Bombeiros simulam resgate em caso de rompimento de barragem no Sul do Estado
Escute essa reportagem
Um ano após a enchente que atingiu vários municípios da região, uma equipe do Corpo de Bombeiros realiza nesta terça-feira (9) uma simulação de resgate para o caso de estragos provocados por fortes chuvas, como um possível rompimento de barragem.
O treinamento começou nesta manhã nas proximidades da barragem da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Francisco Gross, em Alegre, região do Caparaó.
“Nós consideramos a topografia na região e avaliamos o plano de contingência da barragem da PCH. Temos estes documentos e nos debruçamos sobre os dados antes de dar início ao treinamento”, disse o tenente Peçanha, do Corpo de Bombeiros.
Os bombeiros pretendem descer o Rio Itapemirim até alcançar o distrito de Rive, em Alegre, primeiro local a ser impactado pela inundação.
“Vamos simular que a cheia do rio possa provocar qualquer tipo de salvamento de pessoas ou até animais. Vamos montar sistema de salvamento no leito do rio para captura e resgate de alguma pessoa que eventualmente esteja descendo rio abaixo”, explicou Peçanha.
O objetivo do treinamento, segundo explicou Peçanha, é produzir novos conhecimentos com a prática e capacitar os bombeiros para garantir resposta rápida à população. Ele explicou que o treinamento não tem hora para acabar.
Comentários