Avenidas da Grande Vitória vão ter novas ciclovias e mergulhões
Governo do ES e prefeituras da Região Metropolitana estão preparando mudanças para garantir mais fluidez no trânsito
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Diante de desafios para melhorar a mobilidade urbana e reduzir os gargalos existentes, prefeituras da Grande Vitória e governo do Espírito Santo preparam uma série de mudanças no trânsito, como avenidas que terão mão única, ciclovias e mergulhões.
Um exemplo é a obra que elimina a retenção de veículos no cruzamento da Norte-Sul com a avenida Dante Michelini, em Jardim Camburi.
A interseção proposta mantém todos sentidos de circulação existentes em três faixas, e acrescenta duas passagens inferiores (mergulhões, com até seis metros de profundidade) que irão permitir o fluxo sem cruzamentos em nível com a avenida Dante Michelini.
“É um projeto ousado e inovador, que vai reduzir muito a retenção no trânsito na chegada em Vitória, beneficiando moradores da capital e da Serra. O edital está lançado e a previsão é que no primeiro semestre já tenhamos a empresa vencedora que vai executar as obras para que possamos assinar a ordem de serviço”, disse o prefeito Lorenzo Pazolini.
Ele destaca que são R$ 93 milhões de investimentos com recursos próprios, já em caixa para essa obra. “Essa obra é muito importante para a mobilidade urbana da Grande Vitória”, frisou o prefeito.
Na Serra, as obras do binário da Norte-Sul devem ser entregues em março do ano que vem.
A extensão da obra é de aproximadamente 19,5 quilômetros. Elas estão sendo realizadas no trecho que vai da entrada da Arcelor Mittal Tubarão, em Carapina, até o cruzamento da rodovia ES-010.
Prefeito da Serra, Sergio Vidigal explicou que o binário transformará a avenida Norte-Sul em mão-única no sentido Laranjeiras. No sentido inverso, os veículos passarão pela avenida Lourival Nunes.
Entre as obras destacadas pelo prefeito estão também a da avenida Civit I e uma nova via na região do Centro da Serra, que prevê viaduto sobre a BR-101.
“Além de crescimento populacional, a Serra ainda tem grande desenvolvimento imobiliário, de centros logísticos e industriais. Por isso, estamos propondo intervenções para melhorar a mobilidade”.
O secretário de obras de Cariacica, Weverton Moraes, pontuou que entre as obras de mobilidade importantes para o município está o viaduto da avenida Mário Gurgel (BR-262), que será construído no acesso ao bairro Campo Grande, próximo ao estádio Kleber Andrade e à faculdade Pio XII.
Você sabia?
Entre as obras que contemplam novas ciclovias em Vitória está o projeto de reurbanização da Beira-Mar. Haverá reforma e construção de ciclovias nos trechos que ainda não têm.
Confira o que vem por aí
Vitória
Mergulhão de Camburi
A obra, que elimina a retenção de veículos no cruzamento da Norte-Sul com a avenida Dante Michelini, prevê duas passagens inferiores (mergulhões).
O primeiro resolve o cruzamento do fluxo vindo da BR-101 (Bairro de Fátima, Serra) sentido Tubarão.
Já a passagem inferior 2 soluciona o cruzamento do fluxo de Jardim da Penha sentido BR-101.
Nesse caso, a avenida Dante Michelini seguirá no mesmo nível em ambos os sentidos. As duas pistas que vão passar por baixo da Dante Michelini sairão da Norte-Sul, sentido Jardim Camburi-praia, e a outra no sentido praia, com acesso pela Norte-Sul, para dentro do bairro.
A licitação para a obra está aberta e a previsão é que a empresa seja contratada e seja dada a ordem de serviço no primeiro semestre do próximo ano. As obras devem ser concluídas em 24 meses após o início.
Outros mergulhões
Além do mergulhão de Camburi, em um segundo momento o município ainda avalia o investimento em obras de outros mergulhões: no cruzamentos da avenida Fernando Ferrari com a Adalberto Simão Nader e no cruzamento da avenida Reta da Penha com a Rio Branco.
Ciclovia em nova orla
Entre as obras que contemplam novas ciclovias na cidade está o projeto de reurbanização da avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, a Beira-Mar.
O projeto contempla a melhoria de calçadas, além da reforma e construção de ciclovias nos trechos que ainda não existem, permitindo que elas façam conexão com os demais. A Beira-Mar vai ganhar um novo mirante, que ficará próximo onde era o antigo atracadouro do aquaviário de Vitória, na Ilha de Santa Maria.
Asfaltamento
A prefeitura ainda está refazendo a malha viária da cidade, com uma obra de 160 km de asfalto, em um investimento de R$ 215 milhões.
Serra
Binário da Norte-Sul
A obra, que contempla macrodrenagem da região, prevê ainda transformar em mão única a Norte-Sul, do trecho da entrada da ArcelorMittal, em Carapina, até o cruzamento da rodovia ES-010. Nesse caso, ela passará a ser apenas para quem trafega no sentido Jacaraípe.
Veículos que desejarem ir no sentido Vitória deverão seguir pela avenida Lourival Nunes.
A Norte-Sul terá três faixas para veículos e uma ciclovia. A Lourival Nunes também terá três faixas para os veículos transitarem.
O valor do investimento é de R$ 100 milhões e tem término previsto para março do próximo ano.
Variante de São Domingos
Uma obra que está contratada, em fase de elaboração do projeto executivo e para ser iniciada, é de uma via que liga o centro da Serra, passando por um viaduto por cima da BR-101, até a ligação Serra-Jacaraípe.
Chamada de variante, a via passará por fora de bairros como São Domingos, Jardim Guanabara e Residencial Centro da Serra.
O valor inicial da obra é de R$ 72 milhões, com recurso próprio.
Avenida Civit I
Está em fase final de licitação a obra de pavimentação da avenida Civit I, no trecho entre o trevo de Maringá e a BR-101. Ela irá duplicar a avenida num trajeto que compreende de 2,4 quilômetros.
A obra prevê três faixas de circulação em cada sentido.
O canteiro central terá cerca de 50 metros de largura, onde será criado um parque linear, com área de lazer.
Contorno do Mestre Álvaro
Para melhorar a fluidez no trânsito da BR-101, da região de Laranjeiras e Carapina, o governo federal está realizando a obra do contorno do Mestre Álvaro, que terá 19,7 quilômetros de extensão. A previsão é que a nova via seja inaugurada no próximo mês.
Contorno de Jacaraípe
A obra do Governo do Espírito Santo, entre a avenida Minas Gerais e o bairro Nova Almeida, terá nova via com 8,5 quilômetros de extensão e três faixas por sentido.
A obra da Rodovia ES-115 ainda contará com pista ciclovia e calçada.
Cariacica
Viaduto na avenida Mário Gurgel
Foi contratada, este ano, a empresa para elaboração de projeto e construção do novo viaduto da avenida Mário Gurgel (BR-262). A intervenção será no acesso ao bairro Campo Grande, entre a entrada do estádio Kleber Andrade e a faculdade Pio XII.
Com o projeto executivo pronto, em fase de ajustes finais, a expectativa é que as obras se iniciem entre janeiro e fevereiro de 2024.
A obra da prefeitura em parceria com o governo do Espírito Santo terá extensão de 700 metros e contará com calçadas, ciclovia, canteiros, sinalização horizontal, vertical e semafórica, iluminação em LED, drenagem e recapeamento.
Esta é a primeira de quatro passagens de nível que estão planejadas ao longo da rodovia.
Fonte: Prefeituras citadas e governo do Estado.
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