X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Capitã da seleção de futebol feminino do Afeganistão faz apelo para FIFA salvar jogadoras


Shabnam Mobarez, capitã da seleção de futebol feminino do Afeganistão, fez um apelo para a Federação Internacional de Futebol (FIFA) salvar as outras jogadoras do seu time depois do Talibã tomar o controle de quase todo o país.

A atleta de 26 anos – que começou a jogar no time afegão em 2014 e, atualmente, está nos Estados Unidos – usou o Twitter para fazer o pedido. No post, ela compartilhou o trecho de uma conversa que teve com uma companheira da seleção.

Imagem ilustrativa da imagem Capitã da seleção de futebol feminino do Afeganistão faz apelo para FIFA salvar jogadoras
Capitã da seleção de futebol feminino do Afeganistão faz apelo para FIFA salvar jogadoras do time |  Foto: Reprodução/Redes Sociais

“'Você está bem?' Minha colega de equipe no Afeganistão: 'Não, não estou – sei que eles virão atrás de mim em breve, você pode me ajudar?' FIFA, como devo responder a essa pergunta? Devemos agir para salvar minhas companheiras. Elas são minhas irmãs”, escreveu Mobarez.

A atleta também falou sobre a tomada de controle do Talibã no Afeganistão em uma entrevista ao veículo português Tribuna Expresso que foi publicada nesta sexta-feira (20). Ela contou que conversa com as outras jogadoras da seleção afegã todos os dias, e disse que estão todas aterrorizadas com a situação no seu país.

"É terrível ver as minhas amigas e companheiras de equipe a passarem por isso. Lutaram para empoderarem as mulheres no Afeganistão, tentamos usar o futebol como uma ferramenta para dar uma nova voz às mulheres e fazê-las lutar pelos seus direitos, mas, agora, parece que o futebol é algo que pode colocá-las em perigo e, potencialmente, matá-las. O que é desolador", lamentou a atleta.

Mobarez também apontou que suas amigas estão escondidas do grupo extremista: "Parece que os talibãs já sabiam de seus locais de residência, não sei como. Estão escondidas em casas de familiares ou amigos, sem revelarem a sua identidade. Até os membros e o staff da Federação de Futebol do Afeganistão simplesmente desapareceram; era suposto que as protegeriam, e ninguém está lá. Parece que as pessoas que tinham dinheiro foram embora e agora temos todas estas mulheres desamparadas, deixadas à sua sorte".

A seleção feminina de futebol do Afeganistão foi formada em 2007, seis anos após o Talibã ter sido tirado do poder por uma coalizão liderada pelos Estados Unidos – o grupo já havia tomado o país nos anos 1990.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: