X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Banco é condenado por pedir para funcionária usar “sensualidade” para atrair clientes


Um banco de Florianópolis, em Santa Catarina, foi condenado pela Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) a pagar R$ 50 mil de indenização para um ex-funcionária que alegou ser pressionada pelos superiores a se vestir de forma sensual para atrair clientes.

Segundo o jornal O Globo, a mulher afirmou no processo trabalhista que sofria uma cobrança abusiva de metas, ameaças e constrangimento. A ex-funcionária trabalhou no banco por quatro anos e relatou que o gerente regional dizia para ela “usar a beleza, já que não tinha talento”, além de exigir que usasse “batom vermelho, salto mais alto e saia mais curta”.

Imagem ilustrativa da imagem Banco é condenado por pedir para funcionária usar “sensualidade” para atrair clientes
Juiz determinou que criança fique sob guarda de parente que vive em outra cidade. |  Foto: Freepik

A mulher tinha 23 anos na época e afirmou que a situação gerou problemas familiares e depressão, o que a fez pedir demissão. No processo, ela pediu uma “punição exemplar, com o fim de extinguir do ambiente de trabalho a falsa ideia de que a mulher tem que se sujeitar a tudo, ouvir qualquer ‘piadinha’ ou sofrer assédios sem se revoltar e protestar”.

Ainda de acordo com O Globo, uma testemunha relatou ter presenciado a exigência do gerente para que a mulher se vestisse de forma mais sensual para atrair clientes.

O relator do recurso no TST, ministro Alberto Bresciani, acredita que a indenização tem conteúdo de interesse público, já que se origina no princípio da dignidade da pessoa humana.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: