X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Bombeiros simulam resgate em caso de rompimento de barragem no Sul do Estado

| 09/03/2021 10:14 h | Atualizado em 09/03/2021, 10:34

Um ano após a enchente que atingiu vários municípios da região, uma equipe do Corpo de Bombeiros realiza nesta terça-feira (9) uma simulação de resgate para o caso de estragos provocados por fortes chuvas, como um possível rompimento de barragem.

O treinamento começou nesta manhã nas proximidades da barragem da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Francisco Gross, em Alegre, região do Caparaó.

“Nós consideramos a topografia na região e avaliamos o plano de contingência da barragem da PCH. Temos estes documentos e nos debruçamos sobre os dados antes de dar início ao treinamento”, disse o tenente Peçanha, do Corpo de Bombeiros.

Bombeiros fazem treinamento
Bombeiros fazem treinamento |  Foto: Kelvyn Mantuan

Os bombeiros pretendem descer o Rio Itapemirim até alcançar o distrito de Rive, em Alegre, primeiro local a ser impactado pela inundação.

“Vamos simular que a cheia do rio possa provocar qualquer tipo de salvamento de pessoas ou até animais. Vamos montar sistema de salvamento no leito do rio para captura e resgate de alguma pessoa que eventualmente esteja descendo rio abaixo”, explicou Peçanha.

O objetivo do treinamento, segundo explicou Peçanha, é produzir novos conhecimentos com a prática e capacitar os bombeiros para garantir resposta rápida à população. Ele explicou que o treinamento não tem hora para acabar.

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em nosso grupo do Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS