Beira-Mar de cara nova do Porto de Vitória até Enseada
Avenida vai ganhar mirante, deques, ciclovias, academias populares e espaços infantis. Obra deve ser concluída em 2027
Escute essa reportagem

A avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, conhecida como Beira-Mar, em Vitória, vai ganhar mirante, deques, ciclovias, academias populares e espaços infantis recreativos. O contrato para a realização das obras foi assinado na última sexta-feira (1).
Serão reurbanizados 4,2 quilômetros no trecho entre o Porto de Vitória, no Centro, até as proximidades do Horto Mercado, na Enseada do Suá, explica o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.
“Nos deques de concreto, teremos espreguiçadeiras para as pessoas contemplarem o nascer do sol. Em alguns pontos, teremos arquibancadas alagáveis, onde será possível tocar o mar, como já temos em São Pedro. Nada será feito com aterro, as obras serão realizadas com pilares, para respeitar a biodiversidade marinha do local”.
As obras fazem parte do projeto Vitória de Frente para o Mar, e o prazo de execução é de 24 meses após assinada a ordem de serviço. A data para início da obras, porém, não foi informada.
A ciclovia começará no Horto Mercado e seguirá até o Centro, junto da expansão das passarelas. Outra novidade será o Serviço de Orientação ao Esporte (SOE).

Em uma nova estrutura, educadores físicos acompanharão, gratuitamente, a rotina de exercícios físicos de cidadãos, que receberão acompanhamento médico.
“As academias populares terão equipamentos em aço inoxidável, e não será necessário cadastro para utilizar”, disse o prefeito.
Ao longo da avenida, a prefeitura construirá baias para ônibus, para evitar o bloqueio do trânsito no momento de embarque e desembarque de passageiros.
Já o mirante será construído perto da antiga estação do Aquaviário, e vai avançar sobre o mar sustentado por pilares de concreto, sem uso de aterramento.
“O projeto Vitória de Frente para o Mar já está em andamento, já concluímos as orlas de São Pedro, da Ilha das Caieiras, de Andorinhas e iniciamos a obra do Pontal de Camburi. Agora, nosso objetivo é transformar a Beira-Mar em um novo polo turístico da cidade”.
Opinião

Fique por dentro
Nova Beira-Mar

4,2 quilômetros da avenida Marechal Mascarenhas de Moraes (Beira-Mar) serão revitalizados. As obras vão do Porto de Vitória até as proximidades do Horto Mercado.
Investimento
Mais de R$ 97 milhões será o custo da obra, que será executada pela empresa Nova Beira-Mar. A previsão para o fim da obra é 2027.
Mirante e deques
Com espreguiçadeiras e bancos, os deques estarão abertos ao público. O mirante será construído na antiga estação de embarque e desembarque do Aquaviário.
Academias e playgrounds
Liberadas 24 horas e com acesso gratuito, assim serão as academias populares, que contarão com equipamentos de aço inoxidável, e os espaços infantis, com diversos brinquedos. Não será necessário cadastro para usar os locais.
Esporte
Educadores físicos vão acompanhar quem se cadastrar no Serviço de Orientação ao Esporte (SOE). Uma estrutura será construída na avenida, e quem frequentar poderá receber até acompanhamento médico.
Ônibus
Novas baias à direita da avenida serão construídas para facilitar o trânsito. O fluxo de veículos não será mais interrompido quando houver embarque e desembarque de passageiros de ônibus.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários