X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Baleia é encontrada morta em praia de Anchieta

Partes do animal, um jovem macho, foram levadas para análise e estudo da causa morte


Imagem ilustrativa da imagem Baleia é encontrada morta em praia de Anchieta
O restante do animal foi enterrado na areia da praia, com auxílio das máquinas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente |  Foto: Divulgação/Instituto Orca

O dia começava na Praia de Guanabara, em Anchieta, no Litoral Sul do Espírito Santo, nesta terça-feira (11), e os moradores passaram a entrar em contato com o Instituto Orca, porque havia uma baleia na areia da praia.

Já em adiantado estado de decomposição, a baleia identificada como uma jubarte, era um animal jovem, macho, com 11 metros de comprimento. Essa é a segunda baleia encontrada morta no estado. Outra apareceu em Aracruz no mês passado. 

Leia mais notícias de Cidades aqui

O diretor de projetos do Instituto, Marcelo Nogueira, explica que o fenômeno pode passar a ser mais comum nessa época do ano, já qué neste momento as jubartes chegam ao estado para reprodução.

"De agora até novembro passa a ser um fator mais comum, por ser uma época de migração dessa espécie para a costa brasileira. No Espírito Santo essa é a segunda encontrada esse ano. Tivemos outra em Aracruz, há um mês", esclarece ele.

Somente no ano passado, 108 jubartes foram encontradas mortas em todo litoral brasileiro. Esse ano, somando com a que foi encontrada em Anchieta e Aracruz, são 12, o número de baleias encalhadas. 

"Grande parte dos animais que aparecem mortos são animais mais novos, que se perdem dos pais e ficam sem alimentos, e acabam morrendo de fome. Outra parte, quando são mais velhos, é por não ter aguentado a viagem", explica Marcelo. 

O Orca recolheu partes do animal para análise e estudo da causa morte. O restante do animal foi enterrado na areia da praia, com auxílio das máquinas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: