X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Capixaba ganha prêmio internacional

O violonista Moacyr Teixeira Neto, de 53 anos, foi premiado na categoria sem limite de idade e agora vai se apresentar na Áustria


Imagem ilustrativa da imagem Capixaba ganha prêmio internacional
Moacyr vai mostrar seu talento em apresentações previstas para o próximo fim de semana, na Áustria |  Foto: Acervo Pessoal

Professor universitário e idealizador do Festival Internacional de Violão do Estado, o violonista capixaba Moacyr Teixeira Neto, de 53 anos, foi premiado no início deste mês no Vienne Classical Music Academy Competition, na Áustria.

O concurso, realizado pela internet, premiou músicos de vários países e é considerado um dos mais importantes do mundo, de acordo com Moacyr. “É um dos mais importantes (concursos) e estou muito feliz de poder representar o nosso Estado”. 

Leia mais sobre Cidades aqui

O músico conseguiu o “Grande Prêmio do Júri” na categoria “A”, sem limite de idade. Segundo ele, o prêmio será composto de duas apresentações. 

A primeira no próximo sábado, no Vienna Palais Ehrbar Concert Hall, onde o capixaba se apresentará. No próximo domingo (dia 28), na Mozarthaus, casa onde viveu o compositor Mozart. 

Moacyr conta que também faz produção musical erudita, tendo já gravado e produzido 12 CDs, um DVD, além de ser autor de seis livros especializados neste estilo musical. 

Acumula também prêmios de melhor intérprete nos concursos Nacional Villa-Lobos e Souza Lima (SP), semifinalista por dois anos consecutivos, 2019 e 2020, do Festival da Rádio MEC na categoria “Intérprete de Música Clássica”, além de ter sido finalista do Concurso Internacional Augustin Barrios, no Paraguai.  

Além da carreira solo, atua no Duo Teixeira-Mayer de Violões, grupo com o qual gravou o álbum “Imagens Brasileiras”. Comemorou seus 25 anos de carreira com o DVD e o Concerto “Meu Violão... Minha Vida” e seu último CD “Over The Time” foi lançado na Embaixada do Brasil em Roma (Itália). Em 2023, faz o lançamento de dois livros. 

Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o violonista contou que já se apresentou em diversas cidades brasileiras, além de Espanha, Paraguai, Peru, Uruguai, Argentina, México, de três passagens pelos EUA e de duas turnês pela Itália. 

Na área acadêmica, é diretor da Acordes Centro de Música e Artes e professor da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). Além disso, é professor no Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins e Mostra e Concurso Nacional Fred Schneiter.

Leia mais

Interdição de ruas da cidade a partir das 5 horas da manhã

Com baixo estoque de sangue, Santa Casa de Cachoeiro faz campanha para doação

Show de manobras no céu nesta terça em Vila Velha

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: