Baleias são vistas próximo à praia em Vila Velha
A espécie avistada não costuma chegar tão próximo à areia
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra baleias da espécie Jubarte nadando próximo a Praia da Costa, em Vila Velha. De acordo com o homem que fez as filmagens, eram três baleias que estavam a uma distância de 1 km da orla.
Nesta época, começam a aumentar o número de aparições de baleias no litoral do Espírito Santo e da Bahia. Os animais aparecem por aqui migrando de regiões da Antártida, onde ficam no período do verão, e vêm em busca de climas com inverno menos rigoroso.
De acordo com Lupércio Araújo, do Instituto Orca, as baleias que aparecem no vídeo são da espécie Jubarte e essa proximidade não é comum para essa espécie. Ele chamou atenção, inclusive, para a chance de aparecerem baleias mortas na areia da praia, algo que tem acontecido por diversos motivos.
“É uma coisa que a gente está começando a investigar e é uma preocupação [...] porque tem se percebido uma mortandade acima do padrão”, ressaltou. Um dos motivos, segundo Lupércio, pode ser a diminuição dos crustáceos que servem de alimento para esses mamíferos.
As baleias jubarte se alimentam principalmente de um pequeno crustáceo semelhante ao camarão, o Krill, que tem sua reprodução diminuída por causa de alterações climáticas e poluição dos oceanos.
Com isso, as baleias podem estar sofrendo com desnutrição quando migram das regiões da Antártida para o litoral brasileiro. “É uma travessia muito longa, as vezes elas morrem de causa natural, tem predadores também… É bem complexa toda essa migração”, completou Lupércio sobre outros possíveis fatores.
Comentários