Cais das Artes em Vitória vai ter museu e teatro
Após oito anos parada, a obra de construção do Cais das Artes, em Vitória, será retomada
Escute essa reportagem
Após oito anos parada, a obra de construção do Cais das Artes, em Vitória, será retomada. O governador Renato Casagrande assinou, na manhã de sexta-feira (14), o documento de ordem de início das obras da estrutura, na Enseada do Suá, que contará com teatro, museu e praça.
“A partir da assinatura de hoje, a empresa retoma as obras no Cais das Artes. Na primeira fase, será feita uma limpeza e recuperação do canteiro de obras, para avaliar e entender o que poderá ser aproveitado”, explicou o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha.
Leia mais notícias de Cidades aqui
Em um segundo momento, efetivamente se iniciará a obra, de acordo com ele. O prazo estabelecido para a conclusão e entrega dos edifícios é de 30 meses (dois anos e meio) a partir da ordem de serviço.
“Estamos conversado com a empresa para antecipar o prazo de entrega, mas hoje é isso que temos. São três edificações: um museu, um teatro e uma área administrativa. Além delas, o projeto inclui uma praça. Eles estão retomando as obras, que serão entregues com toda a estrutura para receber exposições, espetáculos e atividades da cultura”, conclui.
Além de ser local de encontro do cenário da cultura capixaba, o governador Renato Casagrande ressalta que o Cais das Artes será um importante aliado no turismo, fomentando a economia do Estado.
“Quando você faz a pavimentação de uma comunidade, as pessoas investem na sua propriedade, em um restaurante, pesque-pague, pousada, hotel... Isso tudo anima as pessoas. O Cais das Artes vai ser isso. A cultura e o turismo andam juntos, e este edital vai permitir que tenhamos uma área melhor para trazer eventos e potencializar o turismo no Estado”.
Acordo
O acordo foi homologado pelo Poder Judiciário, com o prazo para a conclusão das obras.
O Cais das Artes começou a ser construído em 2010, e a previsão era de que a obra fosse finalizada em 2012.
No entanto, a primeira empresa que assumiu o empreendimento faliu antes da conclusão.
Em 2013, as obras foram retomadas, mas, após uma decisão da Justiça, os trabalhos foram paralisados novamente em 2015 e, desde então, manteve-se um impasse diante da obra.
Ampliação de escolas e mais unidades de polícia
A lista de investimentos anunciados pelo governador Renato Casagrande não tem apenas obras na área de mobilidade e infraestrutura viária.
Também foram anunciadas durante a solenidade, na manhã de ontem, no Palácio Anchieta, Vitória, obras em escolas e novas unidades de polícia.
Todas as intervenções serão executadas pelo Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES).
Na área de educação, os investimentos contemplam construção, reforma e melhorias em escolas estaduais.
Entre elas, em Conceição da Barra, o governo vai ampliar as Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio José Carlos Castro e Augusto de Oliveira. Já em Mantenópolis, serão feitas obras na escola Job Pimentel.
Os colégios estaduais Alice Holzmeister, em Santa Leopoldina, e Três de Maio, em Pedro Canário, serão reconstruídos.
Já a tradicional escola estadual Aristóbulo Barbosa Leão, no município da Serra, será totalmente climatizada. O investimento para essa melhoria será de R$ 15,8 milhões.
Segurança
Já na área da segurança pública, haverá melhorias em unidades das polícias Civil e Militar.
Serão construídas a Delegacia de Polícia de Jardim América, em Cariacica. Em Alfredo Chaves, será construída a sede do 3º Pelotão da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar. Já em Pancas, está prevista a construção de Unidade Integrada de Polícia (UIP) para abrigar a 3ª Companhia do 8º Batalhão de Polícia Militar.
Leia mais
Escuna com 41 pessoas fica à deriva em praia de Guarapari
Novo Contorno para reduzir engarrafamentos na BR-262
Linfoma não Hodgkin: entenda o diagnóstico de câncer de Jorge Aragão
Comentários