Atendimento psicológico e linha de crédito após chuva de granizo em Muniz Freire
Auxílio será dado a moradores de Muniz Freire, no Caparaó capixaba, que estão sofrendo com estragos causados por temporal
O município de Muniz Freire, no Caparaó capixaba, segue mobilizado para reduzir os estragos provocados pela tempestade de granizo que atingiu a cidade no último dia 4. Linha de crédito e atendimento psicológico estão sendo oferecidos para auxiliar as vítimas do temporal.
Segundo a prefeitura, 553 famílias foram impactadas, resultando em 481 pessoas desalojadas. No total, 1.394 moradores foram atingidos pelo temporal, que durou pouco mais de 30 minutos.
Centenas de casas tiveram os telhados arrancados pelos ventos, e prédios públicos também foram danificados. A Escola Municipal Professora Lia Therezinha Merçon Rocha, que está em reforma e atende 900 alunos, retomou as aulas de forma remota até o fim do ano.
Para dar suporte às famílias, a prefeitura distribuiu cerca de 13 mil telhas. “As avarias maiores foram no Centro, com telhados de casas arrancados, além de terraços de zinco com ferragens distorcidas pela força do vento. A escola não tem risco estrutural, mas, por questões de insalubridade, com mofo e infiltração, a prefeitura decidiu realizar as aulas remotamente”, explicou o secretário municipal de Governo, Diorgenes Ribeiro.
Na zona rural, o impacto foi significativo tanto nas estradas — já recuperadas — quanto na produção agrícola. Apenas na cafeicultura, o prejuízo estimado supera R$ 13 milhões, comprometendo toda a safra de 2026/2027.
A piscicultura local também registrou perdas após o rompimento de barragens, que encheram os poços de barro e provocaram a morte de peixes. A estimativa é de perda de cerca de 10 mil quilos, equivalente a aproximadamente R$ 96 mil.
Após reunião com bancos e cooperativas, instituições como Banestes, Banco do Brasil, Caixa, Sicredi, Sicoob e Cresol anunciaram condições especiais para financiamento, incluindo juros reduzidos, maior prazo para pagamento e carência, buscando acelerar a recuperação econômica do município.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários