X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Atividades ao ar livre e troca de máscaras nas escolas

Com a volta às aulas presenciais, há até instituição de ensino que vai testar todos os profissionais que têm contato com os alunos


Para evitar o contágio da covid-19 no primeiro período letivo de 2022, que começa esta semana nas redes particular e pública da Grande Vitória, protocolos de segurança contra a covid-19 serão reforçados pelas escolas, como as atividades ao ar livre e a troca de máscaras.

A maioria das instituições se prepara para receber os alunos de forma 100% presencial, devido à queda do número de mortes pela doença no Estado.   

É o caso do Colégio Pio XII, em Vila Velha, que voltou às aulas nesta terça-feira (1) para os estudantes dos ensinos fundamental e médio. Na escola, o objetivo é que sejam priorizadas as atividades em ambientes abertos, conforme garante o diretor Cristiano Villaschi. 

 

Imagem ilustrativa da imagem Atividades ao ar livre e troca de máscaras nas escolas
O diretor Cristiano Villaschi anunciou que colégio, em Vila Velha, vai priorizar atividades em ambientes abertos |  Foto: Antonio Moreira/AT

“Como temos um pátio grande, tentamos fazer, sempre que possível, diferentes aulas e atividades ao ar livre. Neste momento, também temos pias que foram instaladas na entrada da escola e perto das salas de aulas, assim como conferimos a troca das máscaras de duas em duas horas, mediante um sinal dos professores”, frisou.

No Centro Educacional Leonardo da Vinci, em Vitória, uma das principais apostas é a troca de máscaras. “Seguiremos todos os protocolos, como: higienização constante das mãos, troca de máscaras a cada duas horas, manutenção da sala de isolamento e o não compartilhamento de alimentos”, disse o diretor da instituição, Mário Broetto.

Já o Sesi-ES, antes do início das aulas, também marcadas para esta terça (1), prevê a testagem de todos os profissionais que terão contato direto com os estudantes, tais como professores, coordenadores pedagógicos e diretores, entre outros.

O Colégio Marista Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha, ainda está aferindo a temperatura dos alunos e orientando pelo uso individual de garrafa d´agua.   

Materiais  

O retorno das aulas em diversas escolas da rede privada, nesta terça-feira (1), fez aumentar a procura por materiais e uniformes escolares.

Segundo a gerente da loja MiniPreço da Avenida Vitória, na capital, Denise Cabreira, a procura por itens escolares cresceu 160% em relação à semana passada.

“A semana começou com procura muito alta por itens de material escolar. Acredito que os pais deixaram para a última hora”, citou.


SAIBA MAIS


Rede pública

Estado

  • O retorno às aulas na rede estadual vai acontecer para mais de 211 mil alunos na próxima quinta-feira (3). 
  • O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, afirmou que as escolas vão seguir todos os protocolos de segurança, como o uso obrigatório da máscara, disponibilização de álcool, termômetro, limpeza dos ambientes, entre outros. 

Vitória

  • O ano letivo começa na próxima segunda-feira, dia 7, incluindo para a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). O retorno será presencial e obrigatório para todas as turmas, sem revezamento, mas seguindo os protocolos de segurança contra a covid-19.

Vila Velha

  • As aulas no município, previstas para começarem na próxima segunda-feira, serão totalmente presenciais. Nas escolas, segue obrigatório o uso de máscara e todas as unidades possuem termômetros para aferir a temperatura, além de álcool em gel, tapetes sanitizantes e cartazes informativos.

Serra

  • Mantém o início das aulas presenciais para sexta-feira, dia 4. Para evitar o contágio da covid-19, a Secretaria de Educação informou que as escolas passaram por obras de adaptação à pandemia, como aumento da ventilação, reforma dos banheiros, instalação de novas torneiras e bebedouros.  
  • Ainda haverá uma reunião entre as secretarias de Educação, Administração e Saúde, além da Procuradoria do município, para discutirem o passaporte da vacina.
  • Pais de alunos com comorbidade (doença preexistente) que não tenham se vacinado podem procurar a escola para orientações quanto ao envio de atividades para casa.

Cariacica

  • As aulas terão início na próxima terça-feira, dia 8, sem esquema de revezamento e 100% presenciais. 
  • Os mesmos protocolos já adotados estão mantidos, com distanciamento e uso de máscaras. 
  • Além disso, todos os profissionais da Educação estão vacinados e o município já iniciou a vacinação nas crianças.

Rede privada

  • A maioria das escolas da rede privada do Estado já volta às aulas nesta semana, também 100% de forma presencial.

Sesi-ES

  • As aulas voltaram nesta terça (1) no Sesi. Todos os profissionais das unidades que terão contato direto com alunos estão sendo testados contra covid, segundo a instituição.

UP

  • Quarta-feira (2), voltam às aulas o ensino fundamental II e parte do ensino médio (1ª e 2ª séries). 
  • O 3º ano do ensino médio, volta na quinta-feira; e o pré-vestibular, na segunda, dia 7.

Darwin

  • Na escola, que retomou o período letivo nesta terça (1), as aulas serão presenciais, sem revezamento, utilizando as salas de acordo com a capacidade máxima permitida por lei. 

Escola Americana de Vitória

  • O calendário escolar do colégio prevê o retorno das aulas nesta terça (1), no modelo presencial, conforme encerrado o ano letivo de 2021. A instituição afirmou que não há nenhuma reavaliação nesse sentido.

Marista

  • Retomou as aulas na unidade de Vila Velha na semana passada. É medida a temperatura dos alunos, feita a fiscalização do uso de máscaras e há orientação para uso individual de garrafa d´agua.    

Fonte: Prefeituras e escolas citadas, e governo do Espírito Santo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: