X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Cais das Artes em Vitória vai ter museu e teatro

Após oito anos parada, a obra de construção do Cais das Artes, em Vitória, será retomada


Imagem ilustrativa da imagem Cais das Artes em Vitória vai ter museu e teatro
Obras do Cais das Artes estão paradas desde 2015 |  Foto: Rodrigo Gavini - Arquivo/AT - 18/09/2018

Após oito anos parada, a obra de construção do Cais das Artes, em Vitória, será retomada. O governador Renato Casagrande assinou, na manhã de sexta-feira (14), o documento de ordem de início das obras da estrutura, na Enseada do Suá, que contará com teatro, museu e praça.  

“A partir da assinatura de hoje, a empresa retoma as obras no Cais das Artes. Na primeira fase, será feita uma limpeza e recuperação do canteiro de obras, para avaliar e entender o que poderá ser aproveitado”, explicou o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha.

Leia mais notícias de Cidades aqui

Em um segundo momento,  efetivamente se iniciará a obra, de acordo com ele. O prazo estabelecido para a conclusão   e entrega dos edifícios é de 30 meses (dois anos e meio) a partir da  ordem de serviço. 

 “Estamos  conversado com a empresa para antecipar o prazo de entrega, mas hoje é isso que temos. São três edificações: um museu, um teatro e uma área administrativa.  Além delas, o projeto inclui uma praça. Eles  estão retomando as obras, que serão entregues com toda a estrutura para receber exposições, espetáculos e atividades da cultura”, conclui.

 Além de ser local de encontro do cenário da cultura capixaba, o governador Renato Casagrande ressalta que o Cais das Artes será um importante aliado no turismo, fomentando a economia do Estado.

“Quando você faz a pavimentação de uma comunidade, as pessoas investem na sua propriedade, em um restaurante,  pesque-pague,  pousada, hotel... Isso tudo anima as pessoas. O Cais das Artes vai ser isso. A cultura e o turismo andam juntos, e este edital vai permitir que tenhamos uma área melhor para trazer eventos e  potencializar o turismo no Estado”.

Acordo

A retomada das obras do Cais das Artes foi possível após o governo do Estado ter formalizado um acordo com o  Consórcio Andrade Valladares, em junho deste ano

O acordo foi homologado pelo Poder Judiciário, com o prazo  para a conclusão das obras.

O Cais das Artes começou a ser construído em 2010, e a previsão era de que a obra fosse finalizada em 2012. 

No entanto,  a primeira empresa que assumiu o empreendimento faliu antes da conclusão.

Em 2013, as obras foram retomadas, mas, após uma decisão da Justiça, os trabalhos foram paralisados novamente em 2015 e, desde então, manteve-se um impasse diante da obra.

Ampliação de escolas e mais unidades de polícia

A lista de investimentos anunciados pelo governador Renato Casagrande não tem apenas obras na área de mobilidade e infraestrutura viária.   

Também foram anunciadas durante a solenidade, na manhã de ontem, no Palácio Anchieta, Vitória, obras  em escolas e novas unidades de polícia.  

Todas as  intervenções serão executadas pelo Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES).

Na área de educação, os  investimentos contemplam  construção, reforma e melhorias em escolas estaduais. 

Entre elas, em Conceição da Barra, o governo vai ampliar as Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio  José Carlos Castro e Augusto de Oliveira. Já em Mantenópolis, serão feitas obras na escola Job Pimentel. 

Os colégios estaduais  Alice Holzmeister, em Santa Leopoldina, e  Três de Maio, em Pedro Canário, serão reconstruídos. 

Já a tradicional escola estadual Aristóbulo Barbosa Leão, no município da Serra, será totalmente climatizada. O investimento para essa melhoria será de R$ 15,8 milhões. 

Segurança

Já na área da segurança pública, haverá melhorias em unidades das polícias Civil e Militar. 

Serão construídas a Delegacia de Polícia de Jardim América, em Cariacica. Em Alfredo Chaves, será construída a sede do 3º Pelotão da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar. Já em Pancas, está prevista a construção de Unidade Integrada de Polícia (UIP) para abrigar a 3ª Companhia do 8º Batalhão de Polícia Militar.

Leia mais 

Escuna com 41 pessoas fica à deriva em praia de Guarapari

Novo Contorno para reduzir engarrafamentos na BR-262

Linfoma não Hodgkin: entenda o diagnóstico de câncer de Jorge Aragão

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: