X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Campanha para adiar a primeira relação sexual


Imagem ilustrativa da imagem Campanha para adiar a primeira relação sexual
A ministra Damares Alves confirmou a realização da campanha como política contra a gravidez precoce no País |  Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

O governo federal vai lançar, no próximo dia 3 de fevereiro, uma campanha para promover a abstinência sexual como meio de evitar a gravidez na adolescência.

A campanha, chamada pelo governo de “iniciação sexual não precoce”, foi montada pelo Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, em conjunto com o Ministério da Saúde. Terá foco inicial nas redes sociais e será voltada para o público de 10 a 18 anos.

De acordo com o governo, o objetivo é mostrar aos jovens os benefícios de adiar o início da vida sexual. Segundo o secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maurício José Silva Cunha, a argumentação não é pautada em elementos religiosos e, sim, em estudos científicos.

Cunha nega que o governo deixará de recomendar métodos contraceptivos. “Para nós, isso é uma ampliação de direitos. Ou seja, a gente não está, de forma alguma, renunciando a outros métodos contraceptivos. A gente quer que seja um componente a mais do leque que temos de redução ao risco sexual precoce”.

O anúncio de que a abstinência sexual seria usada como política de governo contra a gravidez precoce gerou polêmica. A medida, contudo, foi confirmada pela ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves.

A campanha faz parte da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, criada em lei pelo presidente Jair Bolsonaro.

A lei estabeleceu que todo ano, na primeira semana de fevereiro, serão realizadas ações com o objetivo de “disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência”.

A expectativa é que, após essa primeira campanha, os ministérios construam uma política nacional de prevenção ao risco da atividade sexual precoce.

Nos documentos já produzidos, as experiências dos Estados Unidos e de Uganda aparecem como exemplos positivos da política de abstinência sexual entre adolescentes, independentemente da situação econômica da região.

O Ministério da Mulher lançará ainda outras duas campanhas relacionadas ao período do Carnaval.
Com o mote “Criança protegida, entre nesse bloco”, uma das ações tem o objetivo de conscientizar os foliões para a violência sexual, negligência e outros tipos de agressões contra crianças e adolescentes que podem aumentar no período da folia.

Especialistas criticam e cobram ação integrada

Imagem ilustrativa da imagem Campanha para adiar a primeira relação sexual
Carlos Boechat criticou proposta |  Foto: Divulgação

A proposta da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, para tornar a abstinência sexual uma política contra a gravidez na adolescência e prevista para começar em fevereiro, não tem apoio de alguns médicos. A Rede Feminista de Ginecologistas e Obstetras chegou a emitir uma nota contrária.

A nota explica que o ideal seria uma campanha integrada com o sistema de saúde e acesso integral aos métodos contraceptivos, como preservativos, DIU, entre outros, sem colocar jovens meninas em situação de passividade.

O psicólogo e sexólogo Carlos Boechat também se mostrou contrário à campanha, alegando que isso seria uma forma de repressão do governo à liberdade sexual e que as recomendações deveriam partir da família.

“Os pais precisam saber ouvir os filhos. Hoje em dia, com o acesso fácil à internet, esses jovens não assistem mais televisão, tampouco seguem as campanhas do governo. Além disso, o Estado não pode tirar da família, dos pais, a responsabilidade de educar seus filhos”, explicou o psicólogo.

Já para o pastor Bruno Caetano, a campanha é válida independentemente do credo religioso.

“O Brasil tem muito a ganhar com uma medida como essa. Precisamos de ações que gerem equilíbrio na sociedade e nas famílias, pois a sexualidade precoce leva a problemas variados. São muitas consequências negativas nas questões emocionais, relacionais, financeiras e físicas”, observou o pastor.


Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: