X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Bares e quiosques do litoral capixaba são alvos de ação do Procon

Estabelecimentos de Aracruz, Linhares e São Mateus, foram flagrados com ausência de placas sobre formas de pagamento e cardápios irregulares


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Bares e quiosques do litoral capixaba são alvos de ação do Procon
O Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES), iniciou a Operação Verão na região Norte do Estado, para fiscalizar bares, quiosques, e restaurantes em Aracruz, Linhares e São Mateus, na última segunda-feira (13). |  Foto: Divulgação/Governo do Estado

O Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES), iniciou a Operação Verão na região Norte do Estado, para fiscalizar bares, quiosques, e restaurantes em Aracruz, Linhares e São Mateus, na última segunda-feira (13).

Durante a ação, fora encontradas irregularidades como ausência de placas informativas sobre formas de pagamento, cardápios não traduzidos em braile, e sem identificação dos produtos que contêm ou não glúten. Os estabelecimentos em desacordo com as legislações Estadual e Federal serão autuados, sendo sujeitos à multas e a processos administrativos.

A operação abordará diversos aspectos durante a fiscalização, como a cobrança obrigatória ilegal da taxa de serviço de 10%, a presença de placas comunicando a cobrança da taxa de Couvert Artístico, a clareza na precificação, as formas de pagamento, a proibição da imposição de consumação mínima, a cobrança de multa por perda de comanda, a presença de placas obrigatórias, e a disponibilização do Código de Defesa do Consumidor para consulta.

A diretora-geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, explicou a importância da prática fiscalizatória no verão: “Com as férias, os consumidores passam a frequentar mais esses estabelecimentos e, consequentemente, as irregularidades vão aparecendo por meio das denúncias".

População pode registrar reclamações pessoalmente e também on-line

Os consumidores podem registrar reclamações pessoalmente na sede do Procon-ES, localizada na Avenida Jerônimo Monteiro, 935, no Centro, em Vitória, de segunda-feira a sexta-feira, mediante agendamento pelo site www.agenda.es.gov.br.

Outra unidade do Procon-ES está localizada no Faça Fácil, em Cariacica, que atende de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, e, aos sábados, até as 13 horas. O agendamento para o Faça Fácil deve ser feito pelo site www.facafacil.es.gov.br.

A população também pode registrar reclamações, sem sair de casa, pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site www.procon.es.gov.br. Denúncias e dúvidas podem ser formalizadas pelo WhatsApp (27) 3134-8499.

É importante que o consumidor apresente cópia dos documentos pessoais (Carteira de Identidade, CPF) e dos comprovantes da compra ou da prestação de serviço (nota fiscal, ordem de serviço, contrato, boletos, entre outros).

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: