Capixaba ganha prêmio internacional
O violonista Moacyr Teixeira Neto, de 53 anos, foi premiado na categoria sem limite de idade e agora vai se apresentar na Áustria
Escute essa reportagem
Professor universitário e idealizador do Festival Internacional de Violão do Estado, o violonista capixaba Moacyr Teixeira Neto, de 53 anos, foi premiado no início deste mês no Vienne Classical Music Academy Competition, na Áustria.
O concurso, realizado pela internet, premiou músicos de vários países e é considerado um dos mais importantes do mundo, de acordo com Moacyr. “É um dos mais importantes (concursos) e estou muito feliz de poder representar o nosso Estado”.
O músico conseguiu o “Grande Prêmio do Júri” na categoria “A”, sem limite de idade. Segundo ele, o prêmio será composto de duas apresentações.
A primeira no próximo sábado, no Vienna Palais Ehrbar Concert Hall, onde o capixaba se apresentará. No próximo domingo (dia 28), na Mozarthaus, casa onde viveu o compositor Mozart.
Moacyr conta que também faz produção musical erudita, tendo já gravado e produzido 12 CDs, um DVD, além de ser autor de seis livros especializados neste estilo musical.
Acumula também prêmios de melhor intérprete nos concursos Nacional Villa-Lobos e Souza Lima (SP), semifinalista por dois anos consecutivos, 2019 e 2020, do Festival da Rádio MEC na categoria “Intérprete de Música Clássica”, além de ter sido finalista do Concurso Internacional Augustin Barrios, no Paraguai.
Além da carreira solo, atua no Duo Teixeira-Mayer de Violões, grupo com o qual gravou o álbum “Imagens Brasileiras”. Comemorou seus 25 anos de carreira com o DVD e o Concerto “Meu Violão... Minha Vida” e seu último CD “Over The Time” foi lançado na Embaixada do Brasil em Roma (Itália). Em 2023, faz o lançamento de dois livros.
Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o violonista contou que já se apresentou em diversas cidades brasileiras, além de Espanha, Paraguai, Peru, Uruguai, Argentina, México, de três passagens pelos EUA e de duas turnês pela Itália.
Na área acadêmica, é diretor da Acordes Centro de Música e Artes e professor da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). Além disso, é professor no Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins e Mostra e Concurso Nacional Fred Schneiter.
Leia mais
Interdição de ruas da cidade a partir das 5 horas da manhã
Com baixo estoque de sangue, Santa Casa de Cachoeiro faz campanha para doação
Comentários