X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Cannabis medicinal: Pacientes recorrem à Justiça para ter tratamento

Mesmo com prescrição médica, muitos pacientes têm dificuldade para receber o tratamento


O alto custo é outra barreira que dificulta o acesso dos pacientes ao tratamento com cannabis medicinal, segundo especialistas. 

Muitas vezes, mesmo com a prescrição do médico, os pacientes têm de entrar na Justiça para receber o tratamento, pelo plano de saúde ou pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente, o governo do Estado fornece produtos à base de canabidiol, via ordem judicial, para 33 pacientes. No ano passado, foram 14 demandas judiciais contra o governo do Espírito Santo por medicamentos à base de cannabis.

Por conta do valor elevado, os pacientes recorrem ao SUS para custear o tratamento, de acordo com o advogado Lucas Dias. 

“Entretanto, ainda não houve a incorporação dos medicamentos à base de canabidiol nos protocolos do SUS e nem no rol obrigatório dos planos de saúde. Assim, por vezes, o paciente precisa acionar o Poder Judiciário para conseguir o medicamento”, cita.

O professor universitário e advogado Fabricio Posocco explica que, para conseguir o tratamento, o paciente precisa do laudo médico informando da necessidade do medicamento.

“Os médicos devem fazer as solicitações de maneira mais clara, acessível e explicada, para que aqueles que devem fornecer o medicamento tenham condições de compreender a importância disso”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: