Caranguejo na pista do aeroporto impede pouso de avião no ES
Aeronave que vinha do Rio arremeteu por causa do guaiamum
Escute essa reportagem
Um voo que vinha do Rio de Janeiro com destino ao Estado precisou arremeter no Aeroporto de Vitória. O motivo? Um caranguejo guaiamum na pista. O fato inusitado aconteceu por volta das 23 horas da última segunda-feira com o voo 2094 da empresa aérea Gol.
A Zurich Airport Brasil, que administra o aeroporto da capital capixaba, confirmou a situação. Segundo a nota encaminhada à imprensa, “foi verificada a presença de um caranguejo na pista”.
Veja mais notícias sobre Cidades aqui.
Ainda segundo a administradora, a equipe de fauna do aeroporto foi acionada por causa da situação – o procedimento padrão previsto para esses casos.
“Logo após a retirada do animal, as operações seguiram regularmente. A aeronave do vídeo pousou cerca de 10 minutos depois do speech (fala) do comandante”, diz trecho da nota.
O vídeo mencionado pela Zurich Airport viralizou nas redes sociais na noite desta terça-feira (21). As imagens registram o momento que o comandante do voo informa aos passageiros o motivo do atraso do pouso em Vitória.
“Acreditem se quiser, a nave que pousou um pouco a nossa frente reportou uma quantidade absurda de caranguejos na pista (risos)”, diz ele, bem-humorado.
LEIA MAIS
Roberto Carlos vai fazer show de 82 anos em Vitória
Prefeito de Cachoeiro confirma show de Roberto Carlos na cidade
Fim do casamento de Sabrina Sato e Duda Nagle
Quem estava presente nesse voo foi a biomédica esteta (especialista em estética) Anna Chacon. Ela conta que estava com o filho e o marido, o engenheiro Thiago Carvalho, e confessa que ficou preocupada quando a aeromoça informou aos passageiros que o pouso seria cancelado.
“Nisso, eu, com meu filho do lado, fiquei apreensiva. Bateu aquela preocupação normal por não saber o motivo. Porém, logo em seguida, o piloto nos contou que foi preciso arremeter a aeronave por conta de caranguejos na pista. Depois daqueles minutinhos de susto, todo mundo deu risada e deu tudo certo. Pousamos sem preocupação”.
De acordo com Daniel Gosser Motta, biólogo e mestrando em Biologia Animal pela Ufes, diferente do caranguejo-uçá, o guaiamum prefere regiões mais secas, entre o mangue e a mata, como a região do aeroporto de Vitória. O animal corre risco de extinção, por isso, sua comercialização e consumo são proibidos no Brasil. Quem for pego em flagrante, deverá pagar uma multa de R$ 5 mil por unidade.
“Os guaiamuns são ligados aos padrões climáticos das estações e à fase lunar, e ficam mais ativos nas luas nova e na cheia”, explica.
Assista a reportagem da TV Tribuna:
Comentários