Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Atividades ao ar livre e troca de máscaras nas escolas

Com a volta às aulas presenciais, há até instituição de ensino que vai testar todos os profissionais que têm contato com os alunos

Aguinor Malaphaia e Maria Fernanda Conti, do jornal A Tribuna | 01/02/2022 18:20 h

Para evitar o contágio da covid-19 no primeiro período letivo de 2022, que começa esta semana nas redes particular e pública da Grande Vitória, protocolos de segurança contra a covid-19 serão reforçados pelas escolas, como as atividades ao ar livre e a troca de máscaras.

A maioria das instituições se prepara para receber os alunos de forma 100% presencial, devido à queda do número de mortes pela doença no Estado.   

É o caso do Colégio Pio XII, em Vila Velha, que voltou às aulas nesta terça-feira (1) para os estudantes dos ensinos fundamental e médio. Na escola, o objetivo é que sejam priorizadas as atividades em ambientes abertos, conforme garante o diretor Cristiano Villaschi. 

O diretor Cristiano Villaschi anunciou que colégio, em Vila Velha, vai priorizar atividades em ambientes abertos
O diretor Cristiano Villaschi anunciou que colégio, em Vila Velha, vai priorizar atividades em ambientes abertos |  Foto: Antonio Moreira/AT
 

“Como temos um pátio grande, tentamos fazer, sempre que possível, diferentes aulas e atividades ao ar livre. Neste momento, também temos pias que foram instaladas na entrada da escola e perto das salas de aulas, assim como conferimos a troca das máscaras de duas em duas horas, mediante um sinal dos professores”, frisou.

No Centro Educacional Leonardo da Vinci, em Vitória, uma das principais apostas é a troca de máscaras. “Seguiremos todos os protocolos, como: higienização constante das mãos, troca de máscaras a cada duas horas, manutenção da sala de isolamento e o não compartilhamento de alimentos”, disse o diretor da instituição, Mário Broetto.

Já o Sesi-ES, antes do início das aulas, também marcadas para esta terça (1), prevê a testagem de todos os profissionais que terão contato direto com os estudantes, tais como professores, coordenadores pedagógicos e diretores, entre outros.

O Colégio Marista Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha, ainda está aferindo a temperatura dos alunos e orientando pelo uso individual de garrafa d´agua.   

Materiais  

O retorno das aulas em diversas escolas da rede privada, nesta terça-feira (1), fez aumentar a procura por materiais e uniformes escolares.

Segundo a gerente da loja MiniPreço da Avenida Vitória, na capital, Denise Cabreira, a procura por itens escolares cresceu 160% em relação à semana passada.

“A semana começou com procura muito alta por itens de material escolar. Acredito que os pais deixaram para a última hora”, citou.


SAIBA MAIS


Rede pública

Estado

  • O retorno às aulas na rede estadual vai acontecer para mais de 211 mil alunos na próxima quinta-feira (3). 
  • O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, afirmou que as escolas vão seguir todos os protocolos de segurança, como o uso obrigatório da máscara, disponibilização de álcool, termômetro, limpeza dos ambientes, entre outros. 

Vitória

  • O ano letivo começa na próxima segunda-feira, dia 7, incluindo para a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). O retorno será presencial e obrigatório para todas as turmas, sem revezamento, mas seguindo os protocolos de segurança contra a covid-19.

Vila Velha

  • As aulas no município, previstas para começarem na próxima segunda-feira, serão totalmente presenciais. Nas escolas, segue obrigatório o uso de máscara e todas as unidades possuem termômetros para aferir a temperatura, além de álcool em gel, tapetes sanitizantes e cartazes informativos.

Serra

  • Mantém o início das aulas presenciais para sexta-feira, dia 4. Para evitar o contágio da covid-19, a Secretaria de Educação informou que as escolas passaram por obras de adaptação à pandemia, como aumento da ventilação, reforma dos banheiros, instalação de novas torneiras e bebedouros.  
  • Ainda haverá uma reunião entre as secretarias de Educação, Administração e Saúde, além da Procuradoria do município, para discutirem o passaporte da vacina.
  • Pais de alunos com comorbidade (doença preexistente) que não tenham se vacinado podem procurar a escola para orientações quanto ao envio de atividades para casa.

Cariacica

  • As aulas terão início na próxima terça-feira, dia 8, sem esquema de revezamento e 100% presenciais. 
  • Os mesmos protocolos já adotados estão mantidos, com distanciamento e uso de máscaras. 
  • Além disso, todos os profissionais da Educação estão vacinados e o município já iniciou a vacinação nas crianças.

Rede privada

  • A maioria das escolas da rede privada do Estado já volta às aulas nesta semana, também 100% de forma presencial.

Sesi-ES

  • As aulas voltaram nesta terça (1) no Sesi. Todos os profissionais das unidades que terão contato direto com alunos estão sendo testados contra covid, segundo a instituição.

UP

  • Quarta-feira (2), voltam às aulas o ensino fundamental II e parte do ensino médio (1ª e 2ª séries). 
  • O 3º ano do ensino médio, volta na quinta-feira; e o pré-vestibular, na segunda, dia 7.

Darwin

  • Na escola, que retomou o período letivo nesta terça (1), as aulas serão presenciais, sem revezamento, utilizando as salas de acordo com a capacidade máxima permitida por lei. 

Escola Americana de Vitória

  • O calendário escolar do colégio prevê o retorno das aulas nesta terça (1), no modelo presencial, conforme encerrado o ano letivo de 2021. A instituição afirmou que não há nenhuma reavaliação nesse sentido.

Marista

  • Retomou as aulas na unidade de Vila Velha na semana passada. É medida a temperatura dos alunos, feita a fiscalização do uso de máscaras e há orientação para uso individual de garrafa d´agua.    

Fonte: Prefeituras e escolas citadas, e governo do Espírito Santo.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS