Cariacica vai ter praia artificial com quiosques
Escute essa reportagem
Assim como as vizinhas Vitória, Vila Velha e Serra, Cariacica agora vai ter praia. A promessa é da prefeitura, que afirmou que vai lançar oficialmente no dia 24 de junho, aniversário da cidade, o edital para contratar a empresa responsável pelas obras em Porto de Santana.
A praia artificial terá quiosques, calçadão, academia popular e playground, além de amplo estacionamento e rampa de descida de embarcações.

O projeto não é novo; há mais de 10 anos, o trânsito começou a ser repensado na região, e a orla foi idealizada para que a população pudesse se divertir.
O deputado estadual Marcelo Santos (Podemos), presidente da Comissão de Infraestrutura, de Desenvolvimento Urbano e Regional, de Mobilidade Urbana e de Logística da Assembleia Legislativa, explicou que a comissão revisou a pauta junto com a Prefeitura de Cariacica.
“Há anos existia um esboço para algo maior na região, mas a cidade tinha outras demandas mais urgentes. Com a eleição do prefeito Euclério Sampaio, começamos a discutir novamente esse projeto. Apresentamos a ideia ao governo do Estado, que topou”, relatou.
Segundo o deputado, a previsão é que as obras comecem entre o final deste ano e o início do ano que vem. A praia artificial deve ser concluída em dois anos.
O projeto, com orçamento de R$ 40 milhões, prevê uma extensão de 1.100 metros de areia. A largura será de 12 metros, considerando a maré vazia, e 8 metros, com a maré cheia.
A região conhecida como “Orla do Porto de Santana” é um pequeno trecho banhado pelo Oceano Atlântico. De lá, dá para ver parte dos bairros Santo Antônio, Ilha das Caieiras e São Pedro, em Vitória.
“Cariacica precisa desses espaços. Em Porto de Santana, de um lado a gente vê a orla de Santo Antônio, com belos restaurantes, mas do nosso lado não tem nada. Um polo gastronômico vai desenvolver a cidade”, comemorou o presidente da Associação de Moradores do bairro Valparaíso, Juliano Rosa.
O líder comunitário do bairro Aparecida, Juliano Oliveira, vê a iniciativa com bons olhos.
“A gente precisa de uma área de lazer na região, para a população se divertir ao ar livre. A expectativa é grande. A gente espera que esse projeto realmente saia do papel”, completou o morador.
Comentários