo título de campeã do Carnaval de Vitória 2023, a elite do Carnaval promete levar, hoje, um desfile como nenhum outro para a avenida. O início está previsto para as 22 horas.

Desfilam, nesta ordem, as sete agremiações: Piedade, Jucutuquara, Novo Império, Boa Vista, Mocidade Unida da Glória (MUG), Andaraí e Chegou o que Faltava. A avenida será tomada por uma disputa de titãs!

A rainha de bateria da Andaraí, Fernanda Passon, e as musas Laila Martins, da Boa Vista, Layla Bastos, da MUG, Livia Ferreira, da Chegou O Que Faltava, e Luiza Monteiro, da Jucutuquara, já estão concentradas para entregar a melhor performance no templo do Carnaval capixaba.

Preparada para um espetáculo à frente da bateria da Andaraí, a rainha Fernanda Passon garante que os foliões irão se surpreender.

“Estou com a expectativa altíssima. Nossa escola está linda! Ansiedade a mil e aquele friozinho na barriga de todos os anos. Podem esperar um desfile grandioso, bonito e animadíssimo”, garante.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, destaca que, no ano passado, o desfile foi tão bem sucedido que entrou para a história do Estado. Para este ano, a expectativa é ainda maior, já que não há mais a crise sanitária que ocorria com os altos números de covid-19. 

“Vamos reunir uma multidão com planejamento e paz. Nossa expectativa é de que a ocupação hoteleira chegue a 90%. Para este ano, a prefeitura estima que a festa vai receber um número maior de turistas e deve gerar 5.500 empregos”. 

Estrutura

Com arquibancadas, mesas, camarotes corporativos e coletivos, a estrutura do Carnaval de Vitória não deixa a desejar. Neste ano, a iluminação terá destaque especial: serão utilizados 170 projetores RGBW que oferecem diversidade, precisão no ajuste de cor e luz e permitem a criação de efeitos e a transformação de ambientes, de acordo com a Prefeitura de Vitória. 

A festa terá, ainda, 120 projetores de 500W para iluminação da pista de desfile, fora os 60 projetores já existentes. Haverá a instalação de 80 projetores de 200W nos circuitos de emergência e de 60 projetores de 500W nos camarotes provisórios.

Imperatriz do Forte abre a folia

Após meses de espera, foi dada a largada para o Carnaval que abre alas para as comemorações em todo o Brasil. Às 19 horas, o Sambão do Povo, em Vitória, abriu os portões para mais uma grande celebração da cultura capixaba. 

Leia mais:

Carnaval 2023: Rio terá mais de 80 blocos de rua no fim de semana

Escolas do Grupo Especial do Carnaval de Vitória desfilam neste sábado

De volta à data original, no mês de fevereiro, e sem medidas restritivas em razão da pandemia de covid-19, a folia deste ano trouxe aquela sensação de segurança que o público tanto precisava. Como não poderia ser diferente, os foliões marcaram forte presença na abertura da festa capixaba.

A primeira escola a desfilar, pouco depois das 22 horas, foi a Imperatriz do Forte.

Até o ano passado, a escola pertencia ao Grupo Especial, mas terminou a edição de 2022 em último lugar. Por isso, desceu para o Grupo de Acesso A.

“Tenho certeza de que fizemos um trabalho muito bonito, apesar de todas as dificuldades. A nossa escola vem lutando muito para conquistar o acesso ao Grupo Especial novamente”, contou o presidente da escola, Artur Kadratz.

Na avenida, a agremiação de Vitória trouxe a história de Benedito Meia-Légua, líder negro do Norte do Espírito Santo, que lutou contra a opressão racial no Vale do Cricaré e nos sertões de São Mateus e Conceição da Barra.

Na ordem, Império de Fátima, Pega no Samba, Independentes de São Torquato, Chega Mais, Mocidade da Praia e Unidos de Barreiros completaram o desfile, já no início da manhã de hoje.

Sete agremiações desfilam hoje

Ingressos esgotados

Hoje, as sete agremiações da elite do Carnaval Capixaba desfilam. O início previsto é às 22 horas.

Todos os ingressos para camarotes, mesas e arquibancadas já estão esgotados. 

Ordem e enredos

1ª - Unidos da Piedade: “Bino Santo e as Lutas que Ecoam no Morro”.

2ª - Unidos de Jucutuquara: “Onde Ocê Foi Morar?”.

3ª - Novo Império: “Imperium - Abram Alas para Vossas Majestades”.

4ª - Independentes de Boa Vista: “Humor Tanto Riso Oh Quanta Alegria... No Tom da Canção a Boa Vista Contagia!”.

5ª - Mocidade Unida da Glória (MUG): “A Caminho das Terras do Sol Poente”.

6ª - Andaraí: “Carlos Magno e Os Doze Pares de França! Imperador do Sertão, Soberano da Esperança”.

7ª - Chegou O Que Faltava: “O Tesouro Que Faltava”.

Leia mais:

Bonecos gigantes e ensaios de blocos agitam o pré-Carnaval em Pernambuco

Festival Olinda Beer reúne Ivete Sangalo, João Gomes e sete atrações em Recife

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: